Entrar

O que significa dívida negativada?

Quais as consequências e como resolver?

Um dos reflexos do desemprego, que está em 13,8% no Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é a inadimplência. Os dados da Serasa Experian confirmam: há cerca de 62 milhões de pessoas nesta situação. Pensando neste cenário, definimos aqui o que é dívida negativada, quais as suas consequências e como resolver as pendências.

É comum que, quando passamos por momentos de crise, as nossas finanças fujam do controle. Geralmente, vamos dar conta das coisas mais prioritárias primeiro, como comida e contas de consumo, itens básicos da sobrevivência. Depois, viriam as dívidas como empréstimos e cartões, por exemplo.

No entanto, a coisa complica quando deixamos chegar ao ponto de termos as dívidas negativadas. Se você está nesta situação, aqui vão algumas coisas que você precisa compreender!

O que é dívida negativada?

A definição de o que significa dívida negativada é bem simples. São aquelas contas não pagas que acabam inscritas nos birôs de crédito como a Serasa e o SPC. Isso significa que o seu nome e CPF estão negativados.

A negativação da sua dívida, no entanto, não acontece do dia para a noite. Geralmente, o credor envia avisos de que você está em débito e aponta um prazo para a regularização. No caso do não cumprimento do prazo, você terá as dívidas vencidas negativadas.

Dívidas negativadas e dívidas atrasadas

Pode acontecer uma confusão no entendimento do que é uma dívida negativada e uma dívida vencida. É importante compreender que as contas atrasadas são diferentes das dívidas negativadas.

Uma conta pode estar atrasada, mas não estar negativada ainda. Isso porque o seu débito só é negativado quando a empresa à qual você deve pede a inclusão do seu nome na lista de inadimplentes.

Portanto, aquela dívida que você deixou atrasar uns dias por algum motivo não está negativada. Isso só vai acontecer após o credor te comunicar.

Dívida negativada caduca?

As dívidas vencidas negativadas têm um prazo para caducar. Geralmente, são cinco anos. É depois desse período que o seu nome e CPF deixam de constar nos cadastros de devedores.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, cinco anos é o prazo em que uma dívida negativada caduca. As empresas devem retirar obrigatoriamente os inadimplentes desses bancos de dados. Depois desse período, seu nome volta a ficar limpo, mas as dívidas não somem. As empresas podem realizar cobranças judiciais.

Dívida negativada: como pagar?

A regularização das dívidas vencidas negativadas é o primeiro passo para ter o nome limpo novamente, assim como aumentar o score e, consequentemente, ter mais chances de obter crédito. No Serasa Limpa Nome, por exemplo, é possível conseguir boas negociações. São muitas empresas parceiras esperando fechar negócios.

Se você tem dívidas negativadas, o primeiro passo é tentar uma negociação à vista, pois assim é possível obter os melhores descontos. Caso não seja possível, parcele de acordo com o que você pode pagar.

Assim que você efetuar um acordo com o credor e realizar o pagamento, em cinco dias úteis, o seu nome estará limpo novamente. Isso vale tanto para pagamento à vista, quanto para a primeira parcela de um acordo.

Outra opção para quem acha mais vantajoso pagar à vista, mas não tem como, é pedir um empréstimo para negativado. Sim, é possível! Desta forma, você substitui uma dívida por outra. Vale a pena se a dívida original acumula altas taxas de juros e multas, como cartões de crédito e cheque especial, por exemplo.

O conteúdo foi útil para você? Então, veja mais em nosso canal no YouTube ou em nosso podcast Serasa Ensina.