Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Por Que Meu Score Baixou Do Nada Entenda As Variacoes Do Score

Por que o Score baixa do nada?

Entenda como funciona a pontuação de crédito e saiba quais hábitos financeiros podem reduzir o Score.

Atualizado em: 13 de setembro de 2023

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Um homem segurando um telefone celular com a logo da empresa brasileira Serasa.

Por que o Score baixa do nada? Quem já fez essa pergunta ao consultar a pontuação de crédito deve saber que o Serasa Score não oscila sem motivos, tanto para cima quanto para baixo.

Entenda neste artigo como o Serasa Score é calculado e os critérios utilizados pela Serasa para chegar à pontuação final. Dessa forma, é possível adotar comportamentos que podem melhorar a pontuação.

Assista | 3 dicas infalíveis para aumentar o Score

Serasa Score: chegou a versão 3.0


Por que o Score baixa do nada?

A percepção de que o Serasa Score baixa “do nada” é muito comum entre as pessoas, por isso é importante saber como realmente funciona o cálculo dessa pontuação. Para isso, é importante entender os fatores considerados para chegar ao Serasa Score de cada CPF.

Leia também | Quais as vantagens de ter um Score positivo?

Como funciona o Serasa Score?

O Serasa Score é uma pontuação de crédito que reflete o momento e o histórico financeiro das pessoas. Quem está com as finanças desorganizadas, com dívidas por exemplo, tente a ter um Score mais baixo. Quem está com as contas em dia é mais provável ter um Score mais alto. Esse movimento é dinâmico, ou seja, a pontuação pode mudar a qualquer momento conforme muda o momento financeiro de cada um.

O Serasa Score é uma ferramenta importante para as instituições que concedem crédito. Quando um cliente solicita um cartão de crédito, simula um financiamento ou recorre a serviços de crédito em geral por exemplo, normalmente seu perfil de crédito será analisado pelas instituições.

As empresas precisam entender qual o risco que correm em todas as operações de crédito. Por isso, elas verificam em qual faixa de Score o consumidor está (em uma pontuação que vai de 0 a 1000). A pontuação indica as chances de a pessoa pagar as contas em dia nos próximos meses.

Quais os critérios utilizados no cálculo do Serasa Score?

O Serasa Score é calculado de forma automática, por inteligência virtual, usando critérios divididos em categorias. Cada fator tem um peso diferente para determinar a pontuação.

Esse cálculo considera informações positivas e negativas do histórico do consumidor. Dívidas negativadas, por exemplo, reduzem a pontuação, mas estabelecer um bom histórico de pagamentos de crédito, cumprindo com os compromissos sempre em dia, tende a aumentar o Serasa Score.

Leia também | Como consultar o Score na Serasa

Assista | Score versão 3.0: o que muda na pontuação?

Como o Serasa Score é calculado?

Para chegar à pontuação de 0 a 1000, são considerados 4 fatores, com pesos diferentes:

  • Compromisso com crédito/Cadastro Positivo (55%): informações sobre hábitos de pagamento de faturas como as de cartão de crédito, financiamentos, empréstimos e parcelamento em lojas.
  • Registro de dívidas e pendências (33%) – são as dívidas ainda ativas, inscritas no cadastro de inadimplência da Serasa.
  • Consultas ao CPF (6%) – consultas ao CPF do consumidor feitas por empresas que concedem crédito.
  • Evolução financeira (6%) – dados no cadastro da Serasa, que criam um histórico sobre o tempo de relacionamento com o mercado de crédito.

É normal a pontuação ficar oscilando?

Sim, a oscilação é normal e esperada. Nossa vida financeira não é fixa. Às vezes solicitamos empréstimo, às vezes usamos mais o cartão de crédito, dívidas podem aparecer, e por aí vai. O Serasa Score, como reflexo dela, também não é fixo. É por isso que ele pode oscilar para mais ou para menos.

Por exemplo: uma renegociação de dívida negativada já pode ser suficiente para o Score melhorar depois de algum tempo. Entretanto, a pontuação pode baixar logo depois devido a uma contratação de um empréstimo, por exemplo (que acaba já comprometendo parte da renda, dificultando novo crédito).

Outra informação importante é que a decisão de aprovar crédito não tem qualquer interferência da Serasa. Ela é tomada apenas pela instituição financeira. A Serasa não tem interesse em reduzir o Score de ninguém. Com a metodologia e o uso da inteligência artificial, a pontuação se regula automaticamente.

Leia também | Acesse o guia oficial do Serasa Score

Pago minhas contas em dia e meu Score baixou mesmo assim. Por quê?

Pagar as contas em dia é muito importante sempre. Significa que a vida financeira está organizada e os pagamentos são honrados. É o que o mercado chama de “bom pagador”.

Ainda assim, pagar as contas sem atraso não é o único fator utilizado no cálculo do Score, conforme vimos. É apenas um dos critérios considerados para chegar à pontuação.

Não é necessário se preocupar se o seu Serasa Score caiu alguns pontos. O mercado de crédito considera variações de até 100 pontos como pequenas. O que mais pode impactar as decisões de crédito é a faixa de risco, nem tanto a pontuação em si. Por isso, mais importante que se preocupar com as oscilações é entender as faixas de classificação e tentar ficar na mais alta.

Faixas de classificação do Serasa Score


PontuaçãoClassificaçãoO que indica
0 a 300 Muito baixo Grande probabilidade de inadimplência
301 a 500 Baixo Considerável probabilidade de inadimplência
501 a 700 Bom Baixa probabilidade de inadimplência
701 a 1000ExcelenteMuito baixa probabilidade de inadimplência

Como parar de baixar e melhorar o Score?

  1. Renegocie e quite as dívidas  

    O primeiro passo é negociar as dívidas negativadas com os credores e pagá-las. Sem isso, não é possível mudar o jeito que o mercado analisa o cadastro do consumidor. Uma maneira fácil e rápida de negociar dívidas é pela plataforma Serasa Limpa Nome. Nela é possível encontrar ofertas de acordo com até 90% de desconto. 

     

  2. Organize as finanças e pague as contas em dia  

    O blog da Serasa traz várias dicas simples para organizar as finanças. Assim, fica mais fácil fazer o dinheiro chegar até o fim do mês e pagar as contas antes do vencimento. As informações de pagamento em dia aparecem no Cadastro Positivo, um fator que tem 55% de peso no cálculo da pontuação.  

    Para quem tem dificuldade em lembrar do dia do vencimento das contas, a dica é agendar o pagamento no aplicativo do banco ou usar ferramentas como a função Minhas Contas, disponível na Carteira Digital Serasa, que emite alertas de vencimento dos boletos. O débito automático também ajuda a evitar atrasos por esquecimento. 


  3. Atualize os dados na Serasa 

    Mantenha os dados pessoais atualizados na Serasa. Quanto mais exatas as informações básicas, como endereço e telefone, mais confiável será o cadastro de consumidor. Lembre-se de atualizá-las sempre que forem alteradas. 

     

  4. Busque crédito com cautela e responsabilidade  

    Fazer muitas solicitações de crédito (como cartões ou empréstimos) em pouco tempo pode prejudicar o Score em até 6% da pontuação. O mercado pode interpretar esse movimento como uma necessidade urgente de crédito. 

    Pelo Serasa Crédito, porém, é possível simular gratuitamente as opções de crédito sem redução do Serasa Score. 

    Depois de contratar um empréstimo a pontuação também pode reduzir, já que a renda do consumidor passa a estar mais comprometida.  

Dica extra: ative a Conexão Bancária

Outra forma de aumentar as chances de melhorar a pontuação é ativar a Conexão Bancária na Serasa. O uso da Conexão Bancária no cálculo da pontuação é a grande novidade do Serasa Score versão 3.0, em vigor desde agosto de 2023.  

A Conexão Bancária é um sistema em que o consumidor autoriza o compartilhamento de suas informações bancárias com a Serasa

Ao permitir o compartilhamento, o Serasa Score passa a analisar os seguintes dados da conta bancária do consumidor:  

  • ● extrato da conta corrente; 
  • ● salário e/ou renda; 
  • ● histórico e limite do cartão de crédito; 
  • ● financiamentos; 
  • ● outros serviços contratados.  

 

Por isso, com a Conexão Bancária ativa, é possível que a pontuação aumente ou pelo menos mantenha-se igual

Ao autorizar a Conexão Bancária, a Serasa pode entender melhor como o consumidor lida com o dinheiro, resultando em uma avaliação mais precisa e que pode impactar positivamente o Score (nunca negativamente). 

Leia também | É seguro fazer a Conexão Bancária do Serasa Score 3.0? 

Consulte seu Serasa Score

A pontuação de crédito é um bom parâmetro para entender como está a vida financeira de cada um. A consulta ao Serasa Score é gratuita e pode ser feita sempre que você desejar.

Para consultar o Serasa Score, siga o passo a passo:

  • ●     Baixe o app da Serasa (iOS e Android) ou acesse o site.
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 4.36 de 5

Artigos relacionados