Como acumular milhas no cartão de crédito em 4 passos

Quer saber como acumular milhas no cartão de crédito mais rápido? Confira 4 dicas para turbinar a pontuação.

Casal fazendo uma pesquisa e vendo como acumular milhas no cartão de crédito em 4 passos


Autor: Elaine Ortiz

Publicado em 21 de novembro de 2022

Saber como acumular milhas no cartão de crédito rapidamente ajuda a reduzir gastos com passagens aéreas ou até mesmo a viajar de graça. 

Continue a leitura para entender como funciona a pontuação e o que fazer para usar o programa de milhagem do cartão da melhor forma possível.

Assista | 5 benefícios do cartão de crédito

Por que saber como acumular milhas no cartão de crédito é importante?

Os programas de milhas nasceram nas companhias aéreas com objetivo de fidelizar o consumidor, ou seja, manter a recorrência na utilização dos serviços. Afinal, ao oferecer algo em troca, as chances de essa pessoa manter seu consumo naquela companhia aumentam consideravelmente. 

Com o passar dos anos, as companhias aéreas foram se associando a cartões de crédito para oferecer esse benefício a mais pessoas, e a estratégia deu muito certo! Hoje, usar o cartão de crédito no dia a dia é a forma mais fácil de acumular milhas. Por isso existem no mercado muitos cartões que oferecem esse benefício. 

É importante saber como acumular milhas no cartão porque muitas pessoas têm acesso a cartões que já oferecem esse benefício, mas não fazem ideia de como aproveitá-lo corretamente.   

Leia também | Como funcionam os pontos no cartão de crédito e como acumular

Conheça o Portal do Crédito Consciente

A Serasa preparou um manual para você aprender a lidar com o crédito de maneira mais saudável e evitar o superendividamento.

Milhas e pontos: qual a diferença?

Muita gente confunde milha com ponto e acredita que são a mesma coisa, mas não são. Os pontos são como uma moeda própria de um programa de incentivo específico e são acumulados de acordo com o valor gasto na fatura do cartão de crédito. O saldo fica vinculado ao CPF do titular do cartão. 

A maioria dos programas de fidelidade usa o dólar como referência para a conversão de pontos, por isso a cotação da moeda no dia do fechamento da fatura embasa o cálculo. 

E o que os pontos têm a ver com as milhas? É que, após acumular saldo suficiente no programa de pontos, o titular do cartão pode trocar os pontos por recompensas, incluindo as milhas, que trarão o benefício do desconto nas passagens aéreas. É por isso que a confusão acontece.  

Como ganhar milhas com cartão de crédito

O primeiro passo para acumular milhas no cartão de crédito é ter um cartão que ofereça essa possibilidade. É preciso verificar diretamente com a emissora do cartão se esse benefício faz parte do produto.  

Depois, é necessário fazer o cadastro em um programa de pontos que tenha milhas como opção de recompensa. Após ativar o cadastro, os gastos serão convertidos em pontos e é possível acompanhar o saldo pelo site ou aplicativo do programa. 

Quando atingir o limite necessário, o sistema permitirá solicitar a troca dos pontos por milhas. O processo para fazer a transferência varia conforme o programa. Latam Pass, da Latam, Smiles, da Gol, e TudoAzul, da Azul, são os principais programas de milhagens de companhias aéreas no Brasil.  

5 dicas para acumular mais pontos e converter em milhas

Viajar é bom, mas viajar com passagem barata ou até mesmo grátis é melhor ainda. Saiba que existem estratégias para acelerar o acúmulo de milhas no cartão. Abaixo a gente apresenta 5 dicas para turbinar os pontos e juntar milhas no cartão de crédito mais rápido.

1. Encontre um cartão que ofereça boa pontuação por real ou dólar gasto

É fundamental se atentar que não é todo cartão de crédito que acumula pontos que podem ser convertidos em milhas. E mais: a quantidade de pontos acumulados por real ou dólar gasto é variável de cartão para cartão.  

