Navegação do blog
  1. Limpa Nome Online
  2. Blog
  3. Golpe Serasa Limpa Nome Como Identificar

Golpe Serasa Limpa Nome: como identificar?

Aprenda a identificar o golpe do Serasa Limpa Nome e proteja-se.

Atualizado em: 29 de abril de 2025

Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 16 minutos

Texto de: Time Serasa

Sinal de cuidado de aviso do sistema no smartphone, ataque de vírus de golpe no firewall para erro de notificação e manutenção. Vulnerabilidade de segurança de rede, violação de dados, conexão ilegal e perigo de informação.

Você já ouviu falar no golpe Serasa Limpa Nome? Infelizmente, fraudadores se aproveitam do nome e produto da Serasa para aplicar golpes envolvendo falsas renegociações de dívidas.

Por isso, este post pode ajudar a identificar esses golpes e saber quais são os canais oficiais da Serasa.

Assista | Golpes mais comuns durante o Feirão Serasa Limpa Nome - Sempre Alerta

O que é o golpe Serasa Limpa Nome?

O chamado "golpe Serasa Limpa Nome" utiliza táticas fraudulentas para enganar pessoas que buscam quitar suas dívidas com descontos a fim de roubar dados e dinheiro das vítimas.

Os golpistas fazem de tudo para simular que são representantes da Serasa, dizendo que têm “contato quente” dentro da empresa. Muitos até mesmo criam e publicam links que parecem ser o site oficial, mas não são. 

Os golpes envolvendo o nome da Serasa

O golpe Serasa Limpa Nome pode ser aplicado de várias maneiras. Por isso, é importante que os consumidores fiquem atentos e conheçam as táticas dos criminosos. Os principais tipos de golpes são:

  1. Golpistas se passando por representantes da Serasa

    Os criminosos alegam ter um “contato quente na Serasa” para convencer as vítimas de que podem oferecer descontos exclusivos ou resolver pendências rapidamente.

    Muitas vezes, eles entram em contato por telefone, e-mail ou mensagens e usam um tom persuasivo para ganhar a confiança do consumidor.

    Como não cair nesse golpe: desconfie de qualquer oferta que não tenha sido oferecida ou acessada diretamente pelos meios oficiais da Serasa.

  2. Links falsos que imitam o site da Serasa

    Os fraudadores criam páginas falsas que visualmente são idênticas ao site do Serasa, incluindo logotipos, cores e até mesmo um domínio semelhante.

    Esses links podem ser compartilhados por mensagens ou aparecer como anúncios patrocinados em redes sociais e mecanismos de busca. Ao clicar, o usuário pode ser induzido a fornecer informações pessoais e financeiras ou até mesmo realizar pagamentos para quitar dívidas inexistentes.

    Como não cair nesse golpe: sempre digite manualmente o endereço oficial do Serasa no navegador: www.serasa.com.br.

  3. Golpe do falso boleto

    Nesse golpe usando o Serasa Limpa Nome, os criminosos enviam boletos falsificados por e-mail, WhatsApp ou SMS, alegando ser da Serasa e oferecendo descontos especiais para a quitação de dívidas.

    Quando a vítima realiza o pagamento, o dinheiro vai para a conta dos criminosos e a dívida real continua em aberto.

    Como não cair nesse golpe: sempre gere boletos diretamente no site oficial ou no aplicativo oficial da Serasa. Além disso, utilize a ferramenta de validação de boletos e chave Pix no site da Serasa. Trata-se de uma ferramenta gratuita que te ajuda a conferir se os boletos e chaves Pix são da Serasa.

  4. Golpe da ligação ameaçadora

    Fraudadores ligam para consumidores em nome da Serasa alegando que há dívidas pendentