Cartão clonado: quem paga a conta?

Tire suas dúvidas sobre clonagem de cartão de crédito e saiba como se proteger e não ser vítima do crime.

Fraude de cartão de crédito, conceito de phishing em uma tela de smartphone

Publicado em: 3 de agosto de 2023

Autora: Elaine Ortiz


“Cartão clonado: quem paga a conta”? Essa pergunta é comum para quem passou pela situação ou tem receio de ter de lidar com ela. Com o aumento de casos de clonagem de cartão de crédito, é importante conhecer mais sobre esse crime.

Assista | 3 tipos de golpes que você precisa ficar sempre alerta!


Cartão clonado: o que é

A clonagem de cartão de crédito é um dos golpes financeiros mais comuns que acontecem no Brasil.

Segundo estudo da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) de abril de 2023, 31% dos brasileiros afirmaram já terem sido vítimas de algum golpe financeiro ou tentativa, sendo a clonagem ou troca de cartões de crédito o mais recorrente, relatado por 50% dos entrevistados.

Clonar um cartão quer dizer fazer uma cópia. O golpe é tradicional, existe desde que os cartões tinham tarja preta magnética no verso com informações como nome do titular, número do cartão, data de vencimento e código de segurança (CVV).

Na época, ele era aplicado quando o usuário passava o cartão em uma maquininha ou realizava saque em caixa eletrônico. Os golpistas adaptavam um sistema de clonagem nesses equipamentos e, a partir daí, tinham os dados das pessoas e conseguiam fazer compras com aquele cartão.

Hoje em dia, com uso cada vez mais frequente de cartões em compras online, a clonagem é mais tecnológica, mas continua existindo. Os golpistas descobriram novas formas de capturar essas informações por meio de links maliciosos, por exemplo, disparados por e-mail ou mensagens no celular. O intuito é o mesmo: utilizar o cartão da vítima em compras.

Leia também | O banco pode bloquear meu cartão de crédito? Entenda

Como saber se um cartão foi clonado

É possível saber se um cartão foi clonado ao consultar a fatura e não reconhecer uma ou mais compras.

Se isso acontecer, é preciso entrar em contato com a operadora do cartão no mesmo instante e pedir o cancelamento do cartão.

Quanto mais rápido for solicitado o cancelamento do cartão, melhor. Afinal, quem está cometendo o crime vai tentar gastar o máximo que puder com o cartão clonado.

Por isso é interessante cadastrar o celular para receber SMS a cada compra feita com o cartão. Assim, é possível notar mais rapidamente qualquer movimentação estranha com ele.

Cartão clonado: quem paga a conta?

Em geral não é responsabilidade do titular do cartão arcar com os gastos feitos por meio de clonagem, mas sim da operadora do cartão, já que a clonagem é considerada erro de segurança da empresa.

Por isso, mesmo se a fatura já tiver sido paga, é possível solicitar o reembolso do pagamento das compras feitas ilicitamente. 

Porém, será necessário conseguir comprovar à operadora do cartão que realmente o gasto foi feito por um golpista que clonou o cartão, e esse processo pode levar tempo.

Por esse motivo, a recomendação dos advogados e especialistas em segurança, quando o assunto é cartão clonado, é pagar a conta na data correta de vencimento e buscar o estorno depois.

Isso porque, enquanto não for comprovado que o cartão foi clonado, o pagamento será de responsabilidade do consumidor. A falta de pagamento pode comprometer a organização financeira devido aos juros do cartão.

Leia também | Pagar por aproximação no celular é seguro?

O que fazer se tiver o cartão clonado

Caso aconteça, é recomendável tomar estas ações:

  • ●      Informe o ocorrido à operadora de cartão de crédito e peça o bloqueio ou cancelamento do cartão na hora.
  • ●      Registre um boletim de ocorrência relatando em detalhes o que aconteceu com o cartão.
  • ●      Identifique e liste todas as compras feitas de forma ilícita e informe o cartão de crédito que não as reconhece.
  • ●      Se a análise não tiver terminado até o vencimento da fatura, pague a conta para evitar problemas. Havendo a comprovação, o valor será ressarcido pelo banco.


Leia também | Como fazer compras online com segurança

Dicas de segurança para evitar ter o cartão clonado

Para evitar ter de pagar uma conta que não é sua, é importante ter alguns cuidados para se proteger do golpe da clonagem. Os principais são:

  1. Prefira utilizar cartões virtuais ao fazer compras online.

  2. Não deixe os dados do cartão salvos na internet (caso a senha seja vazada, fica mais fácil para um golpista efetuar compras com os dados).

  3. Habilite alertas no celular para ser informado sobre tentativas de compras com seu cartão.

  4. Nunca deixe a senha do cartão junto com ele, colada em post-its por exemplo. Não tire foto do seu cartão, principalmente do verso, em que consta o CVV.

  5. Não clique em links desconhecidos por e-mail, SMS ou WhatsApp, nem realize cadastros em sites suspeitos.

  6. Monitore seus cadastros na internet sempre.

Tem como saber quem clonou o cartão de crédito?

Geralmente não é possível saber exatamente quem clonou o cartão de crédito. As instituições financeiras são apenas obrigadas a restituir o valor gasto irregularmente, mas não devem divulgar mais informações sobre o ocorrido.

Como contratar cartão de crédito pela internet de forma segura

Quer encontrar o crédito ideal para seu perfil? Acesse o Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de forma online e gratuita.

Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem sair de casa. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos.

Lembramos que não há garantias de que um cartão de crédito seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros.

Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se existem cartões disponíveis para você:

  1. Acesse o Serasa Crédito

    Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito.

  2. Complete seu perfil

    Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.

  3. Faça uma simulação

    Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

  4. Confira e compare opções

    Se a opção for “cartão”, por exemplo, confira as opções recomendadas para você, caso haja ofertas. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerão o limite disponível, informações sobre anuidade e benefícios. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta".

  5. Escolha a melhor oferta e finalize a contratação

    Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher o cartão que considerar ideal. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação do crédito, a contratação será finalizada de forma fácil e em poucos minutos.

    O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de cartão de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.

Agora você já sabe tudo sobre cartão clonado, certo? E como proceder caso seja vítima deste tipo de golpe. Se gostou do conteúdo, continue acompanhando o blog da Serasa. Até a próxima!