Navegação do blog
  1. Credito
  2. Blog
  3. Como Fazer Cartao Credito

Como fazer um cartão de crédito

Entenda os caminhos possíveis para ter acesso a um cartão de crédito e o que levar em conta na hora de escolher.

Publicado em: 20 de setembro de 2023

Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Mulher negra feliz, cartão de crédito e compras online no smartphone para pagamento digital, conta fintech ou finanças em casa.

Como fazer um cartão de crédito é uma dúvida comum, principalmente para quem nunca utilizou esse tipo de produto financeiro.

Além de saber como solicitar um cartão, é preciso escolher o cartão ideal para cada perfil, entre tantas opções disponíveis no mercado.

Este conteúdo explica o que deve ser levado em conta  

Assista | Como não se enrolar com o cartão de crédito - Serasa Ensina

Como fazer um cartão de crédito

Os cartões de crédito movimentaram R$2,1 trilhões em 2022, alta de 29,4% em relação a 2021, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Por mais que o uso do cartão de crédito já esteja difundido entre os brasileiros, com muitos tendo até mesmo 5 cartões na carteira, boa parcela da população não tem nenhum, nem sabe como buscar essa opção.

Leia também | Como pagar a fatura do cartão de crédito?

Cartão de crédito: o que é, para que serve e como funciona

O cartão de crédito é uma forma de empréstimo com prazo de pagamento de até 40 dias. Ele é disponibilizado por bancos e instituições financeiras e emitidos sob uma bandeira. As mais famosas são Visa, Mastercard e Elo.

Ele serve basicamente para “antecipar o consumo”, ou seja, com o cartão primeiro se consome e depois se paga a conta compilada na fatura mensal.

Quando um consumidor solicita um cartão de crédito, a instituição financeira faz uma análise de risco de crédito e então decide se concede ou não o cartão.

Caso haja aprovação, é definido também o limite de crédito máximo disponível para compras.

Então, o cartão é emitido e entregue no endereço informado pelo consumidor após alguns dias. Ao recebê-lo, é necessário fazer o desbloqueio do cartão para utilizá-lo.

Muitos bancos, ao liberarem o crédito, já permitem também a utilização da versão virtual do cartão, autorizando o titular a fazer compras mesmo antes de receber o cartão físico.

Leia também | Quando usar o cartão de crédito é vantajoso?

O que é importante saber antes de buscar um cartão de crédito?

Antes de buscar um cartão de crédito, é preciso ter claros os seguintes pontos:

  • ●     O cartão de crédito pode ter anuidade ou mensalidades para ser utilizado, e esses valores podem ser significativos.
  • ●     Existem também cartões com anuidade zero, que funcionam como qualquer cartão de crédito, mas podem oferecer menos benefícios associados a ele (por exemplo, cashback, programa de milhas e pontos, entre outros).
  • ●     É fortemente recomendável pagar a fatura sempre em dia, para não precisar arcar com juros elevados e entrar em uma dívida.
  • ●     Também é indicado pagar sempre o valor total da fatura para não entrar no crédito rotativo e pagar juros pela operação.
  • ●     Parcelar uma fatura geralmente não é indicado, por conta dos juros elevados.
  • ●     Fazer muitas compras parceladas, sem juros, é possível, mas se não houver cautela pode levar o consumidor a perder a noção do quanto já gastou no cartão. No fim, a fatura mensal pode vir acima da capacidade de pagamento.
  • ●     O limite do cartão de crédito não deve ser usado em sua totalidade. É importante deixar uma margem de segurança para eventuais gastos inesperados. Além disso, o consumidor deve estabelecer seu próprio limite e gastar sempre menos do que é “permitido” pelo cartão.
  • ●     O limite do cartão costuma começar baixo e depois aumentar, conforme a utilização e os pagamentos em dia.
  • ●     É praxe do mercado fazer uma análise de crédito do perfil do cliente antes de decidir se concede ou não um cartão a ele.
  • ●     Alguns modelos de cartão de crédito oferecem programas de vantagens, que podem contribuir para acumular pontos, milhas e outros benefícios.
  • ●     As taxas de juros dos cartões podem variar. É preciso comparar para encontrar um cartão com taxas menores.


Leia também | Como funciona o limite do cartão de crédito

Como fazer um cartão de crédito na prática?

Conheça algumas formas de ter um cartão de crédito.

  1. Abrindo conta corrente em banco

    Essa é a forma mais tradicional de ter acesso a um cartão de crédito. Podem ser emitidos também cartões múltiplos, isto é, com a função débito e crédito.


  2. Por meio de estabelecimentos comerciais (cartões de loja)

    Cartões de lojas e supermercados são tipos de cartões de crédito emitidos geralmente de forma mais rápida. Diretamente no caixa da loja ou pelo site, é possível fazer a solicitação e saber se o crédito foi ou não aprovado.

    Geralmente esses cartões são liberados com limites baixos, e os juros aplicados em caso de não pagamento podem ser ainda mais altos.


  3. Por meio de fintechs (bancos, contas ou carteiras digitais)

    Com o surgimento de instituições financeiras que utilizam a tecnologia para oferecer soluções financeiras, disponibilizar cartão de crédito para as pessoas tornou-se algo mais prático.

    Muitas vezes, nem é preciso ter conta no estabelecimento para ter um cartão. As solicitações são feitas de forma 100% online, pelos sites ou aplicativos.

     

  4. Pela internet, diretamente no site das operadoras de cartão

    Outra opção para fazer cartão de crédito é entrar nos sites das operadoras ou das bandeiras e fazer a solicitação de forma digital por esse canal.

5 - Por meio do Serasa Crédito

O Serasa Crédito é um serviço que pesquisa ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com o perfil do consumidor.

Disponível de forma online e gratuita nos canais oficiais da Serasa, o serviço busca e compara rapidamente as melhores opções. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. Confira o passo a passo:

  • ●     Acesse Serasa Crédito via site ou app (Android e na iOS) e faça login ou cadastro.
  • ●     Atualize seu perfil para melhores alternativas.
  • ●     Confira o serviço desejado: cartão, empréstimo ou conta digital.
  • ●     Compare as opções sugeridas.
  • ●     Escolha e finalize a contratação em minutos após aprovação.

 

*A análise de crédito é feita pelas empresas parceiras, sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score. 

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados