Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Mentiras Sobre A Serasa

11 maiores mentiras sobre a Serasa que circulam por aí

Existem diversas mentiras sobre a Serasa que circulam e que devem ser esclarecidas. Conhecer a verdade dos fatos é essencial para a vida financeira.

Atualizado em: 28 de setembro de 2023

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Aplicativo serasa na tela do celular na mão de uma pessoa.

Não é novidade que ScoreCadastro Positivo, dívidas e boletos são assuntos que geram muitas dúvidas. É natural que as pessoas queiram entender melhor tudo que envolve suas finanças, e a desinformação é um obstáculo para isso. Por isso, este artigo esclarece 11 mentiras sobre a Serasa que são disseminadas pela internet.

Essa rede de desinformação pode ter objetivo de cometer fraudes, evitar o pagamento de dívidas ou simplesmente existe porque alguém ouviu uma informação incorreta e a repassou sem verificar a veracidade.

11 mentiras sobre a Serasa


MENTIRA 1 – “A Serasa negativa meu nome”

Esse é um grande mal-entendido que costuma ser disseminado. A Serasa não negativa as pessoas. A empresa é um birô de crédito que recebe informações das empresas sobre:

  • ●     dívidas vencidas e não pagas;
  • ●     cheques sem fundos;
  • ●     protestos de títulos;
  • ●     outros registros públicos e oficiais.


Essas informações, portanto, são fornecidas pelas próprias empresas. O papel da Serasa é coletar esses dados enviados por lojas, bancos e instituições financeiras, com o propósito de oferecer suporte às operações comerciais.

Leia também | O que é e como funciona a Serasa?

MENTIRA 2 – “Serasa é do governo”

Ao contrário do que muita gente pensa, a Serasa não tem nada a ver com o governo. A Serasa é uma unidade da Serasa Experian e tem como propósito revolucionar o acesso ao crédito no Brasil.

Para isso, oferece um ecossistema completo voltado à melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais que permitem que o consumidor consulte sua pontuação de crédito (Serasa Score), negocie suas dívidas (Serasa Limpa Nome), solicite empréstimo e cartões de crédito (Serasa Crédito), monitore seus dados (Serasa Premium) e mantenha sua própria carteira digital para pagamento de todo tipo de contas e contratação de serviços. Tudo isso de forma simples e acessível via aplicativo ou site.

Assista | Não negocie na Serasa antes de saber disso

MENTIRA 3 – “Não preciso pagar dívida que caducou”

Também se trata de má interpretação. Segundo a lei, após 5 anos a dívida deixa de aparecer nos birôs de crédito, como a Serasa, mas isso não significa que ela deixa de existir e que o consumidor não precisa pagar.

Na empresa para a qual o consumidor deve, o registro da dívida continuará existindo. Caso não seja feito o pagamento, a situação pode prejudicar o relacionamento do consumidor com a instituição, afetando negativamente novos negócios.

Em tais situações, é recomendável buscar um acordo no Serasa Limpa Nome, que pode facilitar essa renegociação com descontos de até 90%.

MENTIRA 4 – “CPF na nota fiscal aumenta o Serasa Score”

A inclusão do CPF na nota fiscal não faz parte das informações usadas para fazer o cálculo do Serasa Score. Logo, se o consumidor coloca ou não o CPF na sua nota, não afetará a pontuação de crédito. Ainda assim, essa é uma prática recomendável, que em alguns lugares pode render descontos, premiações e dinheiro de volta.

Para saber outras formas de aumentar a pontuação de crédito da Serasa, confira o Manual do Serasa Score.

MENTIRA 5 – “Atraso de um dia já negativa o nome”

Isso não acontece. Antes de as empresas incluírem o nome de alguém nos cadastros de inadimplentes, é preciso que a pessoa seja notificada. Depois disso, ela terá um prazo para quitar a pendência antes de ter o nome negativado. Além disso, as empresas costumam buscar outras formas de cobrança antes da negativação imediata de uma dívida.

MENTIRA 6 – “Não consigo nenhum crédito com Score baixo”

Não é verdade! Conseguir crédito com Score baixo é mais difícil, mas não impossível. Melhorar a pontuação pode ajudar a ter melhores condições de crédito no mercado, mas a decisão de conceder ou não o crédito é sempre da empresa credora.

A Serasa não interfere nessa decisão, cada empresa tem seus próprios critérios e políticas para fazer negócios.

Leia também | 12 dicas para aumentar o Serasa Score

MENTIRA 7 – “O Cadastro Positivo não traz nenhuma vantagem”

Essa mentira também tem a ver com falta de informação. Na verdade, o Cadastro Positivo traz para o consumidor a possibilidade de melhorar o Serasa Score e ter mais oportunidade de crédito. Com o Cadastro Positivo ativo, não são apenas as informações negativas que entram no cálculo do Score, mas também os pagamentos em dia.

As informações do Cadastro Positivo podem impactar em até 55% do Serasa Score, então ele é fundamental para alcançar a faixa mais alta da pontuação.

MENTIRA 8 – “O Cadastro Positivo desprotege meus dados”

O Cadastro Positivo é totalmente seguro. As informações contidas nele só podem ser usadas para análise de crédito e de negócios. Os dados não podem ser usados para marketing e nenhuma outra atividade. Ele está plenamente de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

MENTIRA 9 – “É possível aumente o Score imediatamente mediante pagamento”

Essa é uma mentira normalmente usada para cometer fraudes. Pagar as contas em dia e regularizar as dívidas tendem a aumentar o Serasa Score sim, mas esse é um processo contínuo, não existe aumento automático e imediato do Score.

Existem empresas que oferecem “serviços” de aumento do Score mediante pagamento, mas isso é fraude! Todas as informações confiáveis sobre o Serasa Score estão nos canais oficiais da Serasa.

MENTIRA 10 – “A Serasa liga para cobrar as pessoas”

A Serasa não faz ligações para cobrar dívidas. A responsável pela cobrança é sempre a empresa detentora da dívida, não a Serasa. Para sanar qualquer dúvida sobre a dívida, entre em contato com a empresa credora.

MENTIRA 11 – “Quem ganha mais tem Score mais alto”

O Serasa Score não tem a ver com renda, e sim com o histórico e o momento financeiro de cada um. Uma pessoa com renda mais baixa mas que paga as contas em dia e construiu um histórico de crédito positivo provavelmente vai ter um Serasa Score maior que outra pessoa com renda maior e dívidas negativadas, por exemplo.

Agora que você já sabe que nada disso é verdade, é hora de contar para os amigos e familiares a informação certa, combinado?

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 4.21 de 5

Artigos relacionados