Entrar
Navegação do blog
  1. Educação financeira

Como conseguir renda extra com Mercado Livre | Educação Financeira

18/12/2023Time Serasa

Em tempos de crise, todo mundo busca por uma renda extra para ajudar a pagar as contas. Agora já imaginou ter esse dinheiro a mais sem sair de casa? E se você só precisasse de uma câmera simples e acesso à internet?

O MercadoLivre, assim como vários outros aplicativos como Enjoei, OLX e Estante Virtual podem te ajudar a pagar as contas no fim do mês. E o melhor, com 6 passos simples, você vai se dar bem nesses aplicativos e garantir a renda extra.

1º passo

Antes de mais nada, é preciso separar o que você vai vender. Aproveite para:

  • Fazer aquela faxina no armário e tirar todas as roupas (em boas condições de uso) que você não usa mais;
  • Separar aquele eletrônico/vídeo-game, brinquedo esquecido (lembrando de higienizá-los antes) que estão faz tempo parados;
  • Juntar livros didáticos e de leitura que estão parados também são uma boa oportunidade de renda extra.

2º passo

Agora que você separou o que vai vender, o segundo passo é se cadastrar nos sites e aplicativos. Você precisa criar um nome de usuário, mas lembre-se: nada de apelidos. Escolha um nome que passe credibilidade e que seja relacionado com seu negócio.

3º passo

O terceiro passo é cadastrar o que você quer vender no site. Uma boa foto é o que fará seu produto se destacar e despertará o interesse de quem for comprar. Procure um fundo neutro para seu objeto e preste atenção na iluminação. Não se esqueça de verificar se a foto não saiu tremida ou embaçada.

É importante definir um título chamativo. Eles são importantes mecanismos de busca para seu produto. Um título com palavras-chaves pode fazer com que seu produto apareça à frente dos concorrentes.

O mesmo vale para a descrição do produto. Coloque o máximo de informações que puder de forma clara e organizada. Inclua o ano de fabricação, quantas vezes foi usado, qual a marca e tamanho. Pense como comprador, escreva o que você gostaria de saber antes de realizar uma compra.

4º passo

O quarto passo é definir o preço. Para isso, faça uma pesquisa rápida sobre o quanto os concorrentes estão cobrando por um item parecido. Ofereça alternativas como frete incluso. Grande parte das pessoas desistem de fazer uma compra quando olham o frete. Recalcule o preço do seu produto já incluindo uma pequena taxa do frete.

5º passo

Assim como você, as pessoas que buscam comprar por esses aplicativos também estão querendo economizar. Todo mundo procura a melhor maneira de fazer uma compra com um valor que cabe no orçamento. Por isso, a quinta dica é oferecer mais de uma forma de pagamento. Não se prenda ao cartão de crédito, muitas pessoas buscam alternativas como boletos e transferências.

6º passo

Agora que você já criou o seu perfil completo, se prepare para divulgação!

  • Avise lá nos grupos do Whatsapp;
  • Coloque no stories do Instagram; e
  • Procure grupos de venda no Facebook.

7º passo

  • Cadastro realizado, produtos em estoque e divulgação feita, agora é hora de se preparar para uma venda futura!
  • Para isso, indicamos a emissão de um e-CNPJ da Serasa Experian, para que você possa emitir NFs, cumprir com as obrigatoriedades fiscais com menos burocracias e ter mais segurança nas suas transações!
  • Com o Certificado Digital você ganha mais agilidade no seu dia a dia e tem liberdade para cuidar do seu negócio de qualquer lugar.
  • ;
  • E mais: usuários do Mercado Livre tem oferta exclusiva. Clique e saiba mais sobre o Certificado Digital!
  • ;
  • E não esqueça de responder de forma clara e rápida todos os comentários que você receber na página. Isso cria uma ligação maior entre você e o comprador, além de aumentar as chances de venda.
  • Com essas seis dicas, você já está pronto para conseguir aquela grana extra no fim do mês. Depois, deixe um comentário aqui na página contando se essas dicas funcionam ou se você tem mais alguma dica que vai ajudar a melhorar o seu site, compartilhe aqui com a gente!