No dia 15 de agosto é comemorado o Dia do Solteiro no Brasil. A escolha da data é de origem desconhecida. Mundialmente, os solteiros comemoram seu dia em 11/11. A data internacional tem influência chinesa. E foi escolhida por ter várias vezes o número 1, representação numérica de quem está sozinho.

Consulte grátis seu CPF

DIA DO SOLTEIRO

Aqui no Brasil, muitas coisas costumam ser diferentes do resto do globo. Um exemplo é o Dia dos Namorados, que também tem data diferente por aqui. Enquanto lá fora o dia dos casais é 14 de fevereiro. Nós celebramos no dia 12 de junho.

Se os namorados têm duas datas, o Dia do Solteiro também pode ser comemorado duas vezes. Por que não?

Provavelmente você não conhece muitas tradições e hábitos para comemorar esse dia. Mas uma coisa é certa: a data tem tudo a ver com finanças e traz um velho questionamento. Quem será que gasta mais? O que faz parte dos gastos de quem está sozinho X Quem está em um relacionamento?

SEGUE QUE É SUCESSO!
Como consultar o Score na Serasa
Consultar CPF na Serasa online e grátis!
Como consultar o CPF pelo nome?
O que é a Consulta feita na Serasa?
4 passos simples para limpar o nome

GASTOS DOS SOLTEIROS

Uma pesquisa do Daily Mail, um jornal britânico, apontou que os solteiros, de fato, gastam mais. Em média 3 mil libras a mais no orçamento, o que convertido para real é igual a: muito dinheiro.

Isso acontece porque os gastos de quem está sozinho incluem todas as contas de assumir um lar por conta própria. Vem entender melhor! Além de gastar com:

  • Alimentação
  • Moradia
  • Contas básicas

O solteiro costuma gastar mais do que pessoas que estão em um relacionamento com os seguintes itens:

  • Festas
  • Bebida
  • Lazer
  • Cultura
  • Estudos
  • Viagens

Claro que a realidade do brasileiro é bem diferente da realidade britânica, mas uma coisa não se pode negar. Quando se assume todas as contas sozinho, o prejuízo é maior. Fica muito difícil equilibrar a vida de balada com uma pilha de boletos mais urgentes para pagar.

Quem está sozinho é totalmente responsável pelas próprias escolhas financeiras. Isso pode ser uma vantagem ou desvantagem. Tudo vai depender do seu nível de organização.

DICA FINANCEIRA PARA SOLTEIROS

Se as contas estiverem apertadas sozinho, divida a casa com amigos ou pessoas que estejam na mesma situação que você. Caso more com a família, experimente fazer um orçamento que distribua melhor o gasto para todos.

Educação financeira não é um luxo, é um hábito. Se organizar, tudo fica mais simples. Temos uma tabela financeira para te ajudar nesse caminho.

Negocie suas dívidas agora

GASTOS DE QUEM ESTÁ EM UM RELACIONAMENTO

Quem tem o famoso mozão para chamar de seu pode ter algumas vantagens no campo financeiro. Mas, como tudo é relativo, as contas que os pombinhos assumem também mudam um pouco. Quem namora, por exemplo, tem mais gastos com:

  • Presentes
  • Restaurantes
  • Viagens

Os gastos essenciais com moradia e contas básicas continuam os mesmos para todas as pessoas. Mas jantares, cinemas, passeios e viagens do casal também passam a ser parte do orçamento de quem namora. A vantagem aqui é que as contas de lazer podem ser divididas.

DICA FINANCEIRA PARA QUEM NAMORA

Não precisa deixar de fazer aquele agrado para seu namorado ou namorada para economizar. Todo mundo sabe que os mimos e passeios deixam essa fase do relacionamento mais gostosa.

Um simples planejamento já dá conta do equilíbrio entre economia e romance. Planeje os gastos do casal.

Lembre-se: o combinado não sai caro. Tente pesquisar bastante antes de escolher as opções de lazer para ganhar mais descontos e se organizar melhor.

Uma boa opção é fixar um teto de gastos com saídas e pesquisar pacotes de viagens com bastante antecedência.

Proteja seu nome agora

GASTOS DE QUEM É CASADO

Para esse time, as coisas são mais sérias. No entanto, aqui todos os gastos com moradia, alimentação, contas básicas e lazer podem ser divididas por 2. Olha a vantagem! Isso quer dizer que os casados são os mais econômicos?

Calma, não é bem assim. Se engana quem pensa que se casar, por si só, é sinal de economia. Ao colocar os gastos da casa, casamento e filhos nessa equação, a conta dos casados aumenta bastante.

DICA FINANCEIRA PARA QUEM É CASADO

Adivinha? A dica é se organizar. Um dos motivos que mais influenciam casais que se separam é justamente problema financeiro.

Para manter o casamento saudável e feliz, tem que fazer um esforço extra na parte das finanças. A parte boa de compartilhar a vida com outra pessoa é tornar tudo melhor para os dois, certo?

Por que não começar com as finanças? Conversem sobre os desafios financeiros de cada um e tracem objetivos para atingir juntos.

AFINAL, QUEM GASTA MAIS?

Nesse dia do solteiro, descobrimos que tudo é relativo. Arcar com as contas sozinho pode ser pesado. Mas dividir muitos boletos entre duas pessoas também não é fácil.

Do mesmo jeito que podem existir solteiros organizados que sabem direitinho onde e como gastam, podem existir casais com vida financeira toda bagunçada. E vice-versa.

A verdade é que essa conta depende muito mais de você do que do seu status de relacionamento. O ponto comum é que não tem pra onde fugir. É preciso colocar tudo na ponta do lápis e organizar as finanças pra não passar perrengue.

Sozinho ou com o mozão do lado, o importante é cuidar da sua saúde financeira. Afinal, sua relação com dinheiro com certeza vai te acompanhar pra sempre.

Gostou desse conteúdo? Compartilha com os amigos solteiros. E com os casados também. O bolso de todo mundo vai agradecer!

Para mais dicas de finanças, se inscreva no nosso canal no YouTube. E pra saber mais sobre esse tema, escute nosso podcast!

Consulte grátis o seu Serasa Score!

VEJA AGORA SUA PONTUAÇÃO.

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora