Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Meu Score

“Por que meu Score não aumenta?”. Confira 5 razões

A pontuação de crédito é baseada no momento e no histórico financeiro do consumidor. Conheça 5 fatores que podem deixar o Serasa Score baixo.

Publicado em: 5 de setembro de 2023

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Um telefone celular com a logo da empresa brasileira Serasa e um cofrinho sobre um sofá azul.

O consumidor que tem interesse em contratar empréstimos a juros mais baixos que a média no mercado, ter um bom limite de cartão de crédito ou acesso a um financiamento costuma estar atento ao Serasa Score. E, apesar do desejo de ver a pontuação crescer, às vezes se questiona: “por que meu Score não aumenta”?.

Apesar de a pontuação baixa ser frustrante para quem acompanha, o Serasa Score é calculado por inteligência artificial, que usa métricas definidas. Ou seja, há uma lógica para esse valor. Entender o que pode estar mantendo o Score mais baixo pode ajudar a adotar melhores hábitos financeiros.

Assista | Score versão 3.0: o que muda na pontuação?

“Por que meu Score não aumenta?”

O Serasa Score é a pontuação que vai de 0 a 1000 e indica ao mercado as chances de uma pessoa pagar as contas em dia nos próximos meses. Ele varia conforme o histórico e os hábitos financeiros, por isso manter uma vida financeira saudável é tão importante para ter um bom Score.

A pontuação é dividida em 4 faixas, que indicam as probabilidades de obter crédito: muito baixa (0 a 300), baixa (301 a 500), boa (501 a 700) e excelente (701 a 1000). A pontuação baixa talvez tenha relação com um ou mais dos 5 fatores a seguir:

  1. Pagamentos atrasados

    O compromisso com crédito tem um peso de 55% no cálculo do Serasa Score. São considerados os hábitos de pagamentos de contas como cartão de crédito, contratos de telefonia, empréstimos e parcelamentos em lojas.

    Logo depois de uma conta atrasar, o credor já pode pedir a inscrição do CPF do consumidor nos cadastros de inadimplentes, como da Serasa. E mesmo que haja apenas um pagamento em atraso posterior, a negativação já pode causar redução no Score.

    Ao quitar a dívida, a tendência é que o Score aumente, mas isso pode não acontece de forma rápida.

     

  2. Pouco histórico de pagamento

    O Serasa Score é baseado no histórico de pagamentos. Portanto, quem tem um relacionamento recente com o mercado poderá levar um tempo para fortalecer esse histórico. É o que acontece com jovens a partir dos 18 anos, por exemplo. Mesmo que não tenham nenhuma dívida, por algum tempo poderão ter um Score baixo ou médio porque o histórico ainda precisará ser construído.

    O importante nesse caso é manter os bons hábitos financeiras para que a pontuação aumente com o tempo.

     

  3. Novos empréstimos e cartões de crédito

    Logo que novos serviços de crédito são contratados, é comum que o Score fique mais baixo por um tempo. Os contratos indicam que uma parte da renda agora está comprometida e isso reduz a capacidade de honrar novos pagamentos.

     

  4. Muitas solicitações de crédito

    Muitas simulações de novos cartões de crédito ou empréstimos em um curto espaço de tempo pode baixar a pontuação em até 6%. O sistema interpreta que o excesso de solicitações pode significar que o usuário precisa de dinheiro com urgência e terá mais dificuldade de cumprir com os novos compromissos financeiros.


  5. Inscrição incorreta de inadimplência

    Embora seja uma situação rara, pode acontecer de o credor pedir a inscrição de uma dívida nos cadastros de inadimplentes por equívoco ou de não solicitar a retirada após a quitação da dívida.

    Por isso é importante consultar com frequência a situação do seu CPF. Se identificar alguma dívida indevida no seu nome, entre em contato com o credor para resolver a questão.

    Leia mais | Veja o guia oficial do Serasa Score

Serasa Score: chegou a versão 3.0


A Conexão Bancária pode ajudar a construir sua pontuação de crédito

Uma das possibilidades para aumentar o Score é aderir à Conexão Bancária, funcionalidade da Serasa. Funciona assim: o usuário permite que a Serasa tenha acesso a informações da conta bancária, como dados cadastrais e histórico de transações.

Esses dados funcionam como informações extras para calcular o Serasa Score. Por isso, se eles revelarem bons comportamentos financeiros, poderão ser positivos para o cálculo da pontuação. Para liberar o acesso, é preciso dar a permissão para a funcionalidade no site da Serasa. O processo é feito dentro de um ambiente virtual seguro, e a Serasa acessar a conta em modo leitura. Não pode, portanto, realizar qualquer transação.

É importante lembrar que o aumento do Serasa Score não é garantido para quem tem o Conexão Bancária. Entretanto, o acesso aos dados nunca será responsável por reduzir a pontuação.

E atenção: há muitos golpes sugerindo que é possível pagar para ter um Serasa Score mais alto. A Serasa nunca pedirá pagamentos para aumentar a pontuação, que é sempre resultado do histórico e do momento financeiro do consumidor.

Leia mais | Por que meu Score baixou do nada? Entenda as variações

Conheça seu Serasa Score

A consulta ao Serasa Score é um serviço gratuito e pode ser feito quantas vezes desejar. É aconselhável acompanhar a própria pontuação com regularidade para ter uma referência de como será avaliado pelo mercado.

Confira o passo a passo:

  • ●     Baixe o app da Serasa (iOS e Android) ou acesse o site.
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados