Perdeu a data do Saque-Aniversário?
Não se preocupe, pelo Serasa Crédito você pode sacar quando essa grana quando quiser.
Publicado em: 17 de maio de 2022.
Você trabalha ou já trabalhou como CLT e tem dinheiro parado no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o famoso FGTS? Então saiba que pode aderir ao Saque-Aniversário, uma possibilidade para quem gostaria de usar o valor para quitar dívidas, reformar a casa, tirar planos do papel, ou da forma que você quiser. Para isso, no entanto, é necessário acompanhar o Calendário do Saque-Aniversário.
O FGTS foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador no regime CLT quando ele é demitido sem justa causa. Todo mês, os empregadores depositam o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário, e o Fundo de Garantia é constituído pelo total desses depósitos. Quando mandado embora, o empregado pode sacar esse dinheiro.
A partir de 2020, no entanto, o Saque-Aniversário passou a entrar em
Quando posso sacar?
A Caixa Econômica elaborou um cronograma para que os trabalhadores que tenham optado pelo Saque-Aniversário possam sacar esse dinheiro do FGTS e, como o próprio nome já diz, esse calendário é baseado nas datas de aniversário. Se o dinheiro não for retirado no período, ele volta para o Fundo de Garantia.
Quem nasceu em fevereiro tinha de 1 de fevereiro a 29 de abril para retirar o dinheiro. Confira as outras datas do calendário do saque emergencial FGTS!
Não se preocupe, pelo Serasa Crédito você pode sacar quando essa grana quando quiser.
É superfácil aderir ao Saque-Aniversário, você pode fazer isso sem sair de casa por aplicativo ou site. Confira o passo a passo:
Baixe o aplicativo do FGTS no Google Play se tiver Android, na Apple Store, se tiver iOS ou acesse o site da Caixa;
Clique em “Meu FGTS”;
Leia e concorde com os termos e condições;
Clique em “Aderir ao Saque-Aniversário”.
Até quando posso aderir?
A modalidade é opcional, ou seja, você precisa fazer essa adesão pelo site ou app do FGTS para receber o dinheiro. Se você escolher por essa alternativa e mudar de ideia, poderá voltar para o Saque-Rescisão depois de 2 anos.
É preciso fazer o pedido até o último dia do mês do seu aniversário. Por exemplo, para quem nasceu em fevereiro, seria necessário solicitar até o dia 28/02 para receber o valor ainda em 2022. Caso contrário, o trabalhador poderá sacar o dinheiro apenas no ano seguinte.
Você pode fazer uma simulação de quanto irá receber com o Saque pelo próprio sistema da Caixa. O valor que trabalhador tem direito depende do saldo somado das suas contas no FGTS (para quem tiver mais de uma).São 7 faixas de pagamento no total. Para funcionários com saldo acima de R$ 500, é acrescida uma parcela adicional, além de um percentual do fundo.
É a modalidade padrão do FGTS, em que o trabalhador, quando demitido sem justa causa, pode sacar o valor integral do Fundo de Garantia, incluindo a multa rescisória, caso devida.
Uma modalidade opcional, em que o trabalhador pode sacar parte do FGTS seguindo o calendário do Saque-Aniversário. Caso seja demitido, ele não poderá retirar o total integral do fundo de garantia.
Além do Saque-Aniversário, hoje existe também o Empréstimo com Antecipação do FGTS, uma modalidade em que você não precisa seguir o calendário e pode solicitar o valor quando quiser.
Para solicitar esse empréstimo, é preciso ser maior de 18 anos, já ter trabalhado como CLT e possuir ao menos R$ 300,00 no FGTS. Também é necessário ser optante do Saque-Aniversário e autorizar a Caixa a consultar informações do seu FGTS.
Se interessou? Então você pode optar por essa modalidade pelo Serasa Crédito em parceria com o Banco Pan. Dá para antecipar até 7 anos do valor disponibilizado e usá-lo como quiser, com juros de 1,69% e sem ter que pagar parcelas mensais, porque o valor já é descontado do FGTS. Tudo isso contando com toda a segurança que a Serasa oferece, em um processo 100% on-line.
Agora, se você quer optar por outras modalidades de crédito que não envolvam o FGTS, também é possível consultar e simular mais possibilidades com o Serasa Crédito. São várias alternativas: empréstimo pessoal, para autônomos, para negativados, com garantia e sem comprovação de renda, por exemplo.
E melhor: você pode conferir diferentes alternativas em um só lugar, sem sair de casa, contando com toda a segurança da Serasa.