Entrar

Como fazer ovos de Páscoa: passo a passo para ganhar renda extra

Aprenda agora mesmo como fazer ovos de Páscoa na sua casa para consumir ou até mesmo para ter uma fonte de renda extra no seu orçamento.

colunista Veridiana Lopes
Publicado em: 29 de abril de 2022.

Aprender como fazer ovos de Páscoa pode ser uma ótima estratégia para quem quer aproveitar a época do ano para ter fonte de renda extra e melhorar a vida financeira! Afinal, é um produto que tem uma demanda enorme durante o período, principalmente com a valorização dos produtos artesanais.

Passo a passo: como fazer ovos de Páscoa caseiros

Fazer ovo de Páscoa caseiro é fácil e divertido. Tudo o que você precisa é paciência e precisão. Depois, você vai perceber o entusiasmo de todos ao seu redor quando suas vendas de doces tiverem um pico neste período.

O ovo de Páscoa caseiro é perfeito como um doce para dar de presente para os amigos mais especiais, para o seu namorado ou para a sogra.

Veja como é o passo a passo!

Temperagem do chocolate

Primeiro você tem que aprender a temperar o chocolate. A “temperagem” é o tratamento térmico do chocolate que deve ser seguido ao preparar ovos em casa.

Isso porque, se você simplesmente derretê-lo e deixá-lo endurecer, o chocolate vai alterar a estrutura, resultando em doce opaco e não crocante.

Caso não faça o procedimento correto, o chocolate vai ceder ao toque e não terá a consistência ideal.

Isso se deve à manteiga de cacau que, depois de derretida, não recupera mais sua forma anterior.

E é por isso que se utiliza a temperagem, que permite que o chocolate derretido fique duro, crocante, brilhante e aveludado ao paladar.

A temperatura de fusão recomendada é de 45°, para todos os tipos de chocolate. Uma vez derretido, é trazido de volta a uma temperatura que pode oscilar entre 24° e 27°, por espátula ou mistura.

O movimento com a espátula é muito importante porque ajuda na concentração correta enquanto a manteiga endurece.

A temperagem pode ser feita em dois passos diferentes: com colher de espátula ou banho-maria.

Para preparar ovos de Páscoa em casa, o método banho-maria requer alguns cuidados, pois a água na panela pode “contaminar” o chocolate, comprometendo drasticamente o resultado.

Então tome muito cuidado, mas não tenha medo e vá direto para o fogão. Apenas evite que a água entre em contato com o chocolate.

Coloque o chocolate em banho-maria

Para embalar o ovo perfeito você vai precisar de uma panela para o banho-maria.

Também serão necessários: um termômetro; uma tigela compatível com o diâmetro da panela; uma faca de lâmina longa e afiada; uma tábua de corte; uma forma de silicone; uma espátula.

Aqueça a água para o banho-maria, sem fervê-la, mas deixando-a a 55-60°.

O termômetro é um aliado indispensável se você quiser temperar o chocolate.

Em uma tábua de cortar, pique dois pedaços de chocolate de 500 g cada. Obtenha pedaços homogêneos e coloque-os na tigela.

Deixe-o em banho-maria e derreta o chocolate, mexendo com a espátula até derreter completamente.

A temperatura deve ficar em torno de 45°, ou um pouco mais para o tipo mais amargo e escuro.

Temperagem

Despeje cerca de 2/3 da massa em uma superfície de mármore fria. Em seguida, espalhe uma fina camada com a espátula.

Repita isso várias vezes até que comece a engrossar e ficar opaco.

Adicione o chocolate quente deixado na tigela. Depois, mexa até que a temperatura suba novamente entre 30° e 31°.

Verifique, com a ponta da espátula ou com uma colher, se endurece rapidamente. Em caso positivo, significa que está na temperatura certa.

Neste ponto você terá um chocolate perfeitamente temperado, pronto para se transformá-lo em deliciosos ovos de Páscoa.

Lembre-se que a temperatura correta de processamento varia de acordo com o tipo de chocolate utilizado.

Em geral, 27-28° para chocolate branco; 28-29 ° para chocolate ao leite; e 30-31 ° para o chocolate amargo.

Depois, basta colocar o chocolate na forma de silicone e deixar por algumas horas na geladeira.

Vale lembrar que você pode fazer muitas variações de ovos, como: ovos de páscoa recheados com leite ninho, brigadeiro, mousse de maracujá, nozes, entre outros.

Se você quiser aprender como fazer ovo de colher, é também uma boa ideia e vende bastante nessa época. E as ideias de Páscoa não param por aí! Existem várias outras possibilidades, como chocolate em barra recheada, brigadeiros, bentô cakes…

Renda extra com ovos de Páscoa

Você sabia que pode conseguir uma boa renda extra fazendo ovos de Páscoa?

Se você trabalha com doces, provavelmente já lucra bastante nessa época. Porém, mesmo que você nunca tenha trabalhado com isso, pode fazer em casa para vendê-los ou para consumo próprio — assim, você consegue gastar menos e poupar mais!

Com o alto índice de inadimplência que existe no Brasil, nada melhor do que ter ideias e soluções criativas para ter um dinheiro extra e poder pagar as contas.

Dessa forma, você evita, por exemplo, ficar com o nome sujo na Serasa ou em outros órgãos de proteção ao crédito.

Fazer doces para vender é uma tendência que cresceu na pandemia. As pessoas ficaram mais tempo isoladas em casa e isso contribuiu para que tivessem diferentes ideias de empreendedorismo.

Nesse sentido, a boa notícia é que você pode tornar essa ideia de renda extra um verdadeiro negócio. Ou seja, além de fazer ovos de Páscoa em casa, você pode fazer outros tipos de doces em diferentes épocas do ano.

Caso queira, é bem simples o procedimento para regularização do MEI e você pode se tornar um microempreendedor rapidamente. A taxa para ser MEI custa em torno de R$ 60 e você já garante direitos previdenciários. O risco é mínimo.

Isso significa que você não precisa trabalhar na informalidade se quiser vender doces. Não é interessante?

Já imaginou você começar um negócio de doces em casa?

Com o tempo você conquistará cada vez mais clientes, principalmente se tiver a preocupação de desenvolver boas estratégias de marketing e de divulgação.

Assista | Como vender on-line