Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Por Que Meu Score Baixou Do Nada Entenda As Variacoes Do Score

Por que meu Score baixou na Serasa?

Entenda como funciona a pontuação de crédito e saiba quais hábitos financeiros podem reduzir o Score.

Atualizado em: 8 de janeiro de 2025

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 13 minutos

Texto de: Time Serasa

Um homem segurando um telefone celular com a logo da empresa brasileira Serasa.

Por que meu Score baixou? Quem já fez essa pergunta ao consultar a pontuação de crédito deve saber que o Serasa Score não oscila sem motivos, tanto para cima quanto para baixo.

Entenda a seguir como o Score é calculado e os critérios utilizados pela Serasa para chegar ao cálculo final. Dessa forma, é possível adotar comportamentos que podem melhorar a pontuação.

Assista | Como negociar dívida com banco

Por que o Score baixa do nada?

Afinal, por que meu Score baixou do nada? A percepção de que o Serasa Score baixa “do nada” é comum entre as pessoas, por isso é importante saber como realmente funciona o cálculo e entender os fatores considerados para chegar à pontuação de cada CPF.

Outra informação importante é que a decisão de aprovar crédito não tem qualquer interferência da Serasa, ela é tomada apenas pela instituição financeira. A Serasa não tem interesse em reduzir o Score de ninguém. Com a metodologia e o uso da inteligência artificial, a pontuação se regula automaticamente.

Novo Score Serasa

Ainda mais justo, mais completo e mais conectado com a sua vida financeira.

Clique aqui e saiba mais!

homem segurando dois cartões de crédito junto ao rosto. Mais de 4 milhões de cartões de crédito emitidos. O próximo pode ser o seu.

Como funciona o Serasa Score?

O Serasa Score é uma pontuação de crédito que reflete o momento e o histórico financeiro das pessoas. Quem está com as finanças desorganizadas, com dívidas por exemplo, tente a ter um Score mais baixo. Esse movimento é dinâmico, ou seja, a pontuação pode mudar conforme o momento financeiro de cada um.

O Score é uma ferramenta importante para as instituições que concedem crédito. Quando um cliente solicita um cartão, simula um financiamento ou recorre a serviços de crédito em geral, normalmente seu perfil será analisado pelas instituições.

As empresas precisam entender qual o risco que correm em todas as operações de crédito. Por isso, elas verificam em qual faixa de Score o consumidor está (em uma pontuação que vai de 0 a 1.000). Os pontos indicam as chances de a pessoa pagar as contas em dia nos próximos meses.

Quais os critérios utilizados no cálculo do Serasa Score?

O Serasa Score é calculado de forma automática, por inteligência virtual, usando critérios divididos em seis categorias. Cada fator tem um peso diferente para determinar a pontuação.

Esse cálculo considera informações positivas e negativas do histórico do consumidor. Dívidas negativadas, por exemplo, reduzem a pontuação, mas estabelecer um bom histórico de pagamentos de crédito, cumprindo com os compromissos sempre em dia, tende a aumentar o Serasa Score.

Assista | Score versão 3.0: o que muda na pontuação?

Como o Serasa Score é calculado?

  • Para chegar à pontuação de 0 a 1.000, são considerados seis fatores, com pesos diferentes:

  • ●     Pagamentos (29%) – informações sobre hábitos de pagamento de faturas como as de cartão de crédito, financiamentos, empréstimos, parcelamento em lojas e contas de consumo.
  • ●     Experiência no mercado (24%) – é proporcional ao tempo de relacionamento com bancos, instituições de crédito e empresas.
  • ●     Dívidas e pendências (21%) – são as dívidas ainda ativas, inscritas no cadastro de inadimplência da Serasa, e outras pendências como cheques sem fundo.
  • ●     Busca por crédito (12%) – considera as consultas ao CPF do consumidor feitas por empresas que concedem crédito.
  • ●     Informações cadastrais (8%) – dados atualizados no cadastro da Serasa e participação em empresas.
  • ●     Contratos (6%) – contratos de crédito ativos.

É normal a pontuação ficar oscilando?

Sim, a oscilação é normal e esperada. Nossa vida financeira não é fixa. Às vezes solicitamos empréstimo, às vezes usamos mais o cartão de crédito, dívidas podem aparecer e por aí vai. O Serasa Score, como reflexo dela, também não é fixo. É por isso que ele pode oscilar para mais ou para menos.

Não é necessário se preocupar se o seu Serasa Score caiu alguns pontos. O mercado de crédito considera variações de até 100 pontos como pequenas. O que mais pode impactar as decisões de crédito é a faixa de risco de inadimplência, nem tanto a pontuação em si. Por isso, mais importante que se preocupar com as oscilações é entender as faixas de classificação e tentar ficar na mais alta possível.

Faixas de classificação do Serasa Score


PontuaçãoClassificaçãoO que indica
0 a 300 Muito baixo Grande probabilidade de inadimplência
301 a 500 Baixo Considerável probabilidade de inadimplência
501 a 700 Bom Baixa probabilidade de inadimplência
701 a 1000ExcelenteMuito baixa probabilidade de inadimplência

Por que meu score baixou na Serasa?

