Milhas têm validade? Saiba como funciona o benefício

Descubra se milhas expiram e saiba o que fazer para evitar que isso aconteça.

Cartões de crédito e passaportes em fundo de madeira. Pagamento eletrônico para férias e conceito de viagem. Ilustração 3d

Publicado em: 25 de julho de 2023

Autora: Elaine Ortiz


É verdade que milhas têm validade? Neste conteúdo, vamos explicar tudo o que é preciso saber sobre a validade das milhas dos principais programas de fidelidade das companhias aéreas. Confira!  

Assista | Como acumular milhas no cartão de crédito?


Afinal, milhas têm validade ou não?

Sim, a maioria dos programas de fidelidade de cartões e companhias aéreas que oferecem milhas (ou pontos que podem ser convertidos em milhas) têm prazo de validade para utilização. Normalmente esse prazo é de 24 a 36 meses.

Sem saber dessa informação ou por não conseguir se organizar para utilizar as milhas, é muito comum que as pessoas deixem de usar o benefício.

De acordo com dados do Banco Central, os brasileiros perderam 39,2 bilhões de pontos do cartão de crédito ao longo dos últimos 12 meses (até o segundo trimestre de 2022).

De acordo com o levantamento, o volume de pontos desperdiçados daria para emitir 2,45 milhões de passagens aéreas de ida e volta entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Leia também | Qual o melhor cartão para milhas? Conheça 6 opções!

Prazos de validade das milhas em cada companhia

Cada companhia aérea tem seu próprio programa de recompensas e, portanto, suas próprias regras e condições para utilização das milhas.

Os principais programas de fidelidade das companhias aéreas no Brasil são:

  1. Latam (Latam Pass Multiplus)

    Na Latam Pass os prazos de validade padrão são:

    ●     Voos LATAM: 24 meses a partir da data de acúmulo de cada voo.

    ●     Companhias aéreas parceiras e parceiros associados (não aéreos): 24 meses a partir da data de cada acúmulo.

     

  2. Gol (Smiles)

    O programa da Gol envia todos os meses uma newsletter a cada cliente com o saldo e as informações sobre milhas próximas a expirar. Além disso, o aplicativo tem um serviço que permite estender a validade das milhas por 30 dias, 60 dias ou até 90 dias. 

    Por padrão, o prazo de validade das milhas Smiles são:

    ●     3 anos (para clientes Smiles e Prata);

    ●     4 anos (para clientes Ouro);

    ●     10 anos (para clientes Diamante).

     

  3. Azul (TudoAzul)

    A data de acúmulo do ponto no programa TudoAzul é validada no dia do voo e as pontuações expiram em 24 meses.

    Leia também | Como funcionam os pontos no cartão de crédito e como acumular

O que fazer para não perder as milhas acumuladas

Quem não quer perder, por conta da validade, as milhas que acumulou com o cartão de crédito ou em programas de milhas tem algumas opções de uso. As principais são:

  1. Emitir passagem aérea

    Emitir passagem aérea costuma ser o melhor custo-benefício e o uso ideal das milhas. Uma vantagem é poder emitir passagens para uma data futura à data da expiração dos pontos. No entanto, caso não realize a viagem e solicite o reembolso da passagem, os pontos vão voltar para a validade original.


  2. Transferir as milhas para um programa parceiro

    Quem tem pontos de cartão de crédito próximos do vencimento pode transferi-los para um programa parceiro e ter a validade da pontuação renovada de acordo com as regras do novo programa e da data de transferência.

    É possível também transferir milhas dos programas das companhias aéreas para programas de hotéis.


  3. Participar de promoções e transferir as milhas

    Outra opção é acompanhar as promoções de bônus na transferência de pontos entre programas de cartão de crédito para companhias aéreas. É uma boa forma de livrar os pontos do vencimento e ainda ganhar bônus relevantes (dobrar a pontuação, por exemplo).


  4. Vender as milhas

    Existem diversos sites que promovem a venda de milhas (a cotação varia dependendo do site). Para realizar a venda dos pontos, é preciso se cadastrar no site e cadastrar a conta do programa do qual deseja vender os pontos.

    Leia também | Como vender pontos do cartão e conseguir renda extra


  5. Transferir as milhas para outras pessoas

    Alguns programas, como o Tudo Azul e Smiles, permitem a transferência de pontos entre contas. Cada programa tem suas regras e custos diferentes para isso, mas pode valer a pena quando as milhas estiverem perto do vencimento ou quando é preciso completar a quantidade necessária de pontos para emissão de uma passagem.


  6. Trocar por produtos

    A troca por produtos é uma forma prática e rápida de consumir os pontos que estão perto de expirar. No entanto, não costuma compensar (geralmente as milhas valem mais que os produtos oferecidos).

    Leia também | Como conseguir milhas: dicas práticas

É possível recuperar milhas que venceram?

Sim, alguns programas permitem recuperar as milhas expiradas.

O Smiles permite a reativação de milhas expiradas nos últimos 90 dias, enquanto o Latam Pass e o TudoAzul permitem a renovação de pontos expirados nos últimos 180 dias.

Como pesquisar, comparar e contratar cartão pela internet

Quer encontrar o crédito ideal para seu perfil? Acesse o Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de forma online e gratuita.

Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem sair de casa. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos.

Lembramos que não há garantias de que um cartão de crédito seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros.

Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se existem cartões disponíveis para você:

  1. Acesse o Serasa Crédito

    Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito.

  2. Complete seu perfil

    Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.

  3. Faça uma simulação

    Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

  4. Confira e compare opções

    Se a opção for “cartão”, por exemplo, confira as opções recomendadas para você, caso haja ofertas. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerão o limite disponível, informações sobre anuidade e benefícios. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta".

  5. Escolha a melhor oferta e finalize a contratação

    Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher o cartão que considerar ideal. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação do crédito, a contratação será finalizada de forma fácil e em poucos minutos.

    O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de cartão de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.

Agora você já sabe que sim, as milhas têm validade e que é possível “salvá-las” do vencimento fazendo usos diferentes da pontuação acumulada. Se gostou do conteúdo, continue acompanhando o blog da Serasa. Até a próxima!