O que significa dívida negativada?

Entenda como uma conta atrasada se transforma em uma inscrição no cadastro de inadimplentes.

Jovem casal preocupado com contas financeiras foto de ações

Atualizado em: 31 de julho de 2023

Autor: Serasa Ensina


Em junho de 2023, havia 71,45 milhões de pessoas com dívida negativada no país, de acordo com o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil, levantamento realizado pela Serasa.

É comum que, ao passar por momentos de crise, as finanças fujam do controle. Geralmente as despesas básicas viram prioridade, como comida e contas de consumo, que são itens básicos da sobrevivência. Depois é que vêm contas como empréstimos e cartões de crédito, por exemplo.

No entanto, contas em aberto podem se transformar em nome inscrito em cadastros de inadimplência, o que gera restrições financeiras. Para compreender o que significa dívida negativada, é importante entender o mecanismo, quais as consequências e como resolver essas pendências.

Leia também | Como negociar dívida pelo Desenrola Brasil, o programa do governo federal

O que é dívida negativada

Dívidas negativadas são aquelas contas em aberto que acabam inscritas nos cadastros de inadimplência de birôs de crédito, como a Serasa e o SPC Brasil. Significa que o nome e o CPF do consumidor estão negativados.

A negativação da dívida, no entanto, não acontece do dia para a noite. Geralmente o credor envia aviso de que existe o débito e aponta um prazo para a regularização. Se esse prazo não for cumprido, a dívida vencida poderá ficar negativada.

Estar negativado equivale a ficar “com o nome sujo na praça”. Essa expressão tem origem no hábito de antigos comerciantes que se reuniam em praças públicas para trocar informações sobre seus clientes e comunicar se pagavam as dívidas ou não.

O termo "nome sujo" ganhou popularidade entre os brasileiros é utilizado até hoje, mas, ainda que esteja presente na nossa cultura, a expressão é inadequada. O correto é dizer que o consumidor tem uma dívida em seu nome inscrita no cadastro de inadimplentes, ou negativada.

Leia também | 10 mitos e verdades sobre dívidas

Crefaz empréstimo

Dívidas negativadas e contas atrasadas

Pode acontecer uma confusão entre o que é uma dívida negativada e o que é uma conta atrasada (ou vencida). É importante compreender que são conceitos diferentes.

Toda negativação começa com uma conta em atraso, mas nem toda conta atrasada chega a ser negativada. Isso porque o débito só é negativado quando a empresa credora pede a inclusão do consumidor no cadastro de inadimplentes.

Dívida negativada caduca?

As negativações têm prazo de 5 anos. Depois desse período, nome e CPF deixam de constar nos cadastros de inadimplentes, mesmo que a dívida não tenha sido paga.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, depois de 5 anos as empresas devem retirar obrigatoriamente os inadimplentes desses bancos de dados. Mas é importante deixar claro: o que caduca é a negativação, as dívidas não deixam de existir. Elas continuam correndo e as empresas podem continuar a cobrar o cliente.

Assista | Os principais mitos sobre dívidas


Dívida negativada: como pagar

O melhor conselho para quem está negativado é: faça o possível para quitar as dívidas. A regularização é o primeiro passo para tirar o nome dos birôs de crédito, assim como para aumentar o Serasa Score e, consequentemente, ter mais chances de obter crédito.

No Serasa Limpa Nome, por exemplo, é possível fazer negociações com várias empresas parceiras. A primeira alternativa seria tentar uma negociação à vista, pois essa é a melhor forma de obter bons descontos. Caso não seja viável, parcele de acordo com o que é possível pagar por mês.

Assim que o acordo com o credor é efetuado e o pagamento é feito, em 5 dias úteis a dívida deixa de constar nos birôs de crédito. Isso vale tanto para pagamento à vista quanto para a primeira parcela de um acordo.

Outra opção para poder aproveitar o desconto de uma negociação à vista, mesmo sem ter dinheiro disponível, é pedir um empréstimo. Dessa forma, uma dívida é substituída por outra. Essa operação valerá a pena se o valor da nova dívida gerada pelo empréstimo for menor que a dívida original. Em geral os juros de cartão de crédito e cheque especial, por exemplo, são maiores que de um empréstimo pessoal.

Leia também | Manual do endividado: conheça os seus direitos

Como pagar uma dívida negativada na Serasa

O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas do país. A Serasa faz a intermediação entre devedores e credores, fazendo o papel de negociadora para mais de 30 empresas parceiras, entre elas lojas, bancos, financeiras e empresas de telefonia.

A vantagem de negociar pela Serasa é a oportunidade de conseguir descontos de até 90% do valor da dívida e poder fazer tudo sem sair de casa, pelo computador ou pelo celular. A negociação pode ser feita em apenas 3 minutos. Os boletos para o pagamento da dívida são gerados dentro da própria plataforma.

É possível negociar pelo site, aplicativo (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096. Veja o passo a passo para encontrar uma oferta e pagar uma dívida negativada:

  1. Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso

    O primeiro passo é criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados, um login de acesso será gerado para você consultar seu CPF e verificar dívidas ou contas em atraso.

  2. Selecione os acordos disponíveis

    As empresas com as quais você mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que você pode consultar já na tela inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar nela e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento.

  3. Pague o boleto

    Após pagar o boleto, logo você receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras.