Não é novidade que Score, Cadastro Positivo, dívidas e boletos são assuntos que geram muitas dúvidas. É natural que a gente queira saber direito sobre tudo que envolve o dinheirinho que entra e sai do nosso bolso, não é? O fato é que muita gente aproveita dessa curiosidade e desinformação das pessoas para espalhar fake news por aí. Pode ser para causar fraude, para deixar de pagar dívidas ou só alguém que ouviu uma informação errada e repetiu sem checar. Fizemos uma lista com as 10 mentiras sobre a Serasa que contam por aí para te ajudar a não cair mais nessas ciladas.

10 mentiras sobre a Serasa

MENTIRA 1 – “A Serasa negativa meu nome”

Esse é um grande mal entendido que costumam ter. Isso é mentira, tá? A Serasa não negativa as pessoas. O que acontece é que somos um grande banco de dados com apontamentos sobre:

  • dívidas vencidas e não pagas;
  • cheques sem fundos,
  • protestos de títulos
  • e outros registros públicos e oficiais.

No entanto, quem fornece todas essas informações são justamente as empresas para quem o consumidor deve. O único papel da Serasa é reunir todos esses dados enviados por lojas, bancos e financeiras para dar apoio aos negócios.

O que é e como funciona a Serasa?

MENTIRA 2 – “Serasa é do governo”

Ao contrário do que muita gente pensa, a Serasa não tem nada a ver com o governo. É uma empresa privada que oferece soluções de crédito, marketing, certificação e consulta de dados para companhias de todos os segmentos. No primeiro episódio do nosso podcast explicamos tudo sobre esse mito. Clique abaixo para ouvir!

MENTIRA 3 – “Não preciso pagar dívida caduca

Essa é uma das campeãs de mentiras que o povo conta. Também se trata de uma má interpretação. Seguindo a lei, após 5 anos a dívida deixa de aparecer nos birôs de crédito, como a Serasa. Mas isso não significa que a dívida deixou de existir e você não precisa pagar. Na empresa que você deve, o boletinho continua como pendência em aberto. Caso não pague, isso vai prejudicar ainda mais sua relação com a instituição e vai atrapalhar seu relacionamento futuro. Para esse caso vale tentar um acordo nos nossos feirões limpa nome. Ninguém deve deixar passar uma oportunidade de desconto, não é verdade?

MENTIRA 4 – “CPF na nota fiscal aumenta o Score”

Essa é mais uma lenda urbana que não sabemos nem de onde surgiu, mas podemos dizer com clareza que: é mentira! A inclusão do cpf na nota fiscal não faz parte das informações que usamos para fazer o cálculo do seu Serasa Score. Logo, se você coloca ou não o cpf na sua nota, não afeta sua pontuação. Para saber outras formas de aumentar seu Serasa Score, clique aqui.

Consulte grátis seu Score

MENTIRA 5 – “Atraso de um dia já negativa meu nome”

Mentira. O prazo mínimo para que as empresas possam enviar seu nome pra negativação é de 15 dias de atraso. Algumas credoras levam até mais tempo, por exemplo, de 30 a 60 dias para negativação.

Mas atenção! Mesmo com um prazo limite, sempre fique atento nas suas contas. Atrasar pagamentos influenciam no seu Serasa Score e isso pode prejudicar sua vida financeira. Sabemos que imprevistos acontecem, mas tente sempre manter seu nome limpo e sua situação regular.

Negocie suas dívidas agora

MENTIRA 6 – “Não consigo nenhum crédito com Score baixo”

Outra mentira! Conseguir crédito com Score mais baixo é um pouco mais difícil, mas não é impossível. Melhorar seu score pode te ajudar a ter melhores condições de crédito no mercado. Porém, a decisão de dar ou não o crédito é sempre da empresa para quem você pediu. A Serasa não interfere nessa decisão, cada empresa tem seus próprios critérios e políticas para fazer negócios. Além disso, as empresas também podem usar outras informações para essa análise. Caso esteja precisando de um dinheirinho extra, simule a melhor opção para você no Serasa eCred!

Compare grátis seu crédito

MENTIRA 7 – “Cadastro Positivo não traz nenhuma vantagem”

Essa mentira também tem a ver com falta de informação, ein? Na verdade, o cadastro positivo traz para o consumidor a possibilidade de conquistar melhores taxas e condições de pagamento. Com isso, fica mais fácil ter aprovação no pedido de financiamentos, empréstimos e outras compras a prazo. Isso também representa também uma diminuição da burocracia nas consultas. O cadastro positivo é como um currículo financeiro, onde informações positivas dos seus hábitos de bom pagador podem te ajudar e ter uma análise individual e mais completa ao seu pedido de crédito.

MENTIRA 8 – “Cadastro Positivo desprotege meus dados”

Mais uma mentira! O cadastro positivo é totalmente seguro. As informações contidas nele só podem ser usadas para análise de crédito e de negócios. Os dados não podem ser usados para marketing e nenhuma outra atividade, ele está de acordo com a nova lei geral de proteção de dados. Vale lembrar também que todas as empresas aptas a operar e receber seus dados positivos contam com ferramentas tecnológicas adequadas para garantir a segurança das informações.

MENTIRA 9 – “Aumente Seu Score agora”

Essa é uma mentira normalmente usada para causar fraudes. Pagar as contas em dia e regularizar suas dívidas aumentam sua pontuação de score sim, mas isso leva um tempo. AINDA NÃO existe aumento automático de Score. Também não existe fórmula mágica para fazer a pontuação mudar, ein? Se alguém te oferecer isso pode saber que é mentira. Sempre desconfie de promessas de subir seu score na hora ou se alguém diz que tem uma forma de mudar sua pontuação. Isso é golpe! Fique ligado nos nossos canais oficiais e não caia nas fake news e nem nas fraudes.

MENTIRA 10 – “Quem ganha mais tem Score mais alto”

É mentira que quem tem renda mais alta tem o score maior, viu? Seu salário não afeta na sua pontuação! O que importa pro seu Serasa Score são seus hábitos financeiros. Se você paga as contas em dia e evita endividamento, seu score pode ser maior do que de qualquer pessoa que ganhe mais do que você e atrasa os boletos.

E aí, aprendeu? Agora que você já sabe que nada disso é verdade, é hora de contar pros amigos e família a informação certa, não é? Compartilhe as maiores mentiras sobre a Serasa e evite que outras pessoas caiam nessas fake news.

Consulte grátis o seu Serasa Score!

VEJA AGORA SUA PONTUAÇÃO.

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora