Coparticipação no plano de saúde: como funciona
Coparticipação no plano de saúde: como funcionaData de publicação 12 de dezembro de 20248 minutos de leitura
Atualizado em: 21 de agosto de 2023
Categoria CréditoTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Essa modalidade de cartão tem ganhado popularidade no Brasil, e não é por acaso. Esse tipo de cartão não tem fatura e o limite é definido pelo usuário. Para entender melhor o que é cartão pré-pago, continue a leitura.
O cartão pré-pago é uma modalidade que funciona da mesma maneira que um celular pré-pago, em que o usuário faz uma recarga prévia para usar. Depois de colocar um valor no cartão, tudo que pagar com ele vai sendo debitado do saldo total. Se o crédito acabar, é só colocar mais para voltar a usar o cartão.
Embora o cartão pré-pago seja parecido com um cartão de débito, as funcionalidades se parecem com as de um cartão de crédito. Com o cartão pré-pago, é possível fazer pagamentos presenciais e compras online. Também pode ser usado para o cadastro de um cartão em aplicativos de transporte ou contratação de serviços de streaming.
O cartão pré-pago funciona como um cartão de crédito comum, porém mediante uma recarga prévia para utilização. Essa é a maior diferença dele para o cartão pós-pago, com o qual o consumidor faz compras antes de pagar por elas. Ou seja, o cartão de crédito pós-pago permite antecipar o consumo e só depois pagar, por meio da fatura mensal. Os pagamentos são feitos à vista e não é possível parcelá-los.
No cartão pré-pago, as compras utilizam o crédito carregado previamente. Caso o crédito acabe, basta colocar mais. Como o pagamento é antecipado, nessa modalidade não há fatura. Um dos grandes motivos do sucesso dessa modalidade é a praticidade, além do fato de não exigir abertura de conta corrente nem análise de crédito detalhada.
Entretanto, assim como qualquer cartão, é preciso responsabilidade em sua utilização para não se complicar financeiramente. Esse tipo de cartão contribui para o controle dos gastos.
Leia também | Cartão de crédito para negativado é possível? Vale a pena?
Imagine um celular pré-pago. O consumidor precisa colocar crédito antecipadamente para fazer ligações, usar a internet, acessar as redes sociais ou conversar nos aplicativos de mensagem.
É dessa maneira que funciona o cartão pré-pago. Conforme o consumidor o utiliza, o saldo disponível diminui, a menos que faça recargas. Sem crédito no celular, não é possível ligar para ninguém. Da mesma forma, sem crédito no cartão pré-pago não se consegue fazer compras com ele.
Assim como cartões de crédito comuns, o pré-pago conta com bandeiras como Visa, Mastercard e Elo, por exemplo, e o saldo pode ser acompanhado pelo app ou site da instituição financeira emissora do cartão. Esses cartões são aceitos em muitos estabelecimentos.
Na hora de pagar as contas, basta informar ao caixa do estabelecimento que o pagamento será realizado no crédito, caso a compra seja feita em lojas físicas. Em compras online, por exemplo, selecione a opção cartão de crédito na hora de finalizar a transação. É simples e prático.
Leia também | Como usar os pontos do cartão de crédito
Confira as vantagens e desvantagens desse tipo de cartão.
A primeira grande vantagem é que esse cartão é livre de anuidade. Além disso, o controle de gastos geralmente é maior com ele, pois só é possível gastar a quantia presente no cartão. Consequentemente, não há pagamento de juros por atraso no pagamento.
Outra vantagem é não precisar de comprovação de renda, ao contrário de outras modalidades financeiras. É perfeito, por exemplo, para pais que já querem começar a liberar dinheiro para os filhos menores de idade, pois o cartão pré-pago não exige idade mínima. Ele pode ser solicitado por qualquer pessoa que tenha documentos válidos, como CPF.
Normalmente o cartão pré-pago tem aprovação imediata. Tudo é feito de forma simples, fácil e rápida.
Leia também | Juros de cartão de crédito: 6 coisas que ninguém te conta
Entre as desvantagens, a principal são as taxas que podem ser cobradas. Mesmo sem anuidade, cada instituição financeira tem liberdade de cobrar a taxa que desejar para oferecer um cartão pré-pago. Então, é importante ficar alerta em relação a essas cobranças.
Além disso, se o consumidor pretende parcelar compras, essa modalidade não vai funcionar. Somente o cartão de crédito regular possibilita realizar compras parceladas e a prazo.
Por último, o cartão pré-pago tem limite de movimentação. O valor é definido pela instituição financeira, mas geralmente é de R$3.000.
Outra desvantagem é que o cartão pré-pago não oferece muitos benefícios além de compras. Ele, por exemplo, não participa de programas de fidelidade, somente os oferecidos pelas bandeiras.
Caso o cartão pré-pago seja pouco para o perfil do consumidor e necessidade financeira, o Serasa Crédito pode ajudar a conseguir outros tipos de cartão. Trata-se de uma plataforma de crédito que reúne ofertas de empréstimo e cartão de diversas empresas parceiras, como bancos, fintechs e outras instituições.
Confira como é fácil e rápido utilizar o Serasa Crédito e fazer a pesquisa para cartão de crédito:
Acesse o Serasa Crédito
Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito.
Complete seu perfil
Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.
Faça uma simulação
Selecione a opção “Solicitar cartão”. O Serasa Crédito buscará ofertas para o perfil junto às instituições financeiras parceiras.
Confira e compare opções
Confira as opções de cartão de crédito recomendadas, se houver. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerão o limite disponível, informações sobre anuidade e conveniência. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em “Detalhes da oferta”.
Escolha o cartão de crédito e finalize a contratação
Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher o cartão que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação de forma fácil e em poucos minutos.
Data de publicação 12 de dezembro de 20248 minutos de leitura
Data de publicação 9 de dezembro de 20248 minutos de leitura
Data de publicação 5 de dezembro de 202410 minutos de leitura