Entrar
Navegação do blog
  1. Carteira Digital
  2. Blog
  3. Como Funciona Cashback

Como funciona o cashback

Entenda como funciona e como conseguir cashback ao fazer compras de produtos e serviços.

Atualizado em: 15 de janeiro de 2024

Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Telefone, cartão de crédito e mãos de mulher com compras on-line e serviços bancários em casa. Comércio eletrônico, cashback móvel e venda com pagamento digital e pagamento fácil com desconto e sorriso no checkout na web

O cashback é uma forma de pagar menos ou conseguir vantagens ao comprar um produto ou serviço. A estratégia está cada vez mais em alta entre os consumidores e mais empresas têm adotado o programa como forma de atrair clientes. Saiba neste artigo como funciona e como conseguir cashback.

Assista | O que é cashback? Serasa Ensina

O que é cashback

A tradução literal de cashback é “dinheiro de volta”. Trata-se, portanto, de um modelo de programa de recompensas que devolve parte do valor gasto pelo cliente no pagamento de um produto ou serviço.

É um formato muito conhecido nos Estados Unidos desde a década de 1980, quando a função era dar dinheiro vivo de volta ao cliente que utilizava algumas operadoras de cartão de crédito.

No Brasil, ficou mais conhecido em 2011 com a empresa Méliuz, sendo adotado em seguida por outras companhias.

Como o cashback funciona

O cashback não está mais necessariamente vinculado a um cartão de crédito ou a uma compra efetuada. É possível, por exemplo, receber cashback ao fazer compras no débito, pagar contas ou comprar em uma loja online. 

O valor que o cliente receberá de volta é definido pelo estabelecimento parceiro do programa, a porcentagem não é sempre a mesma e pode variar dependendo de onde a compra ou o pagamento foi realizado.

Quando o cliente realiza uma compra, ele recebe de volta parte do valor gasto ou investido. A quantia pode ser transferida para uma conta corrente para ser sacada ou ser disponibilizada como crédito para adquirir outros produtos ou serviços.

Vale lembrar que esse programa não tem relação com descontos na hora da compra. O valor a ser pago pelos produtos e serviços é integral. Além disso, o cashback só retorna para o cliente quando a compra é de fato confirmada.

Leia também | Cartões de crédito com cashback: conheça 3 opções

Qual é a vantagem do cashback?

O maior benefício ao participar desse programa de recompensa é o reembolso de parte do valor gasto. Com o dinheiro de volta, o cliente pode comprar um novo produto ou serviço em qualquer loja online ou até mesmo sacar e utilizá-lo para pagar alguma conta, dependendo das regras de cada empresa.

Além disso, ao contrário dos programas de pontos das operadoras de cartão de crédito, geralmente o valor do cashback não expira tão rápido. O prazo varia de uma empresa para outra, mas algumas permitem que o dinheiro seja utilizado em até 24 meses.

Leia também | As vantagens do cashback para empresas e clientes

Principais sites que oferecem dinheiro de volta

Algumas marcas e lojas disponibilizam programas próprios de cashback. Há também empresas que trabalham especialmente com esse serviço, reunindo diversos parceiros.  

Confira alguns sites que ajudam a descobrir promoções, ativar o processo de reembolso ou até mesmo efetuar uma compra para receber o cashback:

Leia também | Cashback Nubank: como ganhar dinheiro de volta

  1. Méliuz

    O Méliuz é uma empresa de tecnologia que está entre as pioneiras do programa de cashback no Brasil e hoje tem mais de 28,1 milhões de contas cadastradas.

    Oferece vários cupons e cashback em mais de 800 empresas parceiras, de lojas virtuais a estabelecimentos comerciais físicos.

    O usuário tem acesso aos benefícios pelo site ou pelo aplicativo, em que pode fazer a busca pela loja desejada e ativar as ações. Ao comprar em lojas físicas parceiras, o cliente também pode receber o reembolso usando as notas fiscais das compras. 

    O valor mínimo de cashback para que o usuário possa receber o reembolso é de R$20 acumulados.

    O Méliuz devolve o dinheiro por transferência bancária ou transforma o valor em crédito para novas compras dentro do site. Além disso, o consumidor também pode fazer indicações para que outros usuários utilizem o programa e com isso ganhar créditos no site do Méliuz.

    Leia também | Dicas para fazer compras em aplicativos com segurança

     

  2. Ame Digital

    O Ame Digital funciona por meio de um aplicativo, disponível para iOS e Android, e o cashback pode chegar a 100% em alguns casos.

    Para ganhar o reembolso é preciso pagar as compras nas lojas parceiras pelo app da Ame.

    Nesse caso, o dinheiro não é transferido para uma conta corrente, mas o saldo pode ser utilizado para adquirir novos produtos das empresas parceiras, como Americanas, Submarino e Shoptime, ou gift cards de aplicativos como iFood e Tinder. 

    Não é preciso ter pressa, o cashback não expira. Também é possível ganhar cashback com a Méliuz e com a Ame na mesma compra.

    Leia também | Cashback Ame: como ganhar dinheiro de volta


  3. PicPay

    O PicPay é um aplicativo de pagamentos e oferece um modelo diferente de cashback. Com ele, os usuários recebem dinheiro de volta até mesmo realizando transações entre pessoas físicas.

    O sistema permite pagamento e parcelamento de boletos, compras em lojas, transferências bancárias e recarga para celular, entre outros processos que podem devolver uma quantia do dinheiro.

    É necessário utilizar o aplicativo para obter o benefício. O reembolso é adicionado como saldo a uma carteira digital e pode ser utilizado em outro momento para realizar qualquer uma das transações citadas acima. 

    O cashback PicPay é disponibilizado somente em momentos específicos (promoções) e só pode ser usado no aplicativo para fazer qualquer pagamento, ou seja, não pode ser sacado.

    Leia também | Cashback PicPay: como ganhar dinheiro de volta


  4. Beblue

    O Beblue é um sistema de cashback que funciona apenas em lojas físicas. Para usá-lo, é necessário baixar o aplicativo no celular e ativar a localização. O serviço vai mostrar as empresas parceiras mais próximas e a porcentagem de retorno de dinheiro de cada uma.

    A compra é efetuada em uma maquininha própria da Beblue, o usuário informa o CPF e obtém o cashback em forma de saldo.

    O valor pode ser transferido para outro usuário ou gasto nas lojas credenciadas. As transações devem ser feitas por cartão de débito ou crédito das bandeiras Visa, Mastercard, Elo ou Hipercard.

    Leia também | Cashback Inter: como ganhar dinheiro de volta


  5. Carteiras digitais

    Hoje algumas carteiras digitais disponíveis no mercado oferecem o programa de recompensas de cashback. Com o celular, o usuário pode pagar suas compras, boletos e contas e receber dinheiro de volta a cada transação. O retorno de dinheiro também ocorre quando o cliente cadastra alguns cartões de crédito e os utiliza para pagar suas contas.

    A Carteira Digital Serasa oferece cashback em ações pontuais, mas disponibiliza uma série de facilidades aos usuários. Com ela, é possível transferir e receber valores, pagar contas online, parcelar o pagamento de boletos em até 12 vezes no cartão de crédito e fazer recarga de celular. É possível colocar saldo na Carteira Digital Serasa por meio de Pix.

    Leia também | Entenda como funciona uma carteira digital

Dá para conseguir cashback pagando boletos?

Sim, é possível conseguir cashback ao pagar boletos (geralmente não os de contas de consumo, mas sim os de compras feitas e pagas por esse meio).

A forma mais fácil de conseguir cashback com boletos é fazendo o cadastro em um site de cashback, optando por comprar das lojas parceiras e selecionando o boleto como forma de pagamento.

Então, basta pagar o boleto da compra em dia que o dinheiro de volta será depositado na conta do consumidor dentro do prazo estipulado pelo site.

Quais os principais cuidados ao usar o cashback?

Ter dinheiro de volta a cada compra é ótimo, mas é preciso ter certos cuidados ao usar o cashback. São eles:

  •         ●    Não gaste mais do que gastaria apenas pensando no cashback. Isso pode levar a um comportamento impulsivo e que, no fim das contas, pode desequilibrar as finanças.
  •         ●    Não coloque seus dados em aplicativos ou plataformas desconhecidas. Pesquise sempre sobre a empresa, marca ou aplicativo que oferece cashback antes de fornecer informações pessoais.
  •         ●    Entenda como funciona cada sistema de cashback e conheça bem as regras dos programas. Elas são diferentes em cada instituição financeira que oferece o benefício.
  •         ●    Acompanhe os prazos de resgate e expiração do cashback para não se frustrar na hora de usar o bônus.
  •         ●    Descubra se o valor do cashback pode ser utilizado em outras compras, se pode ser transferido ou se precisa ser usado em lojas ou produtos específicos.
  •         ●    Verifique se a compra precisa ser feita com um cartão ou em um site específico.

Conheça a Carteira Digital Serasa

A Carteira Digital Serasa permite pagar contas online em um só lugar, de forma fácil, prática, rápida e segura.

Por meio dela, é possível fazer recargas de celular, efetuar pagamentos de diversos boletos, organizar as contas, pagar acordos no Serasa Limpa Nome e quitar débitos veiculares com opções de parcelamentos.

Para acessar: 

  •         ●    Baixe o app da Serasa (iOS ou Android).
  •         ●    Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  •         ●    Faça o login.
  •         ●    Pronto! É só aproveitar os serviços que a Carteira Digital Serasa tem para você.
serasa score

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 4.83 de 5

Artigos relacionados