Entrar

Frete CIF: entenda como funciona e quais são as vantagens

Empresas que trabalham com comércio internacional firmam contratos de transporte de mercadorias. Dois dos principais deles são o frete CIF e o frete FOB.


Autor: Fabiana Ramos

Publicado em 16 de dezembro de 2022

No comércio atual, as transações internacionais acontecem em grandes volumes diariamente. A maior parte do comércio mundial ocorre por meio de transporte marítimo, e dois dos principais contratos de transporte são o frete CIF e o FOB.  

O comércio entre países compreende diversas etapas. Além do custo do produto das mercadorias comercializadas, a remessa internacional envolve vários outros fatores, incluindo os próprios custos de remessa, custos de despacho e encaminhamento, custos de seguro etc.  

Em algum momento, os produtos importados enviados pelas fronteiras passam da propriedade do vendedor para a propriedade do comprador. Mas quem arca com os riscos e custos do produto em trânsito? 

O frete internacional, além de tudo, também está sujeito às perdas e danos que podem acontecer com as mercadorias durante o trajeto. Compradores e vendedores em todo o mundo negociam termos comerciais com relação a esses custos. Para esse fim, foram desenvolvidos termos de comércio internacional que estabelecem as responsabilidades de compradores e vendedores no caso de mercadorias embarcadas. 

Assista também | Negocie dívidas da sua empresa

O que é frete CIF?

CIF significa "custo, seguro e frete". Ao utilizar o frete CIF, o vendedor é responsável por providenciar e pagar pelo transporte, além de contratar um seguro para cobrir o frete. 

As responsabilidades do vendedor incluem frete, seguro da carga e quaisquer outros custos. Como esses custos são somados, os compradores geralmente os incluem no custo das mercadorias, tornando as coisas mais caras para todas as partes envolvidas. 

O comprador é responsável por pagar ao vendedor o preço acordado mais quaisquer impostos ou taxas aplicáveis. Assim que a remessa chega ao seu destino, o comprador toma posse dela.  

Os contratos CIF são geralmente usados para remessas de alto valor e de longa distância. Eles são normalmente mais caros do que o envio FOB, mas oferecem mais proteção contra perdas e danos à remessa. 

O que é o FOB?

Free on Board (FOB), abreviado como FOB, ou “livre a bordo” em português, é um contrato de embarque pelo qual o comprador assume a responsabilidade a partir do momento em que a mercadoria sai do porto de origem. O comprador é responsável por selecionar e pagar a empresa de frete, seguro da carga e outras despesas relacionadas. 

No contrato de frete FOB, uma vez que o produto é embarcado, a responsabilidade é transferida do vendedor para o comprador. 

Uma das principais vantagens do FOB é que ele é mais econômico que o CIF e outros acordos de transporte. A razão é que os compradores podem negociar seus preços. Se quiserem, também têm o direito de pegar atalhos, como dispensar algum seguro ou medidas protetivas. 

Por outro lado, os vendedores geralmente relutam em assumir esses riscos porque podem afetar a qualidade da experiência do cliente. 

O que é um contrato de transporte?

A obrigação de transporte determina que o comprador ou vendedor seja responsável pelos pedidos colocados em trânsito entre o transporte e a entrega.  

No transporte marítimo internacional, isso ocorre porque o frete geralmente passa por águas internacionais e está sujeito a diferentes regras e regulamentos. Documentar tudo de acordo com quem é responsável pelo quê ajudará a minimizar possíveis problemas. Por isso é tão importante determinar quem é responsável por qualquer dano potencial durante o transporte. 

Leia também | Não chegou? Saiba como rastrear cartão pelo Correio 

A diferença entre CIF e FOB

CIF e FOB têm mais semelhanças do que diferenças, mas a distinção mais crítica entre esses termos é quando a responsabilidade e o risco são transferidos do vendedor para o comprador. 

Com o CIF, o vendedor é responsável por todos os custos associados ao transporte da mercadoria até seu destino, incluindo seguro e frete. Na maioria dos casos de FOB, por outro lado, o comprador é responsável por esses custos. 

‍Qual é melhor, FOB ou CIF?

Então, qual opção é melhor: FOB ou CIF? 

Em última análise, não existe uma resposta única para todos; é essencial considerar cuidadosamente qual método é melhor para cada situação particular. 

No entanto, a maioria dos compradores opta pelo FOB, pois tende a ser mais acessível e fácil de gerenciar. Por outro lado, o CIF pode ser uma escolha melhor para vendedores bem relacionados e que estabeleceram relações com transportadoras, seguradoras e autoridades alfandegárias. 

Ao pesar os prós e os contras desses arranjos de remessa, é importante ter em mente que o objetivo final deve ser garantir que as mercadorias cheguem com segurança ao destino. Em última análise, isso dependerá de vários fatores, incluindo custos de transporte e estratégias de gerenciamento de riscos. Portanto, é preciso avaliá-los cuidadosamente ao tomar a decisão. 

Leia também | Fazer compras na internet: guia para comprar online com segurança 

Prós e contras

Para resumir, confira alguns prós e contras para facilitar a escolha do frete a ser contratado em uma relação comercial entre vendedor e comprador.  

Prós e contras do CIF

Escolher o CIF como um contrato de remessa tem prós e contras para compradores e vendedores. Vamos verificar e avaliar as vantagens e desvantagens do CIF.  

Prós  

• O vendedor tem mais controle. 

• O comprador tem menos responsabilidade. 

• O comprador tem uma experiência melhor. 

• É uma opção menos estressante para os compradores. 

• Pode dar aos vendedores uma vantagem sobre os concorrentes (devido à conveniência para os compradores). 

Contras 

• Mais responsabilidade do vendedor. 

• Os compradores têm menos controle sobre o custo de entrega. 

• Custos adicionais para os vendedores podem aumentar o custo das mercadorias. 

• Pode ser mais caro para todas as partes envolvidas. 

• Os vendedores assumem mais responsabilidades

Prós e contras do FOB

Os contratos FOB também têm vantagens e desvantagens. Vamos compará-las. 

Prós 

• O comprador tem mais controle. 

• Os compradores podem tomar decisões econômicas, se possível. 

• Menos custos para o vendedor. 

• Menos responsabilidade para o vendedor. 

Contras 

• O comprador tem mais responsabilidades

• Menos perfeito para os compradores do que o CIF. 

• O comprador tem mais despesas para assumir. 

Com as semelhanças e diferenças vistas entre o frete CIF e FOB, fica mais fácil verificar qual contrato se adéqua melhor às condições da empresa.