Entrar

Como economizar no casamento? 8 dicas para aproveitar o grande dia sem ficar no vermelho

Quer realizar a festa dos seus sonhos, mas sem prejudicar seu orçamento? Confira as dicas que preparamos para você.

Noivos segurando um porquinho de dinheiro para economizar no casamento

Foto Vanessa Ferreira
Publicado em: 17 de dezembro de 2021.

Realizar o sonho de casar é um privilégio que poucas pessoas têm, principalmente quando envolve um orçamento fora da sua realidade. Por isso, pesquisar formas de como economizar no casamento é uma saída interessante para não deixar o grande dia passar batido.

Também, não é para menos. Hoje em dia, com tudo custando tão caro, alguns casais desistem da festa antes só de imaginar o quanto custa um vestido de noiva, o bolo de casamento, buffet, docinhos etc.

Mas, como você já sabe, o planejamento é um importante aliado para tudo. E é claro que ele não te deixaria na mão, principalmente neste momento.

Então, para te ajudar a comemorar este dia de forma inesquecível e com as pessoas que te amam do seu lado, confira 8 dicas de como economizar no casamento para não entrar no vermelho.

É possível planejar um casamento gastando pouco?

A resposta para esta pergunta é sim, você pode e deve planejar seu casamento sem exagerar e se endividar.

Mas é preciso ter muita cautela para isso. Afinal, quando se busca referências em locais distintos da sua realidade, tudo começa a ficar absurdamente caro. Inclusive, há aquela frase clássica que todo casal comenta que é: falou que é casamento, já cobra duas vezes mais.

Então, calma, pois não precisa ser assim. Basta entender o seu orçamento, fazer um planejamento financeiro, buscar as referências certas e saber o que você não vai abrir mão. A partir daí, é mais fácil definir o tipo e o tamanho da sua festa.

A organização do casamento precisa estar de acordo com a realidade do orçamento do casal. Então, a primeira pergunta a se fazer é: quanto eu tenho condições de gastar para fazer um casamento?

Assim que tiver essa resposta, é hora de começar a reduzir os gastos desnecessários do dia a dia e focar no seu objetivo. E para realizar a cerimônia do jeito que sonhou, confira então as 8 dicas de como economizar no casamento.

Como economizar no casamento em 8 dicas

Antes de tudo, faça o possível para chegar no dia do casamento sem contas dele para pagar, principalmente se forem viajar de lua de mel na sequência. Se isso não acontecer, pense que a vida a dois já irá começar com dívidas e isso pode ser um problema na vida do casal.

Então, cada dica para economizar dinheiro deve ser levada muito a sério. Vamos lá?

1. O planejamento financeiro começa antes da lista de convidados

Primeiro vem o planejamento, antes mesmo da lista de convidados. Nele, inclua todos os possíveis gastos com o casamento e defina um valor máximo que pode gastar com cada item.

A partir daí, vale começar os orçamentos com os fornecedores e fechar somente com aquele que realmente estiver dentro do orçado. Mas atenção, cuidado com fornecedores que não tem a qualidade que seu casamento merece, combinado?

Leia também | Finanças para casais: 7 dicas para planejar o orçamento a dois

2. Avalie a lista de convidados

Qual o número de convidados que seu orçamento suporta? Fazer uma festa grande pode sim ser o sonho de muitas pessoas. Porém, não esqueça que, quanto mais gente, mais caro vai ficar o valor final.

Portanto, dê preferência aos amigos e familiares mais próximos e não convide ninguém por obrigação. Neste dia tão importante, somente merece estar com vocês quem realmente os ama.

3. Considere realizar um mini wedding

Já ouviu falar em mini wedding? Esta pode ser uma opção barata e incrivelmente romântica e íntima para encaixar este dia inesquecível dentro do seu orçamento.

Mini wedding é o nome em inglês para pequeno casamento. Ou seja, uma cerimônia mais intimista, com poucos convidados, onde a festa e a celebração são reservadas para os amigos e familiares mais próximos ao casal. Já considerou essa opção?

4. Anote o que você não abre mão

Ali no seu planejamento, já deixe destacado também tudo aquilo que você não vai abrir mão de ter. Assim, você já consegue reservar a maior parte do orçamento para isso e, caso seja necessário cortar algo da lista, estes destaques não correm o risco de ficar de fora.

5. Considere contratar um cerimonialista

Pode parecer supérfluo, mas um cerimonialista auxiliando na organização pode te ajudar a deixar tudo mais barato.

Estes profissionais são especialistas nisso e têm como atividade principal organizar casamentos. Imagine só quantas festas eles fazem acontecer por ano. Use e abuse dessa experiência para tornar a sua festa mais em conta.

6. Programe a lua de mel com antecedência

Vai viajar de lua de mel? Perfeito! Mas não deixe para escolher o destino, comprar a passagem e fechar a hospedagem na última hora, hein?

Tudo costuma ser mais caro, principalmente as passagens. Portanto, assim que já definir a data, comece a se preocupar com isso também.

7. Faça você mesmo

Há muitas coisas que podem ser feitas à mão pelo casal. Evite pagar por coisas simples e que é possível fazer, como lembrancinhas, arranjo de mesa, porta-guardanapo e outros.

Mas, atenção: considere o custo dos materiais e mão de obra na hora de analisar o preço de um profissional. Avalie também se a qualidade está de acordo com o que você espera para a sua festa.

8. Pechinche sem medo

Está conversando com fornecedores e fechando orçamentos? Pechinche! Essa dica é essencial para conseguir bons descontos.

Não tenha medo de negociar e apresente orçamentos de outros fornecedores para conseguir um desconto. Principalmente no momento pós-pandemia, em quase 40% das pessoas tiveram suas rendas familiares reduzidas – de acordo com pesquisa feita pela Serasa em parceria com a Opinion Box –, conseguir uma boa negociação se tornou mais fácil.

Carteira digital: a grande aliada da sua saúde financeira

Uma dica extra é utilizar as carteiras digitais para controlar seus gastos e organizar melhor o casamento. Com elas, é possível pagar contas, deixar o dinheiro guardado e mapear os gastos que podem ser cortados no dia a dia para sobrar mais dinheiro para a festa.

E além desses benefícios, a Carteira Digital Serasa ainda possibilita pagar boletos bancários em até 12 vezes. É fácil de usar, 100% segura e sem taxa de manutenção. E o melhor: mesmo depois do casamento, a Carteira Digital Serasa vai continuar ajudando na vida financeira do casal.

Viu só como é possível realizar seu casamento de forma econômica? Qual dessas dicas foi mais útil para você? Lembre-se que economizar, independentemente do motivo, é sempre importante para realizar sonhos e não entrar no vermelho.