O que é CVV do cartão e para que serve?

Todo cartão traz um código de segurança. Sempre que fazemos uma compra online, ao preencher os dados para o pagamento do item adquirido, o CVV é solicitado. Mas você sabe o que é CVV do cartão de débito e crédito?

cartão de credito

Autor: Sara Moreira

Publicado em 14 de setembro de 2022

Todo cartão traz um código de segurança. Sempre que fazemos uma compra online, ao preencher os dados para o pagamento do item adquirido, o CVV é solicitado. Mas você sabe o que é CVV do cartão de débito e crédito?

 Entenda tudo agora mesmo!

O que é CVV do cartão?

CVV é um código de segurança composto por números e que está presente em todos os cartões.

Em inglês, a sigla CVV significa Card Verification Value, ou seja, Valor de Verificação do Cartão.

Dependendo da bandeira do cartão, a sigla pode ser diferente: nos cartões da bandeira Visa, por exemplo, ele se chama CVV, mas na bandeira Mastercard ele aparece como CVC (Card Verification Code).

O objetivo é sempre o mesmo: oferecer uma opção extra de segurança ao fazer compras online. E não é para menos.

Pesquisa da Serasa Crédito realizada em abril de 2022 aponta que os brasileiros utilizam com frequência cartões de crédito e débito para pagamentos. Do total de entrevistados, 47% têm quatro cartões de crédito ou mais.

Portanto, é importante saber o que é CVV do cartão de débito e crédito. Dessa forma, você aumenta a segurança ao realizar compras online

Assista

Comprar online com segurança

Para que serve o CVV?

Ao fazer uma compra online, seja em site, seja em aplicativo, na hora de finalizá-la é necessário informar o CVV. Ele é como a senha que você digita nas compras em lojas físicas.

A principal função do CVV é evitar o número de fraudes nas compras, principalmente nas realizadas pela internet.

Em outras palavras, esse código de verificação substitui a senha nas compras online. Enquanto nas lojas físicas você digita a senha do cartão na maquininha, nos e-commerces precisa digitar o CVV.

Agora ficou mais clara a importância do CVV, não é mesmo?

 

Leia também: 6 dicas práticas para fugir dos juros rotativos do cartão de crédito.

Onde fica o CVV no cartão?

Na maioria dos modelos de cartão, o CVV fica na parte de trás do cartão de crédito e débito. É composto por três dígitos (por exemplo: 123).

Porém, em outros modelos de cartão, como os da bandeira Amex (American Express), o CVV tem quatro dígitos e se localiza na parte da frente.

Os cartões de crédito virtuais têm CVV?

Vimos que o CVV no cartão de débito e crédito garante mais segurança para as compras virtuais, já que substitui a tradicional senha que a gente digita nas maquininhas físicas.

Com o surgimento dos cartões de crédito virtuais, fica a dúvida: existe CVV neles?

Um cartão de crédito virtual é o espelho do cartão de crédito físico (mas com numeração diferente), que se localiza no aplicativo ou sistema do banco e você pode utilizar uma única vez a cada compra. Após o uso, ele se torna inválido.

Nesse caso, sim, o cartão de crédito virtual possui CVV, mas ele é alterado sempre que um novo cartão virtual é criado.

Existe a modalidade de cartão de débito virtual, que também conta com o código de verificação.

Saiba mais

Assista sobre o golpe de pix

Mas o CVV é realmente seguro?

Sim, o CVV é um código seguro. Sempre que você recebe um novo cartão, ele vem com a numeração, que é conhecida apenas pelo dono do cartão e deve ser mantida em segurança.

O número CVV está registrado apenas no cartão, ou seja, não está em nenhum outro lugar, em papel ou outro formato.

Além disso, após realizar as compras, ele não aparece em recibos ou extratos.

Diferentemente dos outros dados do cartão, o CVV não fica em destaque nele justamente para não chamar a atenção.

Confira também: Acesse o Serasa Premium para monitorar seu CPF e ajudar a proteger seus dados de possíveis fraudes.

Dicas para proteger o CVV do cartão

Bom, vimos que o CVV é um código seguro e que está gravado apenas no cartão – então, consequentemente, é preciso protegê-lo, certo?

Afinal, por mais que a finalidade do CVV seja evitar fraudes, ele ainda está em uma parte visível do cartão. Por isso, é importante mantê-lo seguro para não ser vítima de golpes.

Imagine a seguinte situação: você tem o cartão clonado, furtado ou roubado. Para piorar, o golpista tem acesso ao número do seu CPF. Com esses dados, é possível realizar uma compra online sem dificuldade.

Por outro lado, mesmo se a pessoa tiver acesso ao número do cartão, mas não aos demais documentos e códigos, essa ação é bem mais difícil de acontecer. Por isso, é muito importante deixar seu cartão em locais seguros e próximos a você.

Confira algumas dicas simples e práticas de segurança:

 

  • •  Guarde o cartão de crédito e débito em local seguro.
  • •  Não compartilhe o seu cartão com outras pessoas, mesmo que sejam conhecidas.
  • •  Não digite o CVV em computadores públicos.
  • •  Antes de comprar online, sempre verifique se o site possui o certificado de segurança (aquele cadeado que fica ao lado do endereço no navegador).
  • •  Mantenha o antivírus do seu computador ou dispositivo móvel atualizado.
  • •  Não fotografe o seu cartão.
  • •  Não informe o CVV do seu cartão a ninguém (cuidado com os golpes via telefone e internet).

 

E então? Você já coloca todas essas dicas em prática?

Agora que você já sabe o que é CVV no cartão, a importância desse código e como protegê-lo, saiba que a Serasa Crédito reúne em um só lugar opções de cartão de crédito de diversas empresas parceiras (como bancos e mercados), com benefícios exclusivos.

 Acesse agora mesmo a página do Serasa Crédito para fazer a sua simulação e conferir qual cartão está disponível para você (sujeito a análise de crédito).