Entrar

Saiba o que é um cartão pré-pago e como funciona

O cartão pré-pago ajuda o consumidor a controlar melhor os gastos e correr menos riscos de endividamento. Entenda o que é o cartão pré-pago.

Mulher olhando seu celular com um cartão na mão para ilustrar artigo sobre cartões pré-pagos

Publicado em: 14 de abril de 2023.

Autora: Marlise Brenol

As companhias telefônicas usam muito a modalidade de pagamento pré-pago. O cartão pré-pago das telefônicas funciona com a inserção de créditos para usar internet e fazer ligações até o limite do saldo. Após utilizar todo o saldo, o consumidor precisa repor crédito para fazer ligações. O cartão de crédito pré-pago utiliza a mesma lógica, mas permite que os valores de crédito adicionados sejam usados de diversas formas. Confira neste artigo o que é cartão pré-pago. 

Assista I Como contratar um cartão de crédito

Cartão pré-pago e pós-pago: diferenças

A diferença entre o cartão pré-pago e o pós-pago é que no primeiro não há cobrança de fatura. O consumidor carrega o pré-pago com o valor que quiser e terá essa quantia disponível para gastar. Ele poderá usar apenas o valor pré-carregado no cartão e não mais do que isso, a não ser que faça nova recarga.  

Com o cartão de crédito convencional (pós-pago) é diferente. É possível utilizar todo o limite de crédito disponível e pagar depois, nas faturas mensais, que devem ser quitadas até determinada data de vencimento para não incidirem juros, taxas e impostos.  

Por isso, nessa modalidade existe o risco de endividamento, quando o consumidor gasta mais do que pode pagar.  

Vantagens do cartão pré-pago

No cartão pré-pago, é preciso primeiro juntar dinheiro para depois utilizar o crédito disponível. A principal vantagem é não gastar mais do que pode pagar depois.  

Além disso, muitas vezes o cartão pré-pago não precisa estar vinculado a uma conta bancária, diferentemente do cartão de crédito tradicional.  

Esses cartões são uma opção para quem não tem conta bancária, mas deseja controlar melhor os gastos ou presentear alguém com um valor específico para gastar. Confira então algumas vantagens do cartão pré-pago: 

  • Controle de gastos: como o valor do cartão pré-pago é pré-carregado, é possível controlar os gastos e evitar excessos. A pessoa só gastará o valor disponível no cartão, sem a possibilidade de obter crédito para pagar depois.  
  • Segurança: o cartão pré-pago é uma opção mais segura que carregar dinheiro vivo, pois, em caso de perda ou roubo, é possível cancelar o cartão. Muitos cartões pré-pagos oferecem ainda proteção contra fraude e roubo. 
  • Flexibilidade: o cartão pré-pago pode ser usado para fazer compras em lojas físicas e online, assim como para saques em caixas eletrônicos, uma opção flexível para o consumidor. 
  • Acesso facilitado: muitos cartões pré-pagos não exigem verificação de crédito, tornando-os uma opção acessível para quem tem dificuldade em obter um cartão de crédito tradicional ou não tem conta bancária. 
  • Controle de viagem: o cartão pré-pago pode ser uma opção conveniente para viagens internacionais, pois muitos cartões pré-pagos oferecem a opção de moeda estrangeira. Assim o consumidor consegue evitar as taxas de câmbio e transações internacionais em cada compra. 

Como funciona a emissão de um cartão pré-pago

Esse meio de pagamento pode ser fornecido por uma variedade de operadores, incluindo bancos, empresas de cartões de crédito, empresas de pagamento online e outras instituições financeiras. Há empresas apostando em cartões pré-pagos com suas próprias marcas associadas a bandeiras tradicionais, como Visa, Mastercard e American Express. 

Há ainda a emissão de cartões pré-pagos com fins específicos, como para uso em jogos online, compras internacionais, transferência de dinheiro ou cartões-presente para lojas específicas.  

Os cartões pré-pagos também podem ser adquiridos em lojas de varejo, supermercados, farmácias e lojas de conveniência. A disponibilidade dos cartões e seus recursos podem variar dependendo do emissor. 

Leia também I Nome limpo para fazer cartão de crédito   

Diferença entre carteira digital e cartão pré-pago

Carteira digital e cartão pré-pago são duas formas diferentes de realizar transações financeiras e pagamentos. Uma carteira digital é uma forma eletrônica de armazenar e gerenciar dinheiro em um aplicativo ou plataforma online. As carteiras digitais geralmente estão vinculadas a uma conta bancária ou cartão de crédito, permitindo que o usuário faça pagamentos online ou em lojas físicas. 

Por outro lado, um cartão pré-pago funciona com saldo prévio, depositado pelo titular antes de usá-lo para fazer compras. Os cartões pré-pagos são geralmente emitidos por bancos, empresas de cartões de crédito ou outras instituições financeiras e podem ser usados para compras online ou em lojas físicas, assim como um cartão de crédito ou débito. 

Em resumo, a carteira digital é um aplicativo ou plataforma que permite a realização de transações eletrônicas vinculadas a uma conta bancária ou cartão de crédito, e o cartão pré-pago é um cartão físico que precisa ser carregado com dinheiro antes de ser usado. 

Leia também I Educação financeira: como cuidar as finanças pessoais 

Já conhece a Carteira Digital da Serasa?

A Carteira Digital Serasa tem tudo que você precisa para pagar contas online em um só lugar, de forma fácil, rápida e segura. Conheça as funcionalidades: 

  • • Recarga de celular. 
  • • Pagamentos de boletos diversos. 
  • • Pagamento de acordos no Serasa Limpa Nome. 
  • • Pagamento de débitos veiculares. 

 

Para acessar: 

  • • Baixe o app da Serasa (IOS ou Android) ou acesse o site. 
  • • Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 
  • • Faça o login. 
  • • Pronto! É só aproveitar os serviços que a Carteira Digital Serasa tem para você.