Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Autogestao

Autogestão: competência essencial para autônomos

Saiba como desenvolver a autogestão para autônomos, habilidade necessária para prosperar no trabalho.

Publicado em: 21 de fevereiro de 2024

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Empresária segurando quebra-cabeça no cargo

Em um mundo onde as demandas profissionais e pessoais competem por atenção, uma nova soft skill se consolida cada vez mais como uma das principais habilidades do futuro: a autogestão.

Autogestão não é uma competência técnica, nem está diretamente ligada a lucros e resultados, mas é capaz de mudar toda a jornada de uma pessoa. Especialmente aquelas que trabalham de forma autônoma.

Entenda o que é autogestão e por que ela é tão importante para os autônomos.

Leia também | Saiba como é o trabalho autônomo

O que é autogestão

A autogestão se refere à habilidade que um profissional tem para gerenciar a si mesmo, seu tempo e responsabilidade na execução das tarefas de trabalho e nos cuidados com a vida pessoal. Trata-se, portanto, de uma forma de organização profissional que leva a fazer pontualmente as entregas, com o descanso necessário. É a materialização de um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal.

Tal habilidade passou a ganhar destaque durante a pandemia de covid-19, quando a dinâmica do ambiente de trabalho mudou e levou muita gente a trabalhar em casa. Com isso, as empresas tiveram de confiar na autonomia dos colaboradores para realizar suas funções e dar mais liberdade para estabelecer metas e tomar decisões. Assim, os líderes deixam de ser os únicos responsáveis por essas questões.

Para quem trabalha como autônomo, no entanto, a autogestão é ainda mais importante. Afinal, esses profissionais precisam planejar, executar e controlar suas tarefas diárias, assumir responsabilidade por elas e entregar resultados por conta própria. Isso se torna um desafio diante até da vida pessoal – que muitas vezes acaba ficando de lado para garantir produtividade, entregas e resultados. O resultado disso nunca é positivo: é daí que surgem o estresse, a sobrecarga, o cansaço mental e físico e, em casos mais extremos, até mesmo o burnout.

Leia também | Dicas de planejamento financeiro dos gastos do início do ano

Por que a autogestão é um diferencial para autônomos

Quando um profissional autônomo desenvolve a habilidade da autogestão, tudo fica mais leve e organizado no trabalho. As entregas conseguem ser feitas dentro do prazo, sem correria, pressão nem noites, feriados e fins de semana comprometidos. A autogestão valoriza o descanso e o lazer, o que abre espaço para a pessoa dedicar-se à vida pessoal na mesma proporção a que se dedica à vida profissional.

Esse equilíbrio traz diversos benefícios para o trabalho, como:

  • ●     melhora a criatividade;
  • ●     aumenta a agilidade na execução das tarefas;
  • ●     reforça a concentração;
  • ●     ajuda na tomada de decisões assertivas;
  • ●     permite pesar e avaliar estratégias de negócio e divulgação para o próprio negócio, como o investimento em redes sociais;
  • ●     proporciona mais tempo livre para cultivar relacionamentos profissionais e fortalecer o networking.

 

Leia também | Planejamento financeiro pessoal: descubra o que é e como fazer um

Como praticar a autogestão

A autogestão é uma competência fundamental para profissionais autônomos, já que são eles os principais responsáveis pelo sucesso de seus negócios.

Confira dicas práticas para aplicar a autogestão na rotina.

Leia também | Planejamento financeiro familiar: como evitar dívidas

  1. Desmembre metas de longo prazo em metas menores

    Desmembrar metas de longo prazo em metas menores, que sejam mensuráveis e possíveis de serem alcançadas em prazos mais curtos (como um dia ou uma semana, por exemplo), é fundamental para o sucesso sustentável. Ao desdobrar objetivos ambiciosos em partes mais gerenciáveis, os profissionais autônomos conseguem garantir um progresso consistente ao longo do tempo. Além disso, também podem avaliar regularmente seu desempenho e fazer ajustes conforme necessário.


  2. Priorize tarefas

    Outra postura necessária é aprender a diferenciar as tarefas urgentes e com prazos iminentes das demais. Por isso, procure dar prioridade às tarefas com prazos mais próximos, o que pode evitar a pressão de última hora e ajuda em uma gestão mais eficaz do tempo. Sempre que possível, reavalie o que é prioridade para garantir que ela esteja alinhada com os objetivos em evolução.

     

  3. Busque formas de organizar o tempo

    Utilize ferramentas de gestão de tempo para priorizar tarefas e manter o foco. Para isso, crie uma rotina diária que inclua tempo dedicado a tarefas administrativas, atendimento a clientes, marketing e trabalho propriamente dito.

     

  4. Estabeleça limites e desenvolva hábitos saudáveis

    Defina limites claros entre vida profissional e pessoal. Reserve tempo para descanso, lazer e autocuidado, pois o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é essencial para a sustentabilidade dos negócios no longo prazo. Crie rotinas que promovam o equilíbrio físico e mental.

     

  5. Avalie e faça ajustes constantes

    Para consolidar a habilidade da autogestão, procure manter sempre um olhar crítico para o seu próprio trabalho. De forma regular, avalie seu próprio desempenho diante das metas e objetivos estabelecidos e, sempre que identificar problemas, faça ajustes na estratégia de trabalho.

    Ao integrar essas práticas de autogestão, os autônomos podem otimizar suas operações, melhorar sua eficiência e construir uma carreira sustentável e bem-sucedida. A autogestão não apenas beneficia o negócio, mas também contribui para uma vida profissional mais equilibrada e gratificante.

Assista | Renda extra como freelancer

Conte com a Serasa para organizar o tempo e a autogestão

A prática da autogestão ajuda a manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, algo tão necessário para um mundo que exige tanta produtividade. Se é importante organizar bem a rotina de trabalho para ganhar tempo, também é imprescindível gerenciar as finanças.

O aplicativo Serasa tem tudo para você cuidar da sua vida financeira. Organize todas suas contas para manter o pagamento em dia, negocie dívidas em seu nome ou no CNPJ de sua empresa, solicite crédito, consulte e melhore o seu Serasa Score, monitore seu CPF e muito mais!  

Tudo isso de forma rápida e prática, usando apenas o celular. Confira todos os serviços disponíveis no app da Serasa: 

Serviços Serasa na Estrada
Serasa Score Ícone

Serasa Score

Consulte e descubra o que pode estar impactando seu Serasa Score e como melhorar sua pontuação.

Limpa nome ícone

Serasa Limpa Nome

Veja ofertas, negocie dívidas e contas atrasadas com centenas de empresas parceiras.

Logo serasa verde

Serasa Crédito

Simule, compare e peça empréstimos, cartões de crédito ou conta digital de acordo com seu perfil.

Logo serasa rosa

Serasa Premium

Monitore seu CPF, consultas e movimentações feitas em seu nome e proteja seus dados pessoais.

Logo serasa azul

Carteira Digital

Pague débitos de veículo em até 12 vezes, recarregue o celular e receba dinheiro em tempo real e sem custo.

Baixe agora mesmo o aplicativo Serasa.


Ou escaneie o código:

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3 de 5

Artigos relacionados