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Azul Fidelidade: conheça as novidades do programa

Saiba o que mudou no programa de fidelidade da Azul Linhas Aéreas.

Publicado em: 29 de abril de 2024

Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Malas no aeroporto. Conceito de viagem. Renderização 3D

Azul Fidelidade é o programa de fidelidade da Azul Linhas Aéreas que, até 31 de março de 2024, era conhecido como TudoAzul.

Neste artigo, entenda o que mais, além do nome, mudou no programa de pontos da companhia aérea, quais as novas regras de qualificação e as principais alterações no novo regulamento.

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Por que o TudoAzul virou Azul Fidelidade?

O programa de fidelidade da Azul completou 14 anos em 2023 e conta com mais de 16,7 milhões de consumidores cadastrados.

De acordo com informações divulgadas pela companhia aérea, o objetivo das mudanças ocorridas no programa é “garantir uma experiência completa ao viajante, alinhada com as novas exigências do mercado para melhor atender os diferentes perfis de participantes”.

Por isso, o programa de pontos da Azul passou por uma revisão abrangente e em 1º abril de 2024 entrou no ar a nova versão, rebatizada como Azul Fidelidade.

  • Além do nome do programa, outras nomenclaturas passaram a ser adotadas. São elas:
  • ●       “Pontos TudoAzul” agora são “Pontos Azul”;
  • ●       “Categorias” agora são “Níveis”;
  • ●       “Conta TudoAzul” agora é “Conta Azul”;
  • ●       “Número TudoAzul” agora é “Número Azul”.

 

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Azul Fidelidade: quais as mudanças e novas regras

Segundo a Azul, entender o programa de fidelidade da Azul agora é mais fácil. Sendo três as principais mudanças:

  1. Funcionamento dos Pontos Qualificáveis

    Pontos qualificáveis são pontos que o consumidor junta para subir de nível no programa de fidelidade da Azul.

    Antes, os pontos qualificáveis eram acumulados de muitas maneiras, o que gerava bastante confusão.

    Agora, é possível ganhar pontos qualificáveis das seguintes formas:

    ●      Comprando passagens, fazendo upgrades no voo e com serviços adicionais para a viagem (a cada R$ 1 gasto, ganha-se 1 ponto qualificável);

    ●      Fazendo compras com o cartão Azul Itaú (a cada 10 pontos Azul, ganha-se 1 ponto qualificável);

    ●      Assinando o Clube Azul (a cada 10 pontos Azul, ganha-se 1 ponto qualificável).

    O que deixou de dar pontos qualificáveis, são:

    ●      Compra / Renovação / Transferência de pontos;

    ●      Transferência de bancos e parceiros;

    ●      Compras nos parceiros varejistas;

    ●      Compras na Azul Viagens.


  2. Regras e critérios para subir de nível na Azul

    Agora, existem dois caminhos principais para subir de nível no programa Azul Fidelidade. São eles:

    ●      Juntar trechos (conta como trecho qualquer viagem considerando origem - destino final, pagas em reais, em pontos ou em pontos +R$).

    ●      Acumular pontos qualificáveis (de acordo com as regras de acúmulo listadas no tópico anterior).

    É importante deixar claro que os pontos qualificáveis acumulados antes de 1º de abril de 2024 serão creditados nas contas dos participantes, conforme a regra anterior do programa. E os trechos voados e serviços comprados nesse período também serão creditados.

    Mas quantos trechos ou pontos qualificáveis são necessários para alcançar cada nível?

    Segundo as novas regras do Azul Fidelidade, para o Nível Básico, basta fazer o cadastro no site voeazul.

    Para o Nível Topázio é preciso ter juntado 6 trechos ou acumulado 6 mil pontos qualificáveis.

    Para o Nível Safira, é necessário ter juntado 10 trechos ou 10 mil pontos qualificáveis.

    E, por fim, para o Nível Diamante é preciso ter juntado 2 trechos ou 12 mil pontos qualificáveis ou ainda ter gasto R$ 25 mil com voos/upgrades/ serviços adicionais (Espaço Azul, Marcação de Assento, Bagagens extra, etc).


  3. Benefícios dos níveis Topázio, Safira e Diamante

    Com o Programa Azul Fidelidade é possível juntar pontos e trocar por passagens aéreas para todo Brasil (mais de 160 destinos) e também para destinos internacionais, fechar pacotes de viagens, ingressos para parques, produtos e vale-compras.

    Além disso, oferece acesso gratuito ao Lounge Azul, no aeroporto de Viracopos (Campinas - SP), embarque e check-in prioritários, passagem cortesia, espaço Azul (assentos mais confortáveis em voos domésticos) e despacho de bagagens extras grátis, compra de produtos diversos no Shopping Azul.

    Mas, dependendo do nível alcançado, benefícios distintos podem ser oferecidos. Para saber mais detalhes, é preciso consultar o site do programa.

    Leia também | O que é um programa de recompensas e como utilizar

Outras dúvidas sobre o programa Azul Fidelidade

Confira outras questões recorrentes sobre as mudanças no programa de fidelidade da Azul.

  1. Como funciona agora o aumento da validade dos pontos Azul?

    A validade dos pontos agora variam entre 2 e 5 anos, sendo o último para a o nível mais alto, conforme o esquema abaixo:​

    ●      Básico: 2 anos de validade dos pontos

    ●      Topázio: 3 anos de validade dos pontos

    ●      Safira: 4 anos de validade dos pontos

    ●      Diamante: 5 anos de validade dos pontos

    Lembrando que a nova regra é válida para pontos acumulados a partir de 1º de abril de 2024, considerando o nível do cliente no momento do acúmulo dos pontos.

    Assim, pontos obtidos até 31 de março de 2024 permanecem com a validade adquirida originalmente.​

    Pontos Azul obtidos por meio de produtos ou campanhas promocionais lançadas pela Azul ou parceiros, respeitarão a validade informada no regulamento do Produto e/ou Campanha.

    Antes da mudança a validade era de 2 anos para todos os clientes, exceto clientes do Clube Azul 20.000 e Azul Itaú Visa Infinite, cujos pontos não expiram.


  2. Como funciona o acúmulo de pontos em voos da Azul?

    A partir de 1º de abril de 2024 o acúmulo de pontos em voos nacionais e internacionais da Azul acontece da seguinte forma:

    ●      Básico: 1 ponto a cada real gasto;

    ●      Topázio: 2 pontos a cada real gasto;

    ●      Safira: 3 pontos a cada real gasto;

    ●      Diamante: 4 pontos a cada real gasto;

    Não haverá mais variação no acúmulo de pontos de acordo com a tarifa adquirida, como acontecia antes.

    Já o acúmulo de pontos qualificáveis para a mudança de categoria não muda, permanecendo 1 ponto a cada real gasto em passagens aéreas


  3. CPFs para o resgate de passagens no Azul Fidelidade. Como funciona?

    Com a mudança do programa da Azul, a carência para alteração dos CPFs cadastrados para o resgate de passagens com pontos Azul Fidelidade foi reduzida pela metade, de 60 dias para 30 dias para todos os clientes.

    Ou seja, a cada 30 dias é possível fazer a troca das pessoas para quem pode emitir passagens aéreas pelo programa.

    Além disso, houve também um aumento da quantidade de CPFs disponíveis para resgate, de acordo com a categoria do cliente:

    ●      Básico: 5 CPFs beneficiários (não muda)

    ●      Topázio: 6 CPFs beneficiários (1 CPF adicional)

    ●      Safira: 7 CPFs beneficiários (2 CPFs adicionais)

    ●      Diamante: 8 CPFs beneficiários (3 CPFs adicionais)

          

  4. Qual o valor máximo em pontos para voos nacionais da Azul?

    Com a mudança, a Azul anunciou que vai respeitar um limite de pontos na precificação de seus voos nacionais, que também irá variar de acordo com a categoria do cliente. Os valores são:

    ●      Básico: 130 mil pontos

    ●      Topázio: 120 mil pontos

    ●      Safira: 110 mil pontos

    ●      Diamante: 90 mil pontos

    Leia também | Como usar os pontos do cartão de crédito

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