Empréstimo para MEI online: como funciona e como solicitar?

Está em busca de crédito para sua empresa e quer saber se existe empréstimo para MEI online? Neste conteúdo, trouxemos todos os detalhes para você. Confira!
Mulher em seu celular feliz ao conseguir seu primeiro empréstimo pelo seu cnpj mei online

Colunista elaine

Publicado em: 23 de março de 2022.

Empréstimo para MEI online existe? Eis uma pergunta muito comum entre autônomos e trabalhadores formalizados pelo MEI (Microempreendedor Individual) que querem investir em seus negócios, mas muitas vezes enfrentam falta de verba.

A boa notícia é que, sim, empréstimo MEI online existe e é uma das saídas viáveis para quem não tem recursos. O melhor de tudo é que, como são microempresas, o procedimento costuma ser menos burocrático. Além disso, as taxas também são menores.

Em 2020, em meio à pandemia da covid-19, o número de novos MEIs chegou a mais de 11 milhões, segundo o Portal do Empreendedor. Como a crise sanitária acabou afetando o mercado de trabalho, muitas pessoas aderiram ao empreendedorismo.

Se você se encaixa neste perfil e está em busca de um empréstimo para CNPJ MEI, continue a leitura! Vamos explicar tudo que você precisa saber sobre empréstimo para MEI online.

Empréstimo para MEI online: como funciona?

Assim como todo empréstimo, com o MEI também é preciso provar que você pode pagar. Como o MEI é pessoa física com CNPJ, e não exatamente uma empresa, às vezes a comprovação de renda é dificultada.

Isso porque a renda do microempreendedor geralmente é variável, além de não existir um holerite que comprove a renda, como em uma relação empregatícia baseada na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Atualmente, a comprovação de renda do microempreendedor individual pode ser feita por meio de extratos de movimentação bancária e pela declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

Outro quesito importante é que o MEI vai precisar indicar a finalidade de uso daquele dinheiro: pagamento de fornecedores, funcionários, compra de equipamentos, etc. O empréstimo para MEI online não pode ser para uso pessoal. Se este for o caso, a solicitação de empréstimo deve ser feita pela pessoa física mesmo, certo?

Para solicitar um empréstimo MEI online, é necessário consultar as instituições financeiras de seu interesse. Mas não pense que você vai precisar preencher propostas em todos os bancos para comparar e escolher seu empréstimo. O Serasa Crédito, plataforma de crédito da Serasa, ajuda você nessa busca. Mais adiante a gente explica como!

Leia também | Pedir empréstimo CNPJ com CPF sujo é possível?

Quais os documentos necessários para o empréstimo para CNPJ MEI?

Os documentos exigidos para empréstimo MEI são bastante similares aos solicitados para empréstimos de pessoa física: RG, CPF, comprovante de residência, além do comprovante MEI, emitido pelo Portal do Empreendedor, e dados da conta bancária.

É possível fazer empréstimo para MEI online negativado?

Tudo vai depender da política de avaliação de crédito do banco ou da instituição financeira escolhida. Algumas permitem o empréstimo para negativado, outras não.

Um dos primeiros passos que as instituições farão antes de aprovar crédito para o MEI é consultar seu CNPJ, para saber se ele está inadimplente. Para que a vida financeira do MEI esteja saudável, é interessante manter um monitoramento do seu CNPJ. Assim, será possível identificar, caso você deixe alguma conta passar por algum motivo.

Como solicitar empréstimo MEI online

Solicitar empréstimo para CNPJ MEI é mais simples do que se imagina. Basta acessar o Serasa Crédito e deixar todo o trabalho com a gente: a plataforma pesquisa, compara e recomenda as melhores opções de empréstimo para você. Aí é só escolher a que achar melhor, se houver ofertas, e solicitar na hora. Veja como é simples e prático fazer a simulação e contratação de empréstimo MEI online:

1. Acesse o Serasa Crédito

Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito.

2. Complete o seu perfil

Ao concluir o login, você poderá atualizar o seu perfil. Lembre-se de informar todos os dados solicitados na plataforma. Isso ajudará o Serasa Crédito a encontrar as melhores alternativas de crédito para você.

3. Preencha as informações do empréstimo que deseja

Informe o valor de empréstimo que você deseja e em quantas parcelas pretende pagá-lo. Caso também queira receber ofertas de empréstimo com garantia, é só preencher as informações sobre seu imóvel ou automóvel.

4. Confira e compare opções

Depois de cadastrar suas informações, é hora de fazer a simulação de empréstimo. Clique em “Nova simulação” e confira as ofertas de crédito disponíveis para você.

Na tela, aparecerão as opções de empréstimo que mais correspondem à sua busca. Avalie todas as informações com calma: o valor liberado por cada empresa, o limite de parcelas para pagamento e o CET (Custo Efetivo Total), que define as taxas que de fato serão somadas ao valor do empréstimo.

5. Escolha a melhor opção de empréstimo e finalize a contratação

Após avaliar os valores liberados por todas as instituições financeiras e comparar as taxas e condições oferecidas por cada empresa, basta escolher a melhor opção para você. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação do seu empréstimo de forma fácil e em poucos minutos. Simples, não?

Leia também | Como fazer uma simulação de empréstimo no Serasa Crédito?

E então, já sabe tudo sobre empréstimo para MEI online? Quer ler mais conteúdos sobre o assunto? Continue acompanhando nossos conteúdos exclusivos no blog da Serasa. Aproveite para acompanhar também nosso canal no YouTube, o Serasa Ensina.