Financiamento de faculdade: como funciona e como solicitar

Entenda os tipos de financiamento de faculdade, os critérios exigidos, as vantagens e como fazer a solicitação.

se formando na faculdade através de financiamento


Autor: Sara Moreira

Publicado em 15 de fevereiro de 2023

O financiamento de faculdade pode ser uma boa solução para estudantes sem renda suficiente para pagar as mensalidades. Afinal, são anos de curso e nem sempre é possível trabalhar de forma integral para arcar com todas as despesas. 

Existem dois tipos de financiamento: aquele feito em bancos e instituições privadas de crédito e o financiamento público do governo federal, chamado de FIES.  

Confira neste conteúdo todos os detalhes sobre financiamento universitário, vantagens e como solicitar. 

O que é financiamento de faculdade

Também chamado de crédito estudantil ou financiamento estudantil, é um empréstimo que o estudante faz para pagar as mensalidades de instituições de ensino particulares

Ele é concedido tanto pelo governo (no caso do FIES) quanto por bancos privados, conforme explicaremos logo mais.  

Assista | Renegociação de dívidas do FIES

Como funciona o financiamento estudantil

Ao ter um financiamento universitário, o banco que emprestou o dinheiro paga o valor total (ou parcial) da faculdade, enquanto o estudante devolve o valor ao banco em parcelas acrescidas de juros. 

O financiamento estudantil pode ser solicitado antes ou depois do ingresso na universidade. Os valores podem variar – desde uma parte até o valor total do curso. Por isso, os contratos e condições de pagamento são diferentes, de acordo com cada caso. 

Quais os tipos de financiamento de faculdade?

Existem duas formas de pegar empréstimo para pagar a faculdade: o financiamento privado e o financiamento público – este por meio do FIES. 

Financiamento estudantil privado 

Bancos e instituições privadas oferecem financiamento universitário. É o caso, por exemplo, do Banco BV, Bradesco e Itaú.  

Outra possibilidade é o Pravaler, uma instituição financeira especializada em financiamento universitário. Ele pode ser utilizado tanto para pagar faculdades presenciais ou a distância, nos níveis superior, técnico e até pós-graduação.   

Financiamento estudantil público – Novo FIES 

O FIES foi recentemente reformulado e desde 2018 apresenta 3 modalidades de financiamento:  

  • Modalidade 1: empréstimos com juro zero para estudantes com renda per capita mensal familiar de até 3 salários mínimos. Recursos liberados pela União e gerenciados pela Caixa Econômica Federal. 
  • Modalidade 2: para estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste que têm renda per capita mensal familiar de até 5 salários mínimos. Recursos liberados pelos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.  
  • Modalidade 3: estudantes de todo o Brasil com renda per capita mensal familiar de até 5 salários mínimos. Recursos liberados pelo BNDES.  

Leia também | Pravaler: saiba tudo sobre financiamento privado para educação 

Quais as vantagens de um financiamento universitário?

Eis alguns benefícios para aderir ao financiamento de faculdade:  


• As parcelas do financiamento de faculdade são criadas de acordo com a situação econômica do estudante. Elas não podem comprometer a renda familiar. 

• A carência (prazo para começar a pagar) costuma ser alta. Em alguns casos, o estudante começa a pagar pelo empréstimo somente depois de formado. 

• É uma chance de se formar em uma boa faculdade privada, mesmo tendo renda baixa. 

• É uma boa oportunidade para estudantes que queiram ingressar em cursos caros, como Medicina

Como solicitar um financiamento para pagar a faculdade?

Como solicitar um financiamento para pagar a faculdade? 

Para solicitar um financiamento universitário, a primeira dica é entrar em contato com a própria instituição de ensino superior. Algumas delas já têm convênios com bancos e outras empresas de crédito e conseguem fazer o encaminhamento necessário do aluno. 

De maneira geral, será preciso entrar em contato com o banco (pode ser pelo site oficial) e preencher os dados solicitados para o financiamento. O estudante passará por análise de crédito e, se estiver dentro dos critérios, o financiamento é aprovado. 

É importante checar bem as condições de pagamento, taxas de juros e carência. 

No caso do Novo FIES, além do critério da renda, o estudante também precisa ter feito acima de 450 pontos no Enem, não ter zerado a prova de redação e se inscrever no financiamento dentro do prazo indicado.  

Para solicitar o FIES: 

• acesse a página do sistema de inscrição do FIES

• verifique as datas de abertura das inscrições no edital; 

• faça login com o cadastro feito no site do governo federal

• após ser automaticamente direcionado ao sistema de inscrição, preencha as informações solicitadas; 

• aguarde o resultado para saber se o financiamento foi aprovado ou não. 

Serasa Crédito: encontre opções de empréstimos de acordo com o seu perfil

Quer encontrar o crédito ideal para o seu perfil? Basta acessar o Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS para você de forma online e gratuita.  

Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem precisar sair de casa. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos. 

Lembramos que não há garantias de que um empréstimo seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros.  

Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se existem ofertas de empréstimo disponíveis para você:

  • Acesse o Serasa Crédito Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito. 

  • Complete seu perfil Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito. 

  • Faça uma simulação Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras. 

  • Confira e compare opções Se optou pela opção “empréstimo”, simule o valor desejado e confira as opções disponíveis, caso haja ofertas. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta". 

  • Finalize a contratação Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher a oferta mais interessante. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação de crédito, a contratação é finalizada de forma fácil e em poucos minutos. 

    O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.