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Dinheiro esquecido: saiba o que é o Registrato do Banco Central.

Descubra se você tem algum valor a receber e confira como consultar o Registrato do BC.

Homem com o celular na mão logando na página de Registrato do banco central do brasil

Publicado em: 10 de março de 2022.

Você sabe o que é e para que serve o Registrato do Banco Central? No fim de fevereiro de 2022, muito se ouviu falar desse termo. Isso porque o BC lançou uma nova ferramenta – o Sistema Valores a Receber (SVR) – para que todos os cidadãos brasileiros consultem se têm ou não dinheiro esquecido em alguma instituição brasileira.

O novo domínio é https://valoresareceber.bcb.gov.br/. Ele foi criado porque o site do Banco Central e a plataforma Registrato foram derrubados no começo do ano em razão do alto número de acessos.

Mas, afinal de contas, o que é e para que serve essa ferramenta? E como o consumidor pode verificar se há dinheiro esquecido em algum banco? Continue a leitura que vamos explicar tudo isso.

Registrato Banco Central: o que é e para que serve?

O Registrato Bacen é um sistema administrado pelo Banco Central que permite aos cidadãos terem acesso pela internet, de forma rápida e segura, a relatórios com informações sobre seus relacionamentos com as instituições financeiras, operações de crédito e de câmbio.

Os relatórios que o sistema gera são sigilosos e só podem ser consultados por você ou alguém autorizado por você.

Ou seja, é um sistema em que é possível consultar informações sobre toda a sua vida financeira. E isso gratuitamente! Basta ter um CPF válido para utilizar o serviço.

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Registrato: como acessar e quais informações financeiras é possível consultar?

As principais informações que podem ser acessadas por meio da ferramenta são:

  • dados sobre empréstimos e financiamentos em seu nome;

  • lista dos bancos e financeiras em que você tem conta ou outro tipo de relacionamento, como investimentos;

  • relação dos seus cheques que foram devolvidos;

  • consultar dívidas com órgãos públicos inscritas no Cadin Federal;

  • suas chaves Pix cadastradas em bancos, instituições de pagamento e outros;

  • informações sobre operações de câmbio e transferências internacionais que você realizou;

  • emissão de certidão de inexistência de contas em bancos (caso não tenha conta ativa em um banco).

Quem quer fazer login no sistema Registrato e consultar essas e outras informações financeiras pessoais deve seguir as orientações que vamos detalhar abaixo.

Para verificar se tem dinheiro esquecido em bancos, não é mais nesse site que você fará a consulta, e sim no novo serviço, o SRV (que vamos também explicar o funcionamento mais adiante).

Como fazer login no sistema Registrato

Para acessar o serviço do Bacen e ver seus relatórios, é só se cadastrar no sistema Registrato, em que é gerado um login Sisbacen.

Quem já tem login no Registrato pode acessar o sistema normalmente, mas existem outras maneiras de fazer login e utilizar o serviço. São elas:

De qualquer forma, quem já tem login no Registrato pode acessar o sistema normalmente, mas existem outras maneiras de fazer login e utilizar o serviço. São elas:

1. Com o login Gov.br

Se o usuário já tiver um cadastro no Sistema Gov.br, ele poderá utilizar esse login para acessar o Registrato sem ter de criar um novo cadastro exclusivo para isso. Porém, o BC alerta que o acesso com o cadastro Gov.br só está liberado para aqueles que tenham o nível prata ou ouro nesse sistema, que se refere ao nível de segurança do acesso.

O Portal Gov.br fornece acesso a serviços públicos digitais. O cadastro para ter a conta é gratuito e pode ser feito na área de login do Gov.br ou pelo aplicativo Gov.br, disponível para usuários de dispositivos móveis dos sistemas Android e iOS.

2. Pelo Internet Banking

Acessando o site do seu banco é só procurar a opção Registrato que você será encaminhado para o credenciamento na página do Banco Central.

Para esse tipo de acesso, uma frase de segurança será cadastrada. Ela serve para verificar se quem está se cadastrando é o titular das informações. É utilizada quando a pessoa física pretende fazer o seu cadastro no registrato utilizando o Internet Banking do banco.

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3. Pelo app do banco em que você tem conta

É só acessar o aplicativo do seu banco e procurando a opção Registrato que você será encaminhado para o credenciamento na página do Banco Central. Normalmente um PIN é gerado, liberando o acesso ao sistema do Bacen.

Essa opção está disponível nos aplicativos das seguintes instituições financeiras:

  • Banco do Brasil

  • Bradesco;

  • Caixa Econômica;

  • Itaú;

  • Santander;

  • Sicoob;

  • Sicredi.

4. Com certificado digital (e-CPF A1 ou A3)

Pelo seu computador, acesse o site do Banco Central e utilize o e-CPF para obter uma senha de acesso. Em seguida é só acessar o registro.

O e-CPF é uma identidade digital destinada a pessoas físicas. Nada mais é que seu CPF em versão digital e serve para identificar você no meio eletrônico, permitindo a realização de diversos serviços.

Para obter um e-CPF é necessário acessar o site da Receita Federal, neste endereço e preencher o formulário com suas informações.

Para a emissão do e-CPF são cobradas taxas que variam de acordo com o tipo de documento (se A1 ou A3).

5. Pelo 'Minha Vida Financeira':

Outra forma de acessar o serviço é pela seção “Minha Vida Financeira“, do próprio site do Banco Central. A partir dela o cidadão tem acesso à lista dos relatórios disponíveis e ao botão “Acesse o Registrato gratuitamente”, no topo direito da página.

Clicando nele, o usuário será redirecionado para uma página do Registrato em que poderá fazer o login (caso já tenha) ou criar um.

Esses são os principais caminhos para se ter acesso ao sistema Registrato.

Importante: não conseguir entrar no sistema Registrato não impede em nada que você verifique se tem dinheiro esquecido em banco ou não, já que essa consulta ocorre agora em outro sistema, o SVR (Sistema Valores a Receber).

Abaixo a gente explica o passo a passo para você descobrir se tem algum dinheiro disponível para saque em alguma instituição financeira. Confira!

Dinheiro esquecido em banco: como funciona o novo site do Banco Central?

Agora que você já entendeu o que é, para que serve, como funciona e como se cadastrar no sistema Registrato, vamos explicar sobre a nova ferramenta do BC, o Sistema Valores a Receber (SVR).

Ao longo da vida, abrimos contas em bancos, poupanças, investimentos e muitas vezes por algum motivo, algumas quantias acabam ficando nessas contas sem movimentação. É um dinheiro esquecido, mas que tem dono.

O objetivo do Sistema de Valores a Receber (SVR) é permitir que os cidadãos consultem se têm algum valor esquecido em bancos e outras instituições financeiras e que consigam sacar esse dinheiro.

Para se ter ideia, de 14 a 20 de fevereiro de 2022, mais de 102 milhões de pessoas físicas e jurídicas já haviam acessado a nova plataforma do Banco Central para conferir se tinham valores esquecidos em instituições financeiras.

No entanto, apenas 20%, pouco mais de 21,9 milhões de usuários, identificaram ter algum dinheiro a receber. E o valor médio da devolução, até o momento, é de R$285,71.

A expectativa do programa é que, nessa primeira fase, cerca de R$ 4 bilhões sejam devolvidos a aproximadamente 28 milhões de beneficiados.

Desde o dia 7 de março de 2022 os valores esquecidos já começaram a ser devolvidos aos cidadãos.

Como consultar se tenho dinheiro esquecido em banco? Confira o passo a passo

Confira como fazer essa consulta.

  1. O primeiro passo é acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br.

  2. Clique em “Faça a consulta” e digite o número do seu Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e sua data de nascimento.

  3. Aguarde! Em poucos segundos o site informará se você possui ou não valores esquecidos a receber.

  4. Se a resposta for NÃO, volte na data informada pelo sistema, quando as instituições terão enviado novos dados ao Banco Central (e pode ser que nessa nova consulta futura apareçam valores esquecidos por você).

  5. Caso seja informado que possui SIM dinheiro a ser resgatado, o SVR fornecerá uma data para que você entre novamente no sistema para consultar o valor e solicitar a devolução. Preste atenção na data informada e no horário do agendamento (das 4h às 14h ou das 14h às 24h). Não se preocupe, não há risco de perder o direito a esses valores. Eles continuarão guardados pelas instituições financeiras, esperando que você solicite a devolução. Caso você perca o agendamento, deverá recomeçar o processo do zero, repetindo a consulta no site e esperando o sistema informar nova data para o retorno.

  6. Quando chegar a data e horário do seu agendamento, clique na opção “Acessar meus valores a receber”. Nessa etapa será necessário digitar o login da conta Gov.br para verificar a quantia a receber e pedir a transferência do dinheiro. Portanto, se você ainda não tem uma conta Gov.Br, clique aqui, siga o passo a passo e crie sua conta!

  7. Logado, leia e aceite o Termo de Ciência.

  8. Aparecerão na tela: o valor a receber; a instituição que deve devolver o valor; a origem (tipo) do valor a receber; e informações adicionais, quando for o caso.

  9. Clique em uma das duas opções que o sistema mostrar e siga as orientações indicadas:

Opção 1: “Solicitar por aqui”:

A instituição devolverá o valor via Pix em até 12 dias úteis.

Selecione uma das suas chaves Pix e informe seus dados pessoais.

Guarde o número de protocolo, para entrar em contato com a instituição, se necessário.

Opção 2: Solicitar via instituição

A instituição não fará a devolução por Pix em até 12 dias úteis;

Você precisará entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado pela instituição para combinar a forma de devolução.

Pronto, processo finalizado!

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Cuidados ao solicitar o recebimento do dinheiro esquecido

Para evitar fraudes, o Banco Central deixou claro que o único site disponível para essa consulta e resgate é o valoresareceber.bcb.gov.br. É fundamental tomar muito cuidado para não entrar em páginas diferentes.

O BC também não entrará em contato com nenhum usuário, nem enviará links por SMS, Whatsapp, Telegram ou e-mail para confirmar dados pessoais ou tratar de valores a receber.

A única situação em que haverá contato com o correntista será no caso de a transferência não poder ser feita por Pix, mas a comunicação será feita pela instituição detentora do dinheiro, sem nenhum pedido de confirmação de dados ou de senhas.

O processo de resgate de valores esquecidos é gratuito e o usuário jamais deverá fazer qualquer pagamento para consultar o montante a receber nem para sacar o dinheiro. Qualquer pedido nessa linha será um golpe.

O que fazer com o dinheiro extra?

Recebeu o dinheiro que estava esquecido e não sabe o que fazer com ele? Sempre que uma renda inesperada surge, é fundamental pensar muito bem antes de tomar qualquer decisão.

Especialistas e educadores financeiros orientam primeiro verificar se tem alguma dívida em aberto. Se esse for o caso, quitar o que deve é o mais importante. Gastar o dinheiro com consumo significa perder a chance de regularizar sua situação financeira.

Aliás, gastar o dinheiro com consumo é a última coisa que você deve fazer. Os especialistas orientam aproveitar a renda extra para:

1. quitar dívidas;

2. colocar o dinheiro na sua reserva de emergência ou se não tiver, usar para começar a sua;

3. investir;

4. consumir produtos ou serviços.

Assim, se você tem alguma dívida, não deixe de aproveitar para quitá-la agora mesmo.

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Tudo esclarecido ou ainda restou alguma dúvida sobre registrato Banco Central e como verificar pelo Sistema Valores a Receber (SVR) se possui dinheiro esquecido em algum banco brasileiro?

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