Entrar

Os melhores cursos de educação financeira disponíveis no mercado

Tomar decisões referentes ao nosso dinheiro demanda estudo. Veja algumas opções de cursos de educação financeira gratuitos.

Porquinho com moedas para ilustrar os melhores cursos de educação financeira que estão disponíveis no mercado

colunista Fabiana Ramos
Publicado em: 18 de janeiro de 2022.

Saber lidar com o nosso dinheiro é essencial nos dias de hoje. Ter noção do quanto se ganha, do quanto se gasta, saber onde investir uma parte da sua receita para garantir seu futuro e fazer escolhas inteligentes é o que chamamos de educação financeira – que, resumidamente, é aprender a desenvolver um bom relacionamento com o dinheiro.

Esse tema está em alta ultimamente e ganhou mais espaço em 2020 e 2021, com a aparição da Covid-19, que nos obrigou a fechar as lojas e as empresas e a fazer lockdown. Tudo isso acabou afetando a economia e deixou muitas pessoas desempregadas, se vendo obrigadas a aprender “na marra” a fazer o dinheiro, que já era curto, se esticar para o mês inteiro.

É difícil passear e descer a tela pelas redes sociais sem se deparar com vários perfis de pessoas falando sobre bolsa de valores, reserva de emergência, renda fixa, renda variável etc. Se você não entende sobre o tema ou se deseja se aprofundar, listamos aqui alguns cursos de educação financeira para se informar sobre o assunto.

Cursos de educação financeira

O ensino a distância (EAD) se desenvolveu muito nos últimos meses graças à evolução da tecnologia e atingiu um nível de qualidade muito alto, por um preço muito mais acessível ou, em alguns casos, até mesmo de forma gratuita.

Esse formato de ensino proporcionou o acesso aos professores mais qualificados e aos melhores conteúdos, sobre os mais variados temas, de onde quer que o aluno esteja. O que antes era limitado pelo espaço físico de uma sala de aula, hoje está à distância de apenas uma tela e alguns cliques.

Os cursos online são ideais para quem quer adquirir conhecimento e se atualizar, mas não tem disponibilidade de tempo para se locomover ou estudar nos horários estabelecidos pela instituição.

Uma das maiores vantagens dos cursos é a facilidade de aprendizado, já que o aluno pode acessar a aula quantas vezes ele quiser, adequando seu horário e definindo seu ritmo de estudo, além de contar com um formato mais dinâmico e didático, com materiais de apoio de vídeos, imagens, gráficos, telas etc.

Existe uma variedade de temas de aulas em EAD, mas a seguir vou listar alguns dos cursos de educação financeira que considero mais interessantes. Veja:

· Trilha Financeira do Serasa Ensina

A Serasa oferece um curso de educação financeira gratuito em parceria com a Descomplica, a maior plataforma de educação online do Brasil.

Por meio desse projeto, a Serasa ajuda a tornar a educação financeira acessível para quem quer ter uma relação mais saudável com o dinheiro. Para isso, conta com a ajuda de diversos especialistas e influenciadores digitais do ramo, como a Mirna Borges, especialista em investimentos e criadora do canal Economirna e a Nath Finanças, também influenciadora do ramo.

Clique aqui para saber mais informações sobre o curso.

· Educação Financeira da Fudação Bradesco

Em uma sociedade com grande apelo de consumo, oferta de produtos e serviços e facilidade de crédito, mas que, ao mesmo tempo, não tem ganhos infinitos, nós precisamos saber como gastar, como ganhar e como guardar dinheiro.

Esse curso possibilita que você faça um planejamento financeiro e aprenda a gerenciar sua economia pessoal e seus hábitos de consumo.

Você aprenderá qual é o seu perfil financeiro, a fazer análises das suas despesas e elaborar um controle financeiro de qualidade, além dos conceitos básicos e fundamentais sobre investimento. Tudo isso de forma gratuita. Acesse aqui para conhecer o curso.

· Finanças Pessoais da Fudação Bradesco

Quando aprendemos a administrar melhor nossas finanças pessoais, fica mais fácil conquistar o equilíbrio financeiro. Esse equilíbrio é essencial para construirmos uma vida sustentável e, assim, alcançarmos um futuro mais tranquilo.

Essas ideias são a base da educação financeira. Para que possamos colocá-la em prática, precisamos prestar mais atenção em algumas questões do nosso dia a dia.

Este curso gratuito foi criado para apresentar dicas sobre como construir e administrar o seu orçamento pessoal e/ou familiar, além de mostrar como estabelecer um planejamento financeiro para definir objetivos e conquistá-los.

As aulas também abordam noções de investimentos e linhas de crédito para ajudá-lo a sair das dívidas, se esse for o seu caso. Confira aqui mais detalhes sobre o conteúdo.

· Cursos diversos da B3

A B3 Educação, braço de educação da bolsa brasileira, oferece mais de cinco cursos somente sobre finanças pessoais. Eles trazem ensinamentos importantes sobre como organizar suas finanças e identificar comportamentos nocivos no dia a dia, como funciona a previdência e outros tipos de investimentos e até como ensinar educação financeira para crianças e adolescentes.

Além do conteúdo dos cursos, o site também oferece várias outras formas de aprender, com vídeos, e-books e artigos. Confira aqui.

Além de todas essas opções de cursos de educação financeira gratuitos, também existem inúmeras alternativas de aprendizado na internet disponíveis em outros formatos, como no Youtube, por exemplo, para quem busca um conteúdo mais rápido e pontual, sobre um tema mais específico. A Serasa, por exemplo tem o canal Serasa Ensina (que você pode acessar clicando aqui) com vários vídeos novos toda semana, recheados de ensinamentos e dicas sobre finanças pessoais.

Os vídeos são curtinhos, objetivos e super fáceis de entender para você que não tem tempo a perder. Aproveite para maratonar o canal e começar o novo ano tirando suas metas financeiras do papel!

Além do Serasa Ensina, existem diversos outros canais de influenciadores e criadores de conteúdo do mundo das finanças. Na maioria dos casos, além dos vídeos gratuitos, você pode também adquirir seus cursos pagos sobre os temas de investimentos e finanças.

Já se você prefere aprender enquanto realiza outras atividades, como arrumar a casa ou durante o tempo em que está a caminho do trabalho ou da escola, tem a opção dos podcasts, que são conversas sobre um determinado tema com convidados especialistas naquele assunto, que você pode ouvir de onde estiver e quantas vezes quiser. Agora, se você é do time dos livros, você pode acessar esse artigo aqui e ver quais são os livros sobre educação financeira que eu mais indico.

A internet nos dá infinitas opções para adquirir conhecimento, nos formatos mais variados e diversificados possíveis, para todos os gostos. Escolha o que mais te agrada e se dedique a entender como fazer o melhor uso do seu dinheiro, de acordo com a sua realidade e seus sonhos. Bons estudos!