Além dos fatores que influenciam negativamente o Score, alguns consumidores podem notar alteração na pontuação (para mais ou para menos) depois de janeiro de 2025. Isso porque nessa data o cálculo do Serasa Score passou por uma atualização, que o deixou ainda mais preciso, com foco maior para hábitos de pagamentos e experiência com o mercado.

Nesta transição, é natural que algumas pontuações sofram mudanças na adaptação ao novo modelo.

Por que meu score está baixo se não tenho dívidas?

Como vimos acima, as dívidas não são o único critério considerado. Por exemplo: uma renegociação de dívida negativada já pode ser suficiente para o Score melhorar alguns pontos. Entretanto, a pontuação pode baixar logo depois devido a uma contratação de um empréstimo, por exemplo.

Pago minhas contas em dia e meu Score baixou mesmo assim. Por quê?

Pagar as contas em dia é muito importante sempre. Significa que a vida financeira está organizada e os pagamentos são honrados. É o que o mercado chama de “bom pagador”. Ainda assim, pagar as contas sem atraso não é o único fator utilizado no cálculo do Score, conforme vimos. É apenas um dos critérios considerados para chegar à pontuação.

Como parar de baixar e melhorar o Score?

  1. Renegocie e quite as dívidas  

    O primeiro passo é negociar as dívidas negativadas com os credores e pagá-las. Sem isso, não é possível mudar o jeito que o mercado analisa o cadastro do consumidor. Uma maneira fácil e rápida de negociar dívidas é pela plataforma Serasa Limpa Nome. Nela é possível encontrar ofertas com até 90% de desconto.

    Ao pagar uma dívida no Pix pelo Serasa Limpa Nome, o Score aumenta em tempo real.

     

  2. Organize as finanças e pague as contas em dia  

    O blog da Serasa traz várias dicas simples para organizar as finanças. Assim, fica mais fácil fazer o dinheiro chegar até o fim do mês e pagar as contas antes do vencimento. As informações de pagamento em dia aparecem no Cadastro Positivo, e este histórico tem um peso de 29% no cálculo. 

    Para quem tem dificuldade em lembrar do dia de vencimento das contas, a dica é agendar o pagamento no aplicativo do banco ou usar ferramentas como a função Minhas Contas, disponível na Carteira Digital Serasa, que emite alertas de vencimento dos boletos. O débito automático também ajuda a evitar atrasos por esquecimento.


  3. Atualize os dados na Serasa 

    Mantenha os dados pessoais atualizados na Serasa. Quanto mais exatas as informações básicas, como endereço e telefone, mais confiável será o cadastro de consumidor. Lembre-se de atualizá-las sempre que forem alteradas.

     

  4. Busque crédito com cautela e responsabilidade  

    Fazer muitas solicitações de crédito (como cartões ou empréstimos) em pouco tempo pode prejudicar o Score. O mercado tende a interpretar esse movimento como uma necessidade urgente de crédito.

    De três a quatro consultas em um período de seis meses já pode ter um impacto negativo na pontuação. Pelo Serasa Crédito, porém, é possível simular gratuitamente as opções de crédito sem redução do Serasa Score.


  5. Desenvolva um relacionamento com o mercado 

    A tendência do Score é aumentar conforme se consolida o tempo de relacionamento do consumidor com o mercado de crédito. É por isso que pessoas jovens têm mais dificuldade em alcançar uma pontuação alta no começo da vida adulta.

    São consideradas as datas de início das primeiras consultas de bancos e seguradoras ao CPF, além dos primeiros contratos de telefonia e cartão de crédito, por exemplo.

Dica extra: ative a Conexão Bancária

Outra forma de aumentar as chances de melhorar a pontuação é ativar a Conexão Bancária na plataforma da Serasa. Com a funcionalidade, o consumidor autoriza o compartilhamento de suas informações bancárias com a Serasa.

Ao permitir a conexão, o Serasa Score passa a analisar os seguintes dados de conta do consumidor: 


  • ● extrato da conta corrente; 
  • ● salário e/ou renda; 
  • ● histórico e limite do cartão de crédito; 
  • ● financiamentos; 
  • ● outros serviços contratados. 

 

Ao autorizar a Conexão Bancária, a Serasa pode entender melhor como o consumidor lida com o dinheiro, resultando em uma avaliação mais precisa e que pode impactar positivamente o Score (nunca negativamente).

Consulte seu Serasa Score

A pontuação de crédito é um bom parâmetro para entender como está a vida financeira de cada um. A consulta ao Serasa Score é gratuita e pode ser feita sempre que você desejar.

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que reflete o histórico e o momento financeiro do consumidor. A pontuação vai de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de conseguir crédito. Quanto mais alta a pontuação, maior a facilidade de conseguir um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito. 

  • Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo: 

  • ●     Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 
  • ●     Faça o login com CPF e senha.  
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela. 
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados