Entrar

Empreendedores de sucesso: ideias de negócios para gerar renda extra

Confira ideias de negócios lucrativos e com baixo investimento para quem está pensando em empreender em 2022.

colunista Fabiana Ramos
Publicado em: 04 de agosto de 2022.

Com a alta do desemprego que marcou os últimos anos e o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, muitos brasileiros tiveram de inovar e abrir seu próprio empreendimento. Grande parte dessas pessoas, além do sonho de empreender, buscam meios para aumentar a renda familiar. Neste artigo trazemos ideias de negócios lucrativos e com baixo investimento que poderão melhorar a situação financeira da família.

Começar um pequeno negócio requer do empreendedor conhecimento da demanda do produto ou serviço. Mesmo os que optaram pela informalidade de início devem conhecer o contexto do negócio.

Como começar a empreender?

O primeiro passo para começar a empreender é pesquisar uma ideia de negócio. Às vezes, o melhor negócio oferece uma solução simples para um público específico. Muitas pessoas que pensam em empreender acabam desistindo porque sonham em encontrar ideias muito inovadoras e até mirabolantes.

Pense simples e não tenha medo de expor suas ideias.

Comece pensando nas suas habilidades, naquilo que você já faz bem e que os seus próprios amigos ou conhecidos relatam isso a você. Quando começamos com algo que gostamos de fazer, a probabilidade de avançar aumenta consideravelmente.

Preste atenção ao seu redor

Outro importante fator a ser avaliado é a real necessidade do produto ou serviço para o público que você deseja atingir. Avalie a concorrência e busque oferecer novas soluções como um diferencial do negócio. Preste atenção ao redor, pois em geral há sempre uma oportunidade para começar um bom empreendimento.

As ideias de negócios quase sempre estão bem na nossa frente. Buscar meios para ampliar a sua consciência e a percepção em relação ao empreendedorismo vai te ajudar não só a definir o negócio, como também a entender os trâmites legais cabíveis ao seu formato de negócio, como ter sua máquina de cartão, a necessidade de um sistema de controle, a importância de um bom atendimento ao cliente, entre outros.

Conheça alguns negócios lucrativos

Muitos fatores precisam ser levados em conta para que um negócio seja lucrativo. O principal deles é a dedicação do empreendedor e sua vontade de crescer e se tornar um empresário de sucesso. Outro ponto essencial é a busca constante por conhecimento.

Mesmo que abra um negócio local, você vai precisar de tecnologia, marketing digital e redes sociais para fazer com que o produto ou serviço chegue ao consumidor. Esse é hoje o principal meio para projetar um negócio e gerar desejo de compra nos clientes.

Para auxiliar na decisão de qual área seguir com o empreendimento, confira algumas ideias lucrativas de negócios para investir:

1. Loja Virtual

O mercado virtual não para de crescer e a tendência é que a tecnologia se torne ainda mais presente. Por esse motivo, o comércio digital é uma boa opção para quem quer começar.

O faturamento do comércio eletrônico no Brasil, somente em 2021, foi de R$161 bilhões – um crescimento de 26,9% em relação ao ano de 2020. Entretanto, por mais que seja um mercado sem perspectiva de desacelerar, isso também significa que há muitos concorrentes disputando os consumidores. Ou seja, é importante estruturar uma estratégia para não ficar para trás.

2. Consultoria Digital

Se essa for a sua área, saiba que cada vez mais profissionais e empresas estão contratando consultores de Marketing Digital para orientar no posicionamento e estratégias de suas marcas no ambiente virtual.

Com a crescente atuação de empresas na internet, esse é um mercado que vale a pena investir e estudar. Além de ser promissor, é possível conseguir uma formação e até mesmo conseguir sua renda extra sem precisar sair de casa.

3. Importação de Produtos

Outra tendência que pode atender a públicos variados, a importação de produtos pode ser o caminho para empreender. Com as altas taxas nos produtos brasileiros, esse tipo de negócio está cada vez mais em evidência.

Esse tipo de empreendimento, porém, requer pesquisa e estudo de mercado para identificar qual nicho você vai atender, além de identificar os melhores fornecedores. A importação de produtos precisa atender a uma série de normas e leis: fique atento a esses detalhes.

4. Dropshipping

Mercado promissor e lucrativo, o dropship tem conquistado o desejo dos empreendedores. Diferente de uma loja virtual, esse negócio trabalha sem estoque: os itens são comprados por encomenda assim que o cliente faz o pedido.

Geralmente no dropshipping os artigos vendidos não são encontrados com tanta facilidade no mercado, por isso o consumidor precisa do intermédio do seu empreendimento.

5. Blog

Negócio que não necessita de muito investimento, o blog pode ser lucrativo. Blogs podem ser utilizados para fins pessoais, acadêmicos, profissionais e empresariais. É uma forma de trabalhar e poder escrever sobre algo que você realmente gosta e domina.
O lucro desse tipo de negócio vem dos anúncios oferecidos pelas marcas e divulgados pelo blog.

6. Infoprodutos

Ainda no ambiente virtual, ter um negócio de infoprodutos significa criar e vender produtos digitais. Dentre eles estão: cursos on-line, e-books, infográficos, audiobooks, entre outros materiais de consumo 100% eletrônico.

Além de ser um negócio lucrativo, outra vantagem é que o investimento é muito menor quando comparado à venda de produtos físicos.

7. Artesanato ou Produtos feitos a mão

Ideal para quem busca trabalhar fazendo o que tem vocação, a alternativa é ótima para quem está começando do zero. Os produtos podem ser feitos, inclusive, seguindo tutoriais na internet. As opções variam de acordo com o seu desejo.

O uso de materiais reaproveitados pode diminuir muito o valor do investimento. Após decidir o que vai ofertar, comece a divulgar seu novo negócio.

Viu como é fácil fazer aquele dinheiro que você queria?

Agora que você já está cheio de ideias, é só colocar tirar seu projeto do papel. Comece a empreender e garanta sua renda extra trabalhando em casa!