Por que o Serasa Score é importante?

Quais os fatores levados em conta no cálculo do Serasa Score?

Publicado em: 5 de Maio de 2023


O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa que vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia. Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de conseguir crédito.

O score de crédito (não só o Serasa Score, mas também a pontuação de outros birôs de crédito) é um dos itens avaliados na concessão de empréstimos, financiamentos e cartões. Por isso é muito importante saber como ele funciona e, claro, como aumentá-lo.

Para ajudar, trazemos aqui as respostas das principais dúvidas sobre o Serasa Score!

1. Por que o Serasa Score é importante?

Ele é importante porque ajuda no processo de concessão de crédito e realização de negócios. A pontuação mais alta representa maior probabilidade de crédito, pois indica bons hábitos financeiros associados ao CPF. Geralmente são oferecidas também melhores taxas de juros e condições mais favoráveis de crédito para as faixas de pontuação mais altas.

2. A consulta ao próprio Serasa Score é gratuita?

Sim. Você não paga nada para consultar seu Serasa Score. Confira o passo a passo para verificar a pontuação.

  1. Clique em “Consultar CPF Grátis”.

  2. Digite seu CPF.

  3. Informe a senha. Caso não seja cadastrado, basta preencher o cadastro para acessar na mesma hora.

Pronto! Imediatamente seu Serasa Score será apresentado para você.

No aplicativo da Serasa, a pontuação aparecerá em destaque assim que você fizer o login também.

Leia também:

Como consultar o Score na Serasa

Consultar seu CPF na Serasa online e grátis!

Como consultar o CPF pelo nome?

O que é a Consulta que fazem na Serasa?

3. Quais empresas consultam o Serasa Score?

Diversas empresas consultam o Serasa Score antes de conceder crédito, serviços ou produtos que exigem pagamento posterior.

Entre elas estão instituições financeiras como bancos, financeiras e cooperativas de crédito, que utilizam essa pontuação como um dos critérios para conceder empréstimos e financiamentos. Além disso, empresas de cartões de crédito, telefonia, TV por assinatura e internet também podem consultar o Serasa Score antes de aprovar a contratação dos serviços.

Outras empresas que costumam consultar são as de varejo, como lojas de departamento, de e-commerce e concessionárias de veículos, que utilizam essa pontuação como um indicador de risco de inadimplência dos clientes que solicitam crédito para aquisição de produtos.

É importante ressaltar que a consulta ao Serasa Score não é o único critério utilizado pelas empresas na análise de crédito e concessão de produtos e serviços. Cada empresa pode adotar critérios próprios de avaliação de risco e, portanto, a pontuação do Score pode ter mais ou menos peso dependendo da política de crédito de cada instituição.

4. Posso consultar o Serasa Score de outras pessoas?

Não. Essa informação é um serviço da Serasa destinado apenas a auxiliar na análise de crédito. Ele está disponível para as empresas montarem o seu processo de tomada de decisão sobre negócios.

A pontuação é pessoal e intransferível. Cada consumidor pode verificar seu próprio Serasa Score de forma gratuita e quantas vezes quiser, sem que isso prejudique a pontuação.

O acesso indevido a essas informações pode gerar prejuízos para a pessoa, como a exposição de dados pessoais sensíveis, a violação de privacidade e a utilização dessas informações para fins fraudulentos.

5. Quais os fatores levados em conta no cálculo do Serasa Score?

O cálculo do Serasa Score é baseado em diversos fatores relacionados ao histórico de crédito do titular do CPF. Entre os principais fatores levados em conta, destacam-se:

  • ●     Histórico de pagamentos (Cadastro Positivo): esse é um dos principais fatores que influenciam a pontuação do Serasa Score. Atrasos e inadimplência nos pagamentos de contas podem reduzir a pontuação.
  • ●     Dívidas em aberto: quanto maior o número de dívidas não pagas, menor será a pontuação do Serasa Score.
  • ●     Tempo de atraso: o tempo de atraso no pagamento de dívidas também é levado em conta. Atrasos mais prolongados podem reduzir a pontuação do Score.
  • ●     Consultas ao CPF: o número de consultas ao CPF em um curto período também pode afetar a pontuação do Serasa Score. Muitas consultas simultâneas podem ser interpretadas como sinal de risco de crédito.
  • ●     Histórico de crédito: o histórico de crédito do titular do CPF, incluindo informações como datas de abertura e fechamento de contas, o tempo de relacionamento com o mercado de crédito, também é considerado no cálculo do Score.


Esses são alguns dos principais fatores que influenciam a pontuação do Serasa Score. Vale lembrar que cada empresa pode adotar critérios próprios para avaliação de risco.

6. Como aumentar o Serasa Score?

A pontuação é dinâmica, calculada no momento da consulta considerando as informações disponíveis na base de dados da Serasa. Algumas dicas para aumentar a pontuação:

  • ●     Limpe seu nome, caso tenha dívidas negativadas.
  • ●     Pague as contas em dia.
  • ●     Busque crédito com moderação, apenas quando realmente necessário.
  • ●     Mantenha seus dados cadastrais atualizados na Serasa.
  • ●     Construa um histórico de crédito positivo ao manter o Cadastro Positivo ativo.


Uma pontuação mais alta no Serasa Score pode ajudá-lo a obter crédito no mercado, mas lembre-se de que a decisão de conceder ou não o crédito é sempre da empresa financeira. A Serasa não interfere nessa decisão.

CPF na nota aumenta Score?

7. O Cadastro Positivo pode ajudar a aumentar a pontuação?

Sim! O Serasa Score considera os dados positivos do consumidor que está com o Cadastro Positivo ativo. Ele reúne todo seu histórico de crédito e não só as contas que você deixou de pagar:

  • ●     financiamentos;
  • ●     cartões de crédito;
  • ●     empréstimos com bancos e com o comércio;
  • ●     outras contas que você paga todos os meses.


Ele permite que as empresas que concedem crédito façam uma avaliação individual e mais precisa do seu histórico de crédito.

8. Pagar tudo à vista aumenta o Score?

Não, pagar tudo à vista não tem impacto na pontuação. O que influencia é pagar as contas e não ter dívidas em aberto.

Pagar tudo à vista não é necessariamente melhor que pagar com parcelas, desde que os pagamentos sejam feitos em dia e sem atrasos.

9. Posso pagar para aumentar o Score?

Não. A pontuação de crédito é reflexo do comportamento financeiro. Não confie em empresas que mandam e-mails ou oferecem produtos que prometem aumentar o Score. A única maneira de fazer isso é seguindo nossas dicas para melhorar a pontuação.

Serasa Score

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa que vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia. Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de conseguir crédito.

Quer saber tudo (tudo mesmo!) sobre o Serasa Score? Baixe o Guia do Serasa Score, conteúdo gratuito e exclusivo da Serasa que tira todas as dúvidas sobre o assunto.

 

Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo:

  • ●     Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site.
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.

Serasa Score

Quer saber tudo (tudo mesmo!) sobre o Serasa Score? Baixe o Guia do Serasa Score, conteúdo gratuito e exclusivo da Serasa que tira todas as dúvidas sobre o assunto.