Uma grande herança deixada pelos portugueses é a tradição do bacalhau. Esse peixe foi muito consumido no período nas grandes navegações, lá no século XV. O processo de salgamento dele conservava a carne por longos períodos. Alimentando os marinheiros que passavam meses em alto mar.

Posterior a isso, o peixei também ficou popular entre os moradores das cidades, já que era barato. Depois, ele foi trazido ao Brasil junto com a religião cristã e se tornou o prato oficial da Semana Santa. Período em que tradicionalmente os católicos não consomem determinados tipos que carne. Destacando o bacalhau como uma boa opção.

O QUE É DE FATO O BACALHAU?

pedaços de bacalhau cru sob a tábua. ao fundo vemos tomates e salsinha.
Podemos enxergar o bacalhau como a forma de conservação do peixe (o salgamento dele) e não apenas a espécie. Afinal, uma família inteira de diferentes peixes é vendida como bacalhau. O que explica a variação de preços que encontramos por aí.

Você pode comprar qualquer um deles, mas saiba identificar as diferenças para não ser enganado na hora do pagamento. Nós separamos aqui por nomes técnicos e as características de cada.

Proteja seu nome agora

TIPOS DE BACALHAU

Gadus morhua – o legítimo (e mais caro)
Peixe maior, mais largo e com postas mais altas (mais gordinho). Tem a cor externa uniforme e parecida com o tom de palha. Somente sua carne (a parte de dentro) é branca. Quando cozido, forma lascas bem definidas.

Importante:
Os peixes abaixo são parecidos com o legítimo bacalhau e passam pelo mesmo processo de salgamento. Porém, não são de fato o Gadus morhua. Use esse argumento para pechinchar o preço e comprar mais barato.

Ling ou Maruca – preço intermediário
O principal diferencial é seu corpo comprido e estreito. Possui igualmente carne branca, firme e saborosa, coloração palha e uniforme e sabor parecido ao do Gadus morhua.

Zarbo – preço intermediário
Já esse aqui é, por completo, menor que os outros (estreito e menos comprido). Seu rabo é arredondado e pequeno também. Sua coloração é palha, tem sabor e carne firmes, mas quando cozido não lasca com facilidade.

Saithe ou Escamudo – mais barato
Também conhecido como Bacalhau do Pacífico, é semelhante ao Gadus morhua. Porém é bem mais fibroso, tem outro sabor e sua carne não lasca adequadamente. A coloração é mais esbranquiçada e possuem um bordado branco nas extremidades do rabo e das barbatanas.

Consulte grátis seu Score

ECONOMIZANDO NO BACALHAU


Se você é do tipo que não abre mão do bacalhau na mesa, tudo bem. Separamos uma receita deliciosa e que utiliza apenas 500g do peixe para servir até 6 pessoas. Incrível, não é mesmo? A Lasanha de Bacalhau é uma alternativa para inovar (e economizar) no almoço da Páscoa.

  • É um clássico da culinária italiana,
  • vai impressionar todos na sua casa,
  • e ainda é super fácil de preparar. 😉

A receita completa você encontra no panelinha.com.br e no canal do Youtube Nhac GNT. A apresentadora, que também fundou o portal Panelinha, é a talentosa Rita Lobo. Ela explica detalhadamente o passo a passo da receita e não tem como errar. Pode ir sem medo.

Ah, e não se assuste. O “molho bechamel” é o nome gourmet para o nosso querido molho branco.

SUBSTITUINDO O BACALHAU

Aqui vão algumas sugestões do que pode substituir o bacalhau.

Almôndegas de peixe
prato verde claro com almondegas de peixe e macarrão,
Se você ficou com água na boca (como eu), acredito que seja um sinal. Essas almondegas são preparadas em até 1h. Podem ser servidas com massa alho e óleo – como o spaguetti da foto ou um talharim e penne, por exemplo. E quanto ao peixe, dê preferência aos brancos, como: pescada e tilápia. A receita completa você encontra no panelinha.com.br

Peixe à Portuguesa
em mesa de madeira, panela de metal com bacalhau à portuguesa. São batatas, pimentão, azeitona preta, ovo cozido e cebola. todos juntos
Sabe aquela sua receita do bacalhau de família? Tipicamente assado ao forno com azeite, batata, pimentão, cebola, azeitonas e o que mais a criatividade permitir. Você pode substituir o bacalhau por outro tipo de peixe branco. Por exemplo, merluza e tilápia – os preços dessas não costumam passar de R$ 22,00 o Kg.

É isso ai, você está pronto para o almoço de Páscoa – EM CASA – com o belo bacalhau. Aproveite este momento em família e chame todos para colaborar na cozinha. Será um momento especial e delicioso. Confira mais dicas sobre economia pessoal aqui no nosso portal.

Segue que é sucesso!
Como se divertir na quarentena
5 dicas do que fazer na quarentena
Como ganhar dinheiro em tempos de pandemia
Aprenda a se livrar das fake news sobre o coronavírus

Faça a faxina nas suas contas!

NEGOCIE GRÁTIS SUAS DÍVIDAS

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora