Dicas de planejamento financeiro dos gastos do início do ano

Saiba como preparar o planejamento financeiro e pagar todas as contas extras de início do ano sem se endividar.

contando dinheiro


Autor: Sara Moreira

Publicado em 07 de dezembro de 2022

Os meses entre o final do ano e o início do próximo são fundamentais para o planejamento financeiro individual ou familiar. 

É nesse período que chegam várias contas importantes, como impostos, material escolar, matrícula de faculdade e, ainda, os gastos com o Natal, férias e ano novo, que podem esticar por algum tempo.  

A Pesquisa Endividamento 2022, feita pela Serasa em parceria com a Opinion Box, mostrou que as contas básicas seguem como uma das causas do endividamento das pessoas.  

Mesmo com números em queda, a mensalidade escolar ou da faculdade dos filhos (10%) e o pagamento de impostos como IPVA e IPTU (6%) continuam nessa lista. 

Por isso, aproveitando que já estamos nesse período "crítico" para as finanças, confira dicas práticas para se planejar melhor e evitar o endividamento.  

Os principais gastos do início do ano

O primeiro passo do planejamento financeiro é fazer uma lista com todas as despesas extras que entram no início do ano – considerando os primeiros 6 meses. 

Os principais gastos são: 

Despesas de Natal  

Os gastos do fim de ano com compras e reuniões familiares no Natal podem se refletir ao longo dos meses. 

Despesas de ano novo 

Viagens de ano novo, reuniões familiares e compra de itens para a virada do ano também devem ser incluídos no planejamento financeiro. 

Despesas escolares/universitárias 

Início do ano começa a "corrida" para comprar material escolar barato, uniformes, renovar a matrícula da faculdade, ingressar em cursos e outras despesas relacionadas à educação.  

IPTU 

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é o imposto anual cobrado pelos municípios a todos os proprietários de imóveis e terrenos na área urbana, tanto residenciais como comerciais.   

IPVA  

O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) é o imposto anual cobrado pelos Estados aos proprietários de veículos no território brasileiro.   

Licenciamento do veículo 

O licenciamento é uma taxa paga anualmente para a emissão do documento do veículo, permitindo que ele circule pelas ruas e estradas brasileiras.   

Seguros 

Existem diferentes tipos de seguros, como automóvel, celular, casa, empresa, seguro de vida, entre outros. Por isso, é importante verificar se a renovação ocorre no início do ano para incluir no planejamento financeiro. 

Vale lembrar que o pagamento do seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) está suspenso desde 2021. A taxa era paga anualmente junto ao IPVA e licenciamento.  

Assista | Impactos do endividamento no comportamento dos brasileiros

Como fazer um planejamento financeiro para os gastos do início do ano

O planejamento financeiro é a chave para não se desequilibrar quando surgirem os gastos do início do ano.  

Por mais que a pessoa já tenha uma noção desses gastos extras, quando ela coloca tudo no papel (ou na planilha digital), fica mais fácil tomar melhores decisões financeiras.  

Eis algumas dicas simples que fazem a diferença nesse planejamento de início do ano: 

1. Tenha uma planilha financeira 

O ideal é que ela possa ser acessada de forma simples – de preferência nos dispositivos móveis – para facilitar a atualização.    

2. Inclua os gastos de início de ano na planilha  

Coloque nos respectivos meses de vencimento as despesas extras, os valores e como serão pagos (à vista/parcelado).  

Dê preferência para pagar tudo à vista – alguns Estados e municípios oferecem bons descontos no pagamento de IPVA e IPTU, por exemplo.   

3. Estabeleça limites de gastos para as compras 

Compras de material escolar, viagens e presentes podem – e devem – ter um limite de gastos. Inclua esse limite na planilha financeira.  

Por exemplo: "Até X reais para compras de Natal; até X reais para material escolar; até X reais por dia para alimentação e outras despesas em viagem".  

4. Analise os resultados após pagar as despesas de início de ano 

Ao passar esse período inicial de contas extras, analise:  

• O que deu certo?  

• Todas as contas foram pagas? E em dia?  

• As contas foram pagas à vista?  

• Por que elas precisaram ser parceladas?  

• Qual foi o valor total dessas despesas?  

• O que fazer para se preparar melhor durante o ano para quitar essas despesas mais tranquilamente?  

Todas essas análises são importantes para tomar melhores decisões e se preparar durante o ano para as próximas despesas – usar o 13º salário para pagar as contas extras, por exemplo, pode ser incluído nessa decisão. 

Leia também | Gastos mensais: 7 passos para equilibrar as contas 

Dicas extras para equilibrar as contas do início do ano

Para finalizar, confira dicas para incluir no planejamento financeiro e não iniciar o ano novo no vermelho: 

• Pague os impostos e taxas (IPTU, IPVA e outros) à vista para aproveitar os descontos. Se não conseguir, organize-se para isso no ano seguinte. 

• Utilize a Carteira Digital Serasa para pagar os débitos veiculares.  

• Cuidado com os gastos por impulso

• Em vez de comprar presentes caros de Natal, opte pelas lembranças mais simples, caso prejudique o orçamento.  

• Separe um tempo para pesquisar os preços de material escolar em diferentes lugares. Peça desconto, mesmo que pague parcelado. 

• Caso viaje nesse período, estipule um limite de orçamento diário para gastar e não desequilibrar as finanças. 

• Faça uma renda extra para pagar as contas do início do ano à vista.  

• Se sobrar um dinheiro depois de pagar as despesas, utilize-o para amortizar empréstimos e financiamentos para ter descontos e diminuir o tempo da dívida. 

• Construa a reserva de emergência para imprevistos ao longo do ano.   

Com um bom planejamento financeiro, é possível iniciar o ano com as contas em dia. E caso esteja com dificuldades de pagar os débitos e o CPF ficou negativado, saiba como quitar suas dívidas online no Serasa Limpa Nome.  

Serasa Limpa Nome: comece o ano saindo da inadimplência

Pelo Serasa Limpa Nome, você pode ter até 90% para negociar dívidas, e o processo leva só três minutos, sem precisar sair de casa. É possível negociar pelo site, aplicativo (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096).

Confira o passo a passo para negociar pelo site ou app: 

1. Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso 

O primeiro passo é criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados, um login de acesso será gerado para você consultar seu CPF e verificar dívidas ou contas em atraso. 

2. Selecione os acordos disponíveis 

As empresas com as quais você mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que você pode consultar já na tela inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar nela e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento. 

3. Pague o boleto 

Após pagar o boleto, em alguns dias você receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras.