Reabertura do INSS e serviços no aplicativo: o que muda? | Educação Financeira
Time Serasa
Com a reabertura das agências, temos a possibilidade de atendimento físico no Instituto Nacional do Seguro Social – o INSS. Porém, mudanças significativas aconteceram e para resumir: não adianta correr para fila da agência. Aqui contaremos tudo o que você precisa saber para ter acesso aos seus benefícios da melhor forma.
O que responderemos aqui:
- Como funciona a reabertura do INSS?
- Como saber qual agência está aberta?
- O que será resolvido presencialmente?
- Como se cadastrar no Meu INSS?
- Como fazer agendamento do INSS?
- E muito mais!
Reabertura das agências INSS
Após interromperem as atividades em março de 2020 – como uma medida de contenção do Coronavírus (COVID-19). Em 14 de setembro, as agências do INSS retomaram o atendimento presencial em todo o país. Porém, existem algumas restrições e é preciso ficar atento às mudanças.
1- Nem todas as agências estão abertas
Aproximadamente 600 unidades do INSS farão o atendimento presencial. O que
representa menos da metade de todas as agências no país.
2- Horário reduzido
O horário de funcionamento das agências será de 7h às 13h, de segunda a
sexta.
3- Agendamento
O atendimento será realizado – APENAS – com horário marcado. Esse
agendamento é feito por meio do telefone 135 ou aplicativo Meu INSS.
4- Medidas de proteção
É obrigatório o uso de máscara dentro das agências do INSS. Assim como,
aferir (medir) a temperatura corporal. Não será permitida a entrada de
pessoas com temperatura igual ou maior que 37,5 graus.
Como saber qual agência está aberta ou fechada?
Isso é simples. Observe o passo a passo:
- Acesse o Portal Covid do INSS; https://covid.inss.gov.br/
- Digite o nome da sua cidade na barra de buscas;
- Prontinho! Veja a lista com todas as agências abertas na sua cidade.
Não encontrei nenhuma agência aberta na minha cidade, o que fazer?
De fato, isso pode acontecer. Na primeira fase de reabertura, menos da metade de todas as agências do INSS estão abertas. Caso seu procedimento não possa ser feito no aplicativo Meu INSS, entre em contato no número 135. Você receberá a orientação de como seguir.
Quais procedimentos são feitos presencialmente?
- Cumprimento de exigência;
- Avaliação social;
- Perícia médica (apenas em algumas agências).
- Reabilitação profissional;
- Justificação administrativa ou social (entrega de documentos para comprovar tempo de serviço que não está no cadastro oficial);
INSS agendamento: como fazer?
O agendamento para atendimento presencial pode ser feito por meio do telefone 135. Válido para todas as regiões do país. Também é possível agendar por meio do app Meu INSS. Confira o passo a passo:
- Acesse o aplicativo Meu INSS;
- Insira seu CPF e senha;
- Clique em “Agendamentos”;
- Selecione “Nova solicitação”;
- Agora escolha o procedimento desejado e siga as orientações do próprio app.
Meu INSS: o que é?
O Meu INSS é uma ferramenta criada para facilitar a vida de milhões de brasileiros. Ela pode ser acessada por meio do smartphone (celular Android/IOS) ou computador. Mais de 90 serviços oferecidos pelo INSS estão disponíveis na plataforma. Ou seja, muita coisa você poderá resolver sem sair de casa.
Para utilizar esses serviços é necessário se cadastrar gratuitamente. Como o Meu INSS está na plataforma do governo (o gov.br), isso é ainda mais fácil. Seu cadastro será válido para todo e qualquer serviço público digital que também esteja no gov.br. Inclusive, se já tiver algum cadastro na plataforma, utilize ele para o login.
Quais serviços estão disponíveis no Meu INSS?
São diversos serviços e benefícios que você pode solicitar. Até mesmo o envio de documentação, por foto ou digitalização (escanear o documento), ocorre no aplicativo. Separamos uma lista com os serviços mais procurados, confira:
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Salário maternidade;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;
- Benefícios Assistenciais;
- Certidão de tempo de contribuição;
- Alterar local ou forma de pagamento;
- Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
- Solicitar pagamento de benefício não recebido;
- Recurso e revisão.
Como se cadastrar no Meu INSS?
Tenha em mãos seu nome completo, número de CPF e data de nascimento. A Carteira de Trabalho será de grande ajuda também. Confira o passo a passo:
- Acesse o app Meu INSS no seu smartphone;
- No topo direito da tela, clique em “Avançar”;
- Selecione “Faça sua senha aqui mesmo”;
- Clique em “Cadastrar senha”;
- Informe seus dados pessoais;
- Clique em “Não sou um robô” e aceite os “Termos de uso e Políticas de privacidade”;
- Clique em “Continuar”;
- Selecione as opções corretas sobre os seus dados e contribuição;
- Clique em “Continuar”;
- Agora crie a senha com oito caracteres (letras e números);
- Para finalizar, clique em “Criar senha”;
- Volte ao menu principal, insira seu CPF e senha;
- Pronto, agora é só usufruir de todos os benefícios do app.
Como baixar o aplicativo Meu INSS no celular?
Conforme o sistema operacional do seu celular, clique nos links abaixo:
- Baixar Meu INSS para Android (celulares Samsung, Motorola, LG, Asus etc)
- Baixar Meu INSS para IOS (celulares da Apple – qualquer modelo de Iphone)
O que significa INSS?
A sigla INSS significa: Instituto Nacional do Seguro Social. É um órgão do governo responsável pelo Regime Geral da Previdência Social. Ou seja, o prestador de serviços previdenciários da sociedade brasileira. Garante proteção aos cidadãos por meio dos direitos e políticas sociais.
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Reabertura das agências e Meu INSS, tudo explicado!
Agora você já sabe o que pode ser feito nas agências e no app Meu INSS. Esse é o tipo de informação que vale a pena passar adiante. Envie para seus amigos e familiares. Lembre todo mundo de que não adianta correr para as agências.
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