Entrar

Por que meu score baixou do nada? Entenda as variações do score

Por que meu score baixou do nada? Entenda como funciona a pontuação de crédito da Serasa e suas variações.

Foto elaine ortiz
Publicado em: 30 de novembro de 2021.

Por que meu score baixou do nada? Você já fez essa pergunta ao se deparar com sua pontuação de crédito? Antes de mais nada, saiba que seu score não oscila sem motivos, tanto para cima quanto para baixo.

Neste conteúdo, a gente explica como o score é calculado e quais são os critérios utilizados pela Serasa para chegar à pontuação final. Quer saber mais? Continue a leitura!

Por que meu score baixou do nada?

“Meu score baixou do nada!”. “Por que meu score baixou?”. Todos os dias muitas pessoas procuram a Serasa com essas dúvidas. No blog do Serasa Score é possível encontrar uma série de conteúdos sobre essas e outras questões. Outra forma de ficar bem informado é consultar o Manual do Score, o guia oficial, único e definitivo da Serasa com todas as informações que você precisa saber sobre sua pontuação de crédito. Mas vamos falar um pouco mais sobre esse assunto por aqui também.

A percepção de que o score baixa do nada é muito comum entre as pessoas e ocorre por falta de conhecimento sobre o como funciona o cálculo dessa pontuação de crédito. Por isso, hoje

vamos esclarecer, de uma vez por todas, como o score é calculado e você vai ver que não é “do nada” que um score diminui.

Como funciona o score? Como o score é calculado?

O score é uma pontuação de crédito que funciona como um reflexo do seu comportamento financeiro: se você estiver com as finanças desorganizadas, provavelmente seu score estará mais baixo; mas, se estiver com as contas em dia, seu score poderá ficar mais alto. E este movimento é constante e dinâmico.

O score é uma ferramenta importante para as instituições que concedem crédito, justamente por funcionar como espelho da vida financeira das pessoas. Assim, sempre que você solicitar um cartão de crédito, tentar um financiamento ou recorrer a serviços de crédito em geral, seu perfil será analisado profundamente pelas instituições.

É uma forma de proteção. As empresas querem entender se você é um bom pagador e qual o risco que correm ao emprestar dinheiro para você. Por isso, sempre que essas instituições pesquisam seu score para decidirem se aprovarão crédito para você e qual taxa de juros aplicarão no seu contrato, elas vão verificar em qual faixa de score você está (em uma pontuação de crédito que vai de 0 a 1000). Essa pontuação indica quais são as chances de você pagar suas contas em dia nos próximos meses.

São quatro as faixas do Serasa Score 2.0:

  • de 1000 a 701: muito bom (verde)

  • de 700 a 501: bom (amarelo

  • de 500 a 301: regular (laranja)

  • de 300 a 0: baixo (vermelho)

Mas quais são os critérios utilizados para encaixar seu perfil em uma dessas faixas?

O Serasa Score 2.0, que é versão mais atual do score da Serasa, é calculado usando critérios que são divididos em algumas categorias. Cada categoria tem uma importância, um peso para determinar a sua pontuação.

Esse cálculo considera informações positivas e negativas em seu histórico. Dívidas negativadas, por exemplo, reduzem a sua pontuação; mas estabelecer um bom histórico de pagamentos de crédito, cumprindo seus compromissos sempre em dia, aumenta o seu Serasa Score 2.0.

Veja o que compõe seu Serasa Score 2.0 hoje:

  • Pagamento de crédito: 43,6%;

  • Consulta para serviço e crédito/comportamento de consultas: 19,3%;

  • Histórico de dívidas: 13,7%;

  • Tempo de uso do crédito: 10,1%;

  • Crédito contratado: 7,9%;

  • Pagamento de dívidas: 5,5%.

Cada uma dessas categorias impacta o seu score e é por isso que você percebe algumas variações na sua pontuação de crédito para mais ou para menos quando pesquisa sua pontuação. Isso ocorre porque o Serasa Score 2.0 é dinâmico e muda conforme a evolução do seu comportamento financeiro.

Por exemplo: se neste mês você pagou a fatura do seu cartão de crédito em dia ou renegociou uma dívida, isso já pode ser suficiente para fazer seu score aumentar alguns pontos.

Entendeu por que falamos que a pontuação é um reflexo da sua vida financeira? É por isso que o score é tão utilizado pelo mercado, já que por ele é possível entender como você se relaciona com o dinheiro de forma atualizada e fazer uma análise mais assertiva e mais justa do seu perfil. E assim, quanto maior for o seu Serasa Score 2.0, maior será a probabilidade de você estar com a vida financeira em ordem e honrar com seus pagamentos.

Leia também | Entenda o que é risco de crédito e por que ele deve ser calculado

Mas eu pago minhas contas em dia e meu score baixou mesmo assim. Por quê?

Pagar as contas em dia é muito importante. Sempre! Significa que sua vida financeira está organizada, que você está conseguindo honrar seus pagamentos, que você é ou está se tornando o que o mercado chama de bom pagador.

Mas, ainda assim, pagar as contas em dia não é o único fator utilizado no cálculo do score, conforme explicamos mais acima. É apenas um dos critérios considerados para chegar à sua pontuação.

Talvez mesmo pagando suas contas em dia você tenha outros tipos de comportamento que estão fazendo seu score diminuir. Quer um exemplo? Se você simula empréstimo e cartão de crédito com muita frequência, o mercado entende que você está em uma busca desesperada por crédito ou que pode estar endividado, e isso vai refletir no seu score.

Mas não é necessário ficar preocupado se você notar que o seu score caiu alguns pontos. O mercado de crédito considera variações de até 100 pontos como pequenas. E a verdade é que o que mais pode impactar as decisões de crédito é a faixa de risco em que você está no momento, e não a pontuação, em si. Por isso, mais importante do que se preocupar com as

oscilações do seu score é entender a classificação da sua pontuação atual e tentar continuar nela – ou avançar para uma melhor.

Se você quer descobrir como está seu score, pode fazer a consulta clicando aqui.

E por que o score abaixa?

Nossa vida financeira não é fixa. O score, como é reflexo dela, também não é. É por isso que o score abaixa ou sobe, porque ele é dinâmico, está sempre em movimento, como nossas finanças.

É por este motivo que o score é tão utilizado pelo mercado. Ele consegue mostrar muito claramente o seu perfil para as instituições financeiras, que vão ou não disponibilizar o crédito para você.

Outra informação muito importante que você deve ter é que a decisão de aprovar o crédito não tem qualquer interferência da Serasa e é tomada apenas pela instituição financeira.

A Serasa não tem interesse nenhum em abaixar o score de ninguém. Com a metodologia que já explicamos e com o uso da Inteligência Artificial, o score se regula automaticamente, refletindo seu comportamento.

Agora que você entendeu a dinâmica do sobe e desce do score, não precisa mais perguntar “por que meu score baixou do nada”, certo? Não deixe de baixar o aplicativo da Serasa e continuar acompanhando a evolução do seu Serasa Score!