Valores a receber: como resgatar o dinheiro esquecido
Valores a receber: como resgatar o dinheiro esquecidoData de publicação 17 de setembro de 202410 minutos de leitura
Publicado em: 31 de janeiro de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
O Pix é o meio de pagamento mais popular do Brasil. Como ele facilita muito as transferências de valores entre pessoas físicas e jurídicas, novos serviços como o Pix emprestado começam a ser oferecidos. Entenda o que é, como funciona e quais as condições para solicitar dinheiro por meio do Pix.
Leia também I Saiba como funciona o Pix parcelado
O Pix é o pagamento instantâneo brasileiro com mais de 159 milhões de usuários cadastrados em 2024. O meio de pagamento foi criado pelo Banco Central (BC) em 2020 para agilizar as transferências entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia da semana. O sistema é fácil de usar, além de ser considerado seguro pelo Sistema Financeiro Nacional.
O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. O requisito é ter conta aberta em uma instituição financeira. O Pix aumenta a velocidade de pagamentos e transferências, o que ajuda a impulsionar a competitividade e a eficiência dos negócios, baixar custos e promover a inclusão financeira.
Uma das oportunidades – que também é um risco – é o Pix emprestado. Toda a facilidade tecnológica agiliza e permite um empréstimo rápido, negociado e concedido via Pix, em um contato direto entre a instituição financeira e o cliente. O crédito via Pix é uma forma de ampliar oportunidades financeiras simplificadas à população.
Leia também I Como fazer Pix com cartão de crédito
O correntista solicita para a instituição financeira um valor para enviar por Pix. É como um empréstimo, porém simplificado.
A instituição financeira faz a análise de crédito do consumidor para autorizar a concessão de crédito, porém tudo muito rápido.
A proposta é enviada ao correntista, com informações sobre os juros e valores de parcelas que podem chegar a 12 vezes.
Ao ter o crédito aprovado, o correntista recebe o dinheiro na hora para fazer os pagamentos desejados.
Depois é preciso se organizar para pagar o empréstimo nos meses seguintes, por isso use com moderação para não comprometer toda a renda.
Leia também I Como fazer pagamento pelo Pix
Há situações nas quais o Pix emprestado pode resolver uma emergência pela facilidade de obter o dinheiro. Há instituições que também oferecem Pix no cartão de crédito: o correntista pode usar o valor do limite do cartão para enviar um Pix. Esse caso é ótimo quando o consumidor sabe que terá o dinheiro em seguida, na data de vencimento do cartão de crédito. Se não for o caso, é melhor solicitar via empréstimo com pagamento parcelado. Confira os casos em que vale a pena usar Pix emprestado:
Leia também | Como pagar boleto com cartão de crédito?
Para quem busca crédito na forma de cartão ou empréstimo pode contar com a Serasa para fazer uma simulação gratuita. O Serasa Crédito pesquisa ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com o perfil do consumidor.
Disponível de forma online e gratuita nos canais oficiais da Serasa, o serviço busca e compara rapidamente as melhores opções. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. Confira o passo a passo:
*A análise de crédito é feita por parceiros, sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 17 de setembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 13 de setembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 10 de setembro de 202410 minutos de leitura