Entrar

Empréstimo MEI: como funciona e como fazer para solicitar crédito?

Autônomos e trabalhadores formalizados pelo MEI (Microempreendedor Individual) que pretendem investir em seus negócios, muitas vezes, enfrentam a falta de verba como empecilho. Uma das saídas viáveis para quem pretende investir, mas não tem recursos, é o empréstimo para MEI.

Sim, MEI também tem acesso a crédito. O melhor de tudo é que, como não são empresas, de fato, o procedimento costuma ser menos burocrático. Além disso, as taxas também são menores.

Em 2020, em meio à pandemia da COVID-19, o número de novos MEIs chegou a mais de 11 milhões, segundo o Portal do Empreendedor. Como a crise sanitária acabou afetando o mercado de trabalho, muitas pessoas resolveram entrar para o empreendedorismo.

Se você se encaixa neste perfil e está em busca de um empréstimo CNPJ, vamos lá. A seguir, veja tudo o que você precisa saber sobre empréstimo para MEI online.

Empréstimo para MEI: como funciona?

Assim como todo empréstimo, com o MEI, também é preciso provar que você pode pagar. Como o MEI é, de certa forma, uma pessoa física com CNPJ, e não exatamente uma empresa, às vezes, a comprovação de renda é dificultada.

Isso porque a renda é muito variável de mês a mês, além de não ter holerite como em uma relação empregatícia baseada na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Outro quesito importante é que o MEI vai precisar indicar a finalidade de uso daquele dinheiro: pagamento de fornecedores, funcionários, compra de equipamentos, etc. Não pode ser para uso pessoal. Neste caso, a solicitação de empréstimo deve ser feita pela pessoa física, mesmo.

Para solicitar um empréstimo MEI online, é necessário consultar as instituições financeiras de seu interesse. O Serasa e-Cred pode ser uma boa alternativa para quem busca desburocratização.

A comprovação de renda do Microempreendedor Individual pode ser feita por meio de extratos de movimentação bancária e pela declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

Quais os documentos necessários para o empréstimo MEI?

Os documentos exigidos para empréstimo MEI são bastante similares aos exigidos para empréstimos de pessoa física: RG, CPF, comprovante de residência, além do comprovante MEI, emitido pelo Portal do Empreendedor, e dados da sua conta bancária.

É possível fazer empréstimo para MEI negativado?

Tudo vai depender da política de avaliação de crédito do banco ou da instituição financeira escolhida. Algumas permitem o empréstimo para negativado outras não.

Um dos primeiros passos que as instituições farão antes de aprovar crédito para o MEI é consultar seu CNPJ, para saber se ele está inadimplente. Para que a vida financeira do MEI esteja saudável, é interessante manter um monitoramento do seu CNPJ. Assim, será possível identificar, caso você deixe alguma conta passar por algum motivo.

Como solicitar empréstimo para MEI online?

O primeiro passo é encontrar uma instituição financeira que trabalhe com esta modalidade. Como já indicamos aqui, o Serasa e-Cred é uma delas. Por meio do serviço, é possível solicitar empréstimo para MEI online. Isso mesmo, é possível fazer tudo de forma digital.

O Serasa e-Cred é um marketplace, uma forma digital de comparar as ofertas disponibilizadas por diferentes empresas parceiras, como bancos, fintechs e financeiras. Veja o passo a passo!

  • Cadastre-se no site, caso não seja inscrito.

  • Responda às perguntas e preencha seus dados.
    Escolha o tipo de crédito (empréstimo, cartão, etc.).

  • Na sequência, são indicadas ofertas para o seu perfil.

  • Escolha sua oferta.

  • Reúna a documentação e envie para análise do parceiro. Depois, é só esperar o resultado. É importante lembrar que o Serasa não pede adiantamentos ou depósitos bancários para aprovação de pedidos.

Quer ler mais conteúdos sobre o assunto?

Acompanhe nosso canal no YouTube e ouça o podcast Serasa Ensina.