Capital social MEI: o que é e o que colocar
Capital social MEI: o que é e o que colocarData de publicação 7 de outubro de 20249 minutos de leitura
Publicado em: 6 de junho de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
O mês de junho é marcado pela realização da festa junina, uma tradição que acontece em todos os estados brasileiros. Marcada por elementos e costumes típicos, a festa pode ser organizada em qualquer lugar, inclusive em casa. Confira tudo sobre festa junina neste artigo.
Leia também | Festa junina no Nordeste 2024: confira as opções
Apesar de ser uma celebração típica do Brasil, o Dia de São João é originário das antigas celebrações pagãs da Europa. A festa era realizada para comemorar o solstício do verão — que ocorre entre os dias 20 e 22 de junho no Hemisfério Norte — e honrar os deuses da colheita e da fertilidade.
Com o crescimento do cristianismo, a comemoração foi incorporada ao calendário cristão e associada a santos. A festa popular costuma comemorar os dias de Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).
Seguindo o costume popular, geralmente a decoração da festa junina traz elementos que remetem ao ambiente rural. É comum utilizar palha, tecidos xadrez, lampiões e espantalho. Se a festa for ao ar livre, pode até ter uma fogueira.
As ideias e tutoriais para fazer os itens de decoração podem ser facilmente encontrados no YouTube e no Pinterest.
O item de decoração mais marcante da festa junina são as bandeirinhas de papel.
Confira como fazer:
Dobre o papel ao meio e recorte.
Dobre o papel cortado novamente ao meio. Meça 8 centímetros e faça uma linha diagonal, que vá do meio para o final da folha. Corte.
Dobre aproximadamente 2 centímetros da base reta de cada bandeirinha para fazer uma aba.
Passe o barbante por dentro da aba e cole ou prenda com fita adesiva.
Pendure as bandeirinhas em locais estratégicos da festa. Elas podem ser colocadas na parede, em volta da mesa com as comidas ou nas portas.
Os balões costumavam ser acesos para avisar o início da festa junina, mas por terem um grande potencial de causar incêndios, o objeto passou a ser meramente decorativo.
Seguindo o tutorial:
Dobre as folhas de papel de seda ao meio. Depois, dobre-as novamente ao meio.
Utilizando o molde como guia e com a ajuda da régua, desenhe o formato triangular nos papéis de seda dobrados.
Recorte o desenho triangular. Ao todo, haverá 8 triângulos iguais.
Cole a base de um triângulo sobre a base de outro.
Repita o processo com os outros triângulos. Ao todo, haverá 4 pares de triângulos colados, que terão agora o formato de losango.
Separe dois losangos e dobre-os ao meio com a parte brilhante do papel para dentro.
Pegue um losango que não foi dobrado e passe cola em toda a margem do lado fosco do papel.
Cole a margem de um losango dobrado sobre a margem com cola do losango não dobrado. Repita o processo.
Pegue um pedaço de barbante e dê vários nós na ponta.
Posicione o pedaço de barbante com os nós na ponta mais longa do losango.
Passe cola em toda a margem do lado fosco do papel do losango que ainda não foi utilizado.
Cole este último losango em cima do outro que tem os losangos dobrados colados em cada metade. Certifique-se de cobrir o barbante com o losango, de modo que fique dentro do balão.
Espere secar e apare as laterais com a tesoura, se precisar.
Corte cerca de 2 centímetros da ponta oposta à que possui o barbante.
Abra a abertura cortada e use o secador de cabelo para inflar o balão.
Depois que o balão estiver "cheio", use a cola para fechar a abertura.
Os balões podem ser feitos de várias cores e podem ser pendurados no teto, perto de portas ou em um varal.
Dentro da tradição da festa junina, a fogueira era uma forma de proteção contra os maus espíritos. Depois que a comemoração foi absorvida pela igreja católica, o fogo passou a homenagear os santos juninos.
O modo de montagem da fogueira ensinado no vídeo acima possui os seguintes passos:
Caso deseje, desenhe com o lápis preto formas e ranhuras no EVA marrom para deixá-lo parecido com um tronco de madeira.
Recorte os 6 pedaços de 10 x 20 centímetros.
Enrole os pedaços de EVA para formar um tronco e cole a extremidade para preservar o formato.
Passe cola nas bordas laterais e cole um pedaço de EVA para tampar o tubo e ficar ainda mais parecido com um tronco de madeira.
Espere secar e recorte as bordas do pedaço usado para tampar o tubo.
Usando o pedaço de papelão como base, construa o suporte da fogueira. Comece colando um tronco de EVA em uma das laterais da base. Depois, cole outro tronco na lateral oposta.
Os outros dois troncos devem ser colados de forma a cobrir a ponta de cada tronco já colado, formando uma moldura para o papel usado como base.
Repita o processo até usar os 6 pedaços de tronco de EVA.
Enrole as luzes de Natal no cone de isopor ou tubo de papelão. Deixe um pouco do fio livre para ligar as luzes depois. Prenda com fita adesiva.
Enrole um pedaço de papel manteiga para cobrir as luzes e esconder os fios. Prenda com fita adesiva.
Embrulhe o cone com as luzes e o papel manteiga com celofane de modo que faça o formato da fogueira. Prenda com fita adesiva.
Posicione o fogo na base construída anteriormente. Ligue as luzes e acrescente mais papel celofane ao redor para dar volume, se necessário.
A festa junina é muito conhecida por sua culinária tradicional, que varia de acordo com a região do país. A maioria dos pratos são à base de milho, amendoim, coco e mandioca. As receitas costumam levar ingredientes simples e são fáceis de preparar.
Entre os pratos salgados, os mais comuns são:
● milho cozido;
● pipoca;
● caldo verde;
● cuscuz de milho;
● tapioca;
● baião de dois;
● pamonha;
● vatapá de frango.
Os doces mais famosos da festa são:
● paçoca de amendoim;
● pé-de-moleque;
● bolo de milho;
● canjica;
● curau de milho;
● arroz-doce;
● maçã do amor;
● quindim;
● beijinho;
● broa de milho;
● cocada;
● pipoca doce.
Na área de bebidas, as mais tradicionais são:
● suco de milho;
● quentão;
Ao preparar uma festa junina com amigos e/ou familiares, a dica é organizar o cardápio do evento e delegar para cada convidado levar um prato. Dessa maneira, uma pessoa não precisa ficar responsável por cozinhar tudo e fica mais econômico para todos.
Leia também | Como organizar uma festa junina em casa
As brincadeiras das festas juninas são executadas de maneiras simples, sendo apreciadas por adultos e crianças. Muitas podem ser adaptadas para espaços menores sem comprometer a diversão. Confira as atividades mais comuns e fáceis de realizar.
A brincadeira consiste em pescar peixinhos em um recipiente grande com água, areia ou serragem. Os peixinhos podem ser de plástico, madeira, papelão ou de outras maneiras. Ao conseguir pegar um deles, a pessoa ganha um brinde simples ou doce.
Os convidados escrevem em papel mensagens anônimas ou identificadas para seus interesses amorosos ou amigos por meio de um mensageiro. A atividade promove a interação entre as pessoas.
Para produzir a cartela, desenhe uma grade de 5 colunas e 5 linhas, ou mais. Escreva no topo de cada coluna uma letra da palavra "bingo". Abaixo de cada letra, coloque um número aleatório até completar a cartela.
Escreva os números usados nas cartelas em pedaços de papel. Recorte cada número, dobre-os e coloque em um recipiente ou saco. Uma alternativa é utilizar um aplicativo ou site de sorteio de números de bingo para não precisar recortar cada número.
Disponibilize canetas ou marcadores para os jogadores marcarem os números sorteados em suas cartelas. Quem completar uma sequência pré-estabelecida ou preencher toda a cartela ganha um prêmio.
Disponha cadeiras em um círculo, mas certifique-se de ter uma cadeira a menos em relação ao número de jogadores. Quando a música toca, os jogadores devem andar ao redor do círculo de cadeiras. Quando a música para, eles precisam se sentar rapidamente. Quem ficar sem cadeira está fora da brincadeira.
A cada rodada, retira-se uma cadeira até restar uma cadeira e dois jogadores. Quem sentar na última cadeira é o vencedor.
Similar à dança das cadeiras, essa brincadeira também envolve música. Os jogadores devem sentar em círculo e passar um chapéu entre si enquanto a música toca. Quando a música é pausada, a pessoa que estiver com o chapéu é eliminada. Ganha quem restar até o final.
Por muitos anos, a maquiagem para festas juninas se resumia ao blush rosado marcado nas bochechas e às sardas falsas. Como a forma de se maquiar evoluiu, algumas pessoas incorporam símbolos da festa em sua maquiagem.
Para as pessoas que preferem algo mais discreto, base, corretivo, pó, sombra, delineador, rímel e batom são produtos que garantem uma maquiagem bonita e elegante.
Para finalizar o look, é muito comum trançar os cabelos para as festas juninas. Para dar um toque especial, costuma-se usar fitas e laços.
Data de publicação 7 de outubro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 7 de outubro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 7 de outubro de 20249 minutos de leitura