Assim, é preciso entender as regras do produto financeiro e avaliar se o valor que se paga de anuidade é condizente com os benefícios do cartão. 

Geralmente os cartões que mais convertem gastos em milhas são os conhecidos como “premium”, voltados a um público de alta renda. O mercado, porém, está cada dia mais democrático e já oferece cartões mais básicos, para públicos com rendas mais baixas, que também acumulam milhas. 

Os bancos costumam usar o dólar como moeda de referência para juntar pontos e o consumidor acumula 1 ponto a cada US$ 1 gasto no cartão de crédito. Mas, em alguns cartões, pode-se chegar ao acúmulo de 3,5 pontos a cada dólar gasto. Por isso é importante encontrar um cartão que caiba em seu orçamento e converta a maior quantidade de pontos possíveis. 

2. Cadastre-se no programa de milhas e fique de olho em promoções

Ok, seu cartão oferece o benefício de milhas, mas se você não se cadastrar no programa não acumulará nada. No caso de ter um cartão apto aos programas de recompensa será necessário entrar em contato com a administradora. Em alguns casos esse procedimento também pode ser realizado por meio dos serviços de internet banking. 

Depois que o cadastro é feito, é importante ficar de olho nos informativos que receber do programa e visitar o site sempre que possível. Vale se cadastrar na newsletter e sempre abrir as mensagens que receber. Isso ajuda a ter conhecimento das promoções de transferências de milhas dos cartões de crédito para os programas de fidelidade em períodos promocionais, que ocorrem várias vezes ao ano. 

Nesses eventos, é possível acumular 50%, 100% ou até 120% de bônus transferindo pontos dos cartões de crédito em época de Black Friday, por exemplo. Ou seja, a quantidade de pontos dobra em um dia. 

3. Faça compras online em lojas que oferecem milhas

Se estiver precisando adquirir qualquer produto, dê preferência a compras pela internet, nas lojas parceiras do programa de fidelidade utilizado. É uma forma muito prática de também transformar suas compras em milhas e grandes varejistas, como Magazine Luiza, Centauro, Polishop, Dafiti, Netshoes, entre outros, converte sua compra em milhas quando você adquire algum produto. 

Apenas confirme se as lojas continuam parceiras do programa que você utiliza ou se a parceria foi descontinuada, isso ocorre frequentemente e a rotatividade é normal

4. Utilize um acelerador de pontos

É preciso fazer as contas para saber se compensa aderir a um acelerador de pontos ou não. Esse tipo de ferramenta, criada pelos emissores de cartão de crédito, permite acumular até o dobro dos pontos. No entanto, para obter esse benefício é preciso pagar uma taxa adicional ao valor da fatura do cartão ou uma mensalidade fixa. Ou seja, pagar para ter o bônus. Avalie!  

Leia também | Qual o melhor cartão para milhas? Conheça 6 opções! 

Cartão de crédito com milhas: como encontrar o ideal?

Será que consigo mesmo acumular milhas com o cartão que já utilizo? Essa é uma dúvida muito recorrente. Isso acontece porque muitas pessoas não têm conhecimento de todos os benefícios que seu cartão possui. E aí, muitas vezes faz um uso muito básico de um cartão muito completo, por exemplo.  

Se perceber que precisa contratar outro cartão, que tenha um custo-benefício melhor e ainda permita acúmulo de milhas, saiba que você pode contar o Serasa Crédito para fazer essa busca. 

Confira o passo a passo para utilizar o Serasa Crédito, o serviço de crédito da Serasa que pesquisa, compara e recomenda as melhores opções de cartão de crédito para você com base no seu perfil financeiro e necessidades. 

Basicamente, você preenche seus dados uma única vez e o Serasa Crédito fica com todo o trabalho de pesquisa. Depois, é só você avaliar as opções disponíveis no mercado para o seu CPF e, se tiver ofertas, pode contratar o cartão na hora.  

Aproveite para fazer uma simulação e solicitar seu cartão de crédito na Serasa. Continue acompanhando os conteúdos exclusivos sobre finanças e educação financeira no blog da Serasa