Entrar

IPVA vencido: por que é importante quitar a sua dívida?

Com o IPVA vencido você não pode circular com o automóvel. Acesse o nosso post e saiba mais sobre o assunto!

Jornalista Serrana Filetti
Publicado em: 04 de julho de 2022.

A cobrança do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é de responsabilidade dos Estados e do Distrito Federal. Por isso, cada estado tem as suas regras para você pagar o IPVA vencido. Um exemplo é o estado de São Paulo, que disponibilizou o link para a Procuradoria Geral do Estado para que o contribuinte possa acertar a sua dívida ativa.

Em relação ao valor da dívida e juros, cada Estado tem a sua alíquota para o imposto. Portanto, a nossa dica é que você busque mais informações no portal do Detran ou nos departamentos responsáveis pela cobrança do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores.

No entanto, neste post, você também vai saber por que é importante quitar a sua dívida do IPVA e quando é necessário pagar a primeira parcela. Também vai aprender como pagar o IPVA vencido para evitar que seu nome fique na dívida ativa. E então, quer conferir tudo isso com a gente? Acompanhe a leitura!

Assista | O que é IPVA e o que acontece se não pagar? - Serasa Ensina

Por que é importante quitar a dívida do IPVA?

O IPVA vencido traz várias consequências para os motoristas, como ter o nome na dívida ativa. O não pagamento do imposto gera restrições no seu CPF e dificulta as concessões de crédito em bancos, concessionárias de automóveis e até empresas que fazem financiamento automotivo. Afinal, como ter um financiamento aprovado se você está em dívida ativa?

Leia também: Dívida Ativa: o que é e como regularizar?

Se você for pego com o IPVA atrasado, sofrerá infração gravíssima, pagará multa e terá o veículo apreendido. Dessa forma, o melhor a se fazer é pagar o IPVA vencido e evitar as multas e os juros. Adiar esse acerto de contas com o Estado só aumentará a sua dívida!

E os problemas não param por aí. Além dos financeiros, o IPVA vencido impede que você faça o licenciamento do veículo, o que leva à multa ou pior: a apreensão do automóvel. Já se você pagar o IPVA vencido, poderá circular tranquilamente com o carro. Também não terá problemas para vender o veículo se esse for o seu caso. Portanto, se você deseja evitar essas situações, pague o tributo em dia e fique tranquilo (a).

Leia também: Quanto tempo demora para baixar a dívida ativa do IPVA

Quando vence a primeira parcela do IPVA 2022?

Cada Estado determina as datas para o pagamento do IPVA. No entanto, para você saber se está na hora de pagar o seu, basta acessar o site do Detran e buscar as informações ou acessar algum departamento que leve à página direcionada ao assunto.

Geralmente, no site da Secretaria Estadual da Fazenda você irá encontrar tudo o que precisa saber sobre o IPVA 2022 e dos anos anteriores. Entretanto, fique também atento às notícias estaduais que são divulgadas na mídia, pois há sempre alguma novidade sobre o IPVA, formas de pagamento e acerto de contas dos contribuintes.

Como pagar IPVA vencido?

O pagamento do IPVA atrasado pode ser realizado a partir de uma guia obtida pela Internet no site do Departamento de Trânsito (Detran) ou da Sefaz do Estado, responsável pelo registro do veículo. O boleto para pagamento é conhecido como Guia de Regularização de Débitos (GRD) ou Documento de Arrecadação Estadual (DAE).

A guia traz os valores calculados, as multas, os juros e outros encargos decorrentes do atraso. O documento pode ser pago pelo internet banking, em qualquer unidade bancária ou lotérica autorizada. Sobre o parcelamento do débito, em alguns estados como Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, a legislação permite que você parcele a dívida veicular em atraso.

O que é uma boa opção para você regularizar o imposto, uma vez que a dívida atrasada pode ser parcelada em até 12 vezes. Além do site do Detran ou da Sefaz, você pode entrar no endereço eletrônico da Procuradoria Geral do seu Estado e ver as informações sobre o parcelamento do IPVA atrasado. No mesmo site, também é possível ver se você está inscrito na dívida ativa.

Além disso, somente com o IPVA regularizado você terá em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) emitido no ano vigente. Entenda que esse documento é o que garante a regularidade dos meios de transporte sujeitos ao IPVA, porque o veículo pode circular com o CRLV do ano anterior, porém até a data de vencimento, que varia de acordo com o calendário de cada Estado e o número final da placa do automóvel.

Caso você não esteja com o CRLV atual em mãos, o imposto está atrasado. Portanto, para confirmar a informação, você deve consultar o site da Secretaria da Fazenda do Estado onde o seu veículo está registrado e informar a placa e o número de Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Outra maneira de descobrir o IPVA atrasado é quando a Secretaria da Fazenda notifica o proprietário do automóvel. No entanto, esse procedimento é realizado apenas por meio do Diário Oficial do Estado e é difícil de acompanhar. Por fim, após 30 dias da publicação, o imposto em atraso pode ser inscrito na dívida ativa.

Por que se preocupar em pagar as contas em dia?

Além de todos os motivos que abordamos no início deste artigo, é importante manter o IPVA em dia, afinal, seu nome fica sujo quando você tem uma pendência. Neste caso, o débito não irá constar no sistema da Serasa, mas sim, na dívida ativa. Lembrando que, neste caso, você fica devendo para o Governo. Isso é grave, não é mesmo?

Apesar da dívida de IPVA não constar na base de dados da Serasa, vários outros tipos de débito ficam registrados no nosso sistema, e muitos deles podem afetar o seu Score. Por isso, é sempre essencial consultar seu CPF e negociar as dívidas assim que possível, já que um Score baixo pode dificultar seu acesso ao crédito.

Como você viu neste artigo, você pode ter vários problemas se não pagar o IPVA vencido. Entre eles, ter restrições para circular com o automóvel. No entanto, para evitar esse tipo de transtorno, prepare-se para pagar as suas contas em dia. Sem dúvidas, essa é a melhor maneira de ter tranquilidade financeira.

Gostou do conteúdo? Ficou interessado (a) em saber como consultar Score? Acesse o link da Serasa para descobrir. E não se esqueça, cuide da sua vida financeira!