Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Limpa Nome Online
  3. Enel Parcelamento A Solucao Para Regularizar As Contas De Energia

Enel parcelamento: como regularizar as contas de energia da empresa

Saiba como utilizar o parcelamento da Enel, que ajuda a quitar dívidas de conta de luz com parcelas dentro do orçamento.

Atualizado em: 8 de novembro de 2023

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Enel

A energia elétrica é essencial para iluminar a casa, utilizar aparelhos eletrônicos, preparar alimentos e outras atividades. Assim, ter dívidas com empresas de energia traz diversas consequências negativas. Este artigo explica como utilizar o parcelamento da Enel para negociar dívidas de conta de luz com a empresa.

Enel parcelamento: como funciona

A Enel é uma das principais empresas de distribuição de energia elétrica do Brasil. Com o alto número de dívidas de conta de luz, a empresa oferece a possibilidade de parcelamento de dívidas. Esse serviço ajuda muito quem não conseguiu pagar a conta de luz em dia e acabou acumulando uma ou mais dívidas. 

O parcelamento pode ser feito de diversas formas, dependendo do valor da dívida e da situação financeira do consumidor. Por vezes também são feitas campanhas com boas condições de negociação entre cliente e empresa. 

Campanhas de parcelamento

A Enel constantemente lança campanhas para ajudar o consumidor a quitar as dívidas. Dependendo da época, é possível fazer o parcelamento diretamente com a Enel, que permite ao consumidor negociar um acordo para quitar a dívida em várias vezes (podendo ser em até 6, 12, 21 vezes). 

Há também os descontos oferecidos no valor total da dívida. 

Como realizar o parcelamento com a Enel

Para saber se existe alguma campanha em andamento ou como é feito o parcelamento com a Enel, é necessário acessar o site ou o aplicativo da companhia elétrica e vericar as condições oferecidas. 

Em São Paulo, as negociações podem ser feitas da seguinte forma: 

  1. 1 - Acesse a Agência Virtual: informe as credenciais de acesso (e-mail e senha previamente cadastrados). Se este for o primeiro acesso, basta registrar as informações pessoais. Para isso, tenha em mãos o número de cliente e o CPF do titular da conta. 

 

  1. 2 - Na lista de serviços disponíveis, escolha a opção de parcelamento. Essa opção pode ser encontrada na barra lateral esquerda da página. As condições de parcelamento estão disponíveis somente para consumidores com contas em atraso por mais de 90 dias (no caso de São Paulo)

 

  1. 3 - Selecione a alternativa que melhor se adéqua à sua situação financeira. É necessário pagar uma entrada mínima equivalente a 15% do valor total da dívida. O valor restante pode ser parcelado em até 7 vezes, com a aplicação de juros sobre o financiamento. 

No Ceará, o parcelamento também pode ser feito em até 8 vezes (entrada + 7) por meio do Portal de Negociação ou aplicativo:  

• Aplicativo Enel Ceará (iOS ou Android).  

• Pelo Portal de Negociação

Por que pagar a conta de luz sempre em dia?

A energia elétrica é um serviço que deve ser pago mensalmente. Caso contrário, a companhia elétrica pode suspender o fornecimento de energia, o que traz enormes transtornos para a rotina das pessoas, principalmente em relação à conservação de alimentos e à utilização de equipamentos essenciais, como chuveiro elétrico e ventilador ou ar-condicionado em dias de calor intenso. 

Além disso, a dívida com a companhia elétrica pode crescer rapidamente, pois juros e multas são acrescentados ao valor inicial da conta atrasada. Se o consumidor não conseguir quitar o débito, além da suspensão do serviço, a empresa pode recorrer a medidas como negativar o CPF nos órgãos de proteção ao crédito ou até mesmo acionar a justiça para cobrar a dívida. 

Negociação de dívidas de conta de luz no Feirão Serasa Limpa Nome 2023

O Feirão Serasa Limpa Nome é uma excelente oportunidade para quitar contas de luz atrasadas e outras dívidas com descontos imperdíveis.

Entre as novidades do Feirão estão novas parcerias com empresas do ramo de energia elétrica, como a própria Enel SP, Light (RJ) e outras.

Em São Paulo os consumidores poderão negociar dívidas da Enel de forma parcelada durante o Feirão.

Em Recife, será possível negociar dívidas com a Neoenergia (apenas nas tendas de atendimento), no Rio de Janeiro com a Light e em Salvador com a Neoenergia Coelba.

Confira tudo sobre o Feirão Serasa Limpa Nome na página oficial do evento

Como negociar dívidas online pelo Serasa Limpa Nome

  1. Baixe o aplicativo da Serasa  

    Faça o download do aplicativo da Serasa no celular (disponível para Android e iOS), digite seu CPF e preencha um breve cadastro. Ao acessar a plataforma, todas as informações financeiras do consumidor já aparecerão na tela. 

    Se preferir, acesse o site da Serasa e faça login com CPF e senha.

  2. Escolha a oferta.  

    Após selecionar a opção “Ver ofertas”, é possível verificar as condições oferecidas para pagamento com o desconto do Serasa Limpa Nome já aplicado. Basta clicar em uma das dívidas disponíveis e serão apresentadas as opções para renegociar cada débito. Para fazer um acordo, clique no campo “Negociar” de cada uma das ofertas.  

  3. Revise e finalize o acordo.

    Escolha a opção que desejar e a forma de pagamento de sua preferência. Caso seja boleto, você pode copiar o código, baixar ou solicitar o envio via WhatsApp. Se optar pelo Pix, selecione o dia para vencimento e a quantidade de parcelas desejada.

    Depois, confirme as informações, revisando todas as condições apresentadas, e clique em “Concluir acordo”. 

  4. Faça o pagamento do acordo. 

    Ao fechar seu acordo, é só realizar o pagamento de acordo com as condições definidas na etapa anterior. Para pagar com o Pix, clique em “Copiar chave Pix” e cole no aplicativo da instituição bancária para prosseguir. 

Organização financeira

O parcelamento da dívida com a Enel não é uma solução definitiva para o problema, mas uma forma de evitar o agravamento da a situação financeira do consumidor. Por isso, é fundamental organizar-se financeiramente para pagar as contas em dia e evitar dívidas com a companhia elétrica. 

Uma dívida pendente compromete parte do dinheiro que poderia ser destinado a outras necessidades, podendo gerar problemas financeiros no futuro. 

A negativação do nome leva a dificuldades de acesso a crédito. Por isso, o ideal é fazer um planejamento financeiro adequado e estabelecer um plano para quitá-las o mais rápido possível. 

Assista | Planilha de gastos: como fazer o seu controle financeiro

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 4.4 de 5

Artigos relacionados