70% dos entrevistados monitoram os preços antes da Black Friday, revela pesquisa Serasa inédita

Para ter a certeza da veracidade dos descontos, consumidores acompanham os produtos antes de ir às compras na super sexta-feira

Às vésperas da primeira Black Friday após o auge da pandemia, a Serasa e a Opinion Box pesquisaram os hábitos, principais preocupações e intenções de compra dos consumidores*. A pesquisa realizou 2.608 entrevistas de forma remota na primeira semana de novembro nas cinco regiões do país e mostra que 29% dos respondentes já foram prejudicados com falsos descontos em Black Friday anteriores, outros 22% revelaram que o frete acabou representando valor superior aos produtos adquiridos e 16% desembolsaram a mais no momento de pagar, práticas que representam uma maquiagem nos descontos anunciados.

mulher animada na black friday para fazer sua primeira compra pelo notebook

“Por conta de situações como essas acompanhar os preços antes do dia mágico de compras já é realidade para 70% dos consumidores respondentes”, diz Felipe Barone, gerente do Serasa Premium. Entre os entrevistados, 60% optam por sites e lojas de marca reconhecida ou recorrem a estabelecimentos ou portais dos quais já é cliente (57%). “A pesquisa comprova também que o consumidor está cada vez mais maduro, fazendo uma verdadeira investigação do nível de confiabilidade e segurança do site pretendido”, complementa Barone.

Com o objetivo de ajudar o consumidor a se proteger, a pesquisa coordenada pelo instituto Opinion Box em parceria com a Serasa estruturou um Mapa da Fraude, no qual a propaganda enganosa (60%), golpes na compra e venda de produtos (42%), uso indevido de dados dos cartões de crédito/débito (40%) e o uso criminoso do whatsapp (37%) são os campões de irregularidades e riscos.
Seis a cada 10 dos consumidores ouvidos sofreram algum tipo de fraude ou golpe nos últimos 12 meses, números provavelmente incrementados pela alta demanda de compras online em meio à pandemia. Entre novembro/20 e novembro/21, 67% das pessoas entrevistadas tiveram alguma perda financeira devido a uma fraude, sendo que 47% tiveram prejuízos de até R$1.000, 30% entre R$ 1.000,00 e R$ 5.000,00 e 16% entre R$ 5.000,00 e R$ 20.000,00.
Para se precaver, o consumidor utiliza algumas práticas. Oito em cada 10 entrevistados confere os dados antes de pagar um boleto, não usa públicas de internet para transações financeiras e não clica em e-mails e sites sem antes checar a fonte. Já é de 85% o número de pessoas entrevistadas que se negam a passar dados por telefone, 91% fogem de correntes de mensagens e 95% se recusam a usar aparelhos de terceiros para executar transações financeiras online.

A pesquisa completa está disponível em https://www.serasa.com.br/premium/blog/mapa-da-fraude

*Foram entrevistados 2.608 consumidores da Serasa.

Sobre o Serasa Premium

O Serasa Premium é uma ferramenta que proporciona mais segurança aos dados do consumidor. O serviço oferece o monitoramento do CPF e CNPJ 24 horas por dia, alertas sobre vazamentos de dados na Dark Web e variação do Serasa Score, além do Lock&Unlock, que permite bloquear e desbloquear a pontuação de crédito para consultas. O Serasa Premium foi criado em 2016 e conta com, aproximadamente, 400 mil assinantes. Para saber mais acesse serasa.com.br/premium

Sobre a Serasa

A Serasa é um braço da Serasa Experian e tem como propósito revolucionar o acesso ao crédito no Brasil. Para isso oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais que permitem que o consumidor consulte a sua pontuação de crédito (Serasa Score), negocie suas dívidas (Serasa Limpa Nome), consiga empréstimo e cartões de crédito (Serasa Crédito), monitore seus dados (Serasa Premium) e tenha sua própria carteira digital para pagamento de todo tipo de conta e contratação de serviços. Tudo isso de forma simples e acessível via aplicativo ou site. Para mais informações, visite www.serasa.com.br

foto do escritorio da serasa com os funcionários em reunião

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