Crédito direto ao consumidor: o que é como funciona

Tudo sobre crédito direto ao consumidor. Descubra como contratar empréstimo pela internet.

Retrato de uma garota feliz fazendo compras online do café

Publicado em: 2 de agosto de 2023

Autora: Elaine Ortiz


Crédito direto ao consumidor, conhecido como CDC, é um tipo comum de crédito que costuma ser concedido de forma mais desburocratizada. É uma solução prática, que facilita o acesso ao crédito.

Entenda como funciona, para quem é destinado, quais as vantagens e desvantagens e os cuidados envolvidos na operação. Além disso, saiba como contratar empréstimo pela internet.

Assista | Fatores para analisar antes de pedir empréstimo - Serasa Ensina


O que é crédito direto ao consumidor

Crédito direto ao consumidor (CDC) é diferente de empréstimo pessoal. Por definição, o CDC é um tipo de financiamento.

Isso significa que ele serve para o processo de compra de algum bem específico, como carro, equipamentos para um negócio, eletrodomésticos. O empréstimo tradicional, por sua vez, pode ser utilizado para qualquer fim.

Dessa forma, o CDC pode ser oferecido por bancos, financeiras e até mesmo pelas próprias lojas (quando o pagamento pode ser feito no crediário, por exemplo, ou financiado diretamente com o vendedor).

Trata-se, portanto, de um tipo de financiamento bem comum, que faz parte da vida de muitas pessoas diariamente.

Como funciona o crédito direto ao consumidor

Como o CDC é um tipo de financiamento, para ser concedido o cliente passa por uma análise de crédito e tem os valores liberados de acordo com sua capacidade financeira.

Dependendo do tipo de crédito direto ao consumidor que será concedido, essa análise pode ser mais ou menos rigorosa.

Por exemplo, para a aquisição de uma casa, por meio de financiamento imobiliário, a análise será bem detalhada. Para a compra de um eletrodoméstico em loja de departamento, essa análise pode ser mais simples.

Os valores emprestados devem estar dentro de um limite pré-aprovado pela empresa credora, seja banco ou financeira, seja loja com crediário. Cada empresa é responsável pela sua própria avaliação de acordo com o consumidor.

Dessa forma, as taxas de juros podem variar dependendo da situação do CPF da pessoa, do relacionamento da empresa com o cliente e de outros fatores internos de cada credor.

Leia também | Análise de crédito: o que é, para que serve e como é feita

Situações em que o crédito direto ao consumidor é utilizado

De forma geral, o crédito direto ao consumidor é uma alternativa buscada pelo consumidor sempre que ele não tem o dinheiro total para pagar uma compra à vista.

Assim, para viabilizar a operação, contrata-se algum tipo de CDC. A partir desse momento, o valor deverá ser devolvido parceladamente, pagando os juros determinados no contrato.

O crediário é uma forma muito comum de CDC. Nesse caso, quem concede o crédito não é um banco ou uma financeira, mas sim a própria loja, que tem autonomia para determinar as condições do crédito, incluindo os juros da operação e o prazo para pagamento.

Outro CDC amplamente utilizado no Brasil é o financiamento de casa ou carro por meio de instituições financeiras. Nesse caso, os juros aplicados podem ser menores, já que o bem adquirido serve como garantia de pagamento da dívida.

Leia também | O que é limite emergencial de crédito e como funciona

Quem pode contratar crédito direto ao consumidor

As opções de crédito direto ao consumidor existentes no mercado podem ser contratadas por pessoas físicas ou jurídicas, e existem produtos específicos para cada público. Por exemplo, um financiamento para empresas ou um cartão de crédito para pessoas físicas podem ter condições diferentes.

É preciso sempre verificar os critérios para concessão de crédito para a linha em que se tem interesse em contratar.

Vantagens e cuidados em relação ao crédito direto ao consumidor

Para o consumidor, a principal vantagem de efetuar uma compra por meio de uma linha de CDC é ter a possibilidade de antecipar o consumo, isto é, adquirir um produto ou serviço antes de ter o valor total para pagar por ele.

Para as empresas que concedem ofertas de CDC, é vantajoso porque a modalidade estimula o consumo, simplifica o crédito, aumenta o faturamento e fideliza o cliente.

O principal cuidado a ser tomado pelo consumidor que utiliza o CDC é o endividamento, caso não consiga arcar com o pagamento das parcelas.

Para as empresas que oferecem o CDC, o risco mais relevante é a inadimplência, ou seja, o não pagamento do crédito.

Para se ter ideia, no Brasil, de acordo com o Mapa da Inadimplência da Serasa, 71,45 milhões de pessoas estavam com dívidas negativadas em junho de 2023, quase metade da população adulta do país.

Instituições que podem conceder crédito direto ao consumidor

Bancos e financeiras podem conceder ofertas de crédito direto ao consumidor por meio de produtos como cartão de crédito, financiamento imobiliário, financiamento de veículos, entre outros. Lojas podem oferecer crédito direto ao consumidor por meio de crediário.

Como pesquisar, comparar e contratar crédito seguro pela internet

Quer encontrar o crédito ideal para seu perfil? Acesse o Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS para você de forma online e gratuita.

Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem sair de casa.

Havendo ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos.

Lembramos que não há garantias de que um empréstimo seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros.

Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se há ofertas de empréstimo disponíveis para você:

  1. Acesse o Serasa Crédito

    Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito.

  2. Complete seu perfil

    Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.

  3. Faça uma simulação

    Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

  4. Confira e compare as opções

    Se optou pela opção “empréstimo”, por exemplo, simule o valor desejado e confira as opções disponíveis, caso haja ofertas. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta".

  5. Finalize a contratação

    Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher a oferta ideal. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação de crédito, a contratação é finalizada de forma fácil e em poucos minutos.

    O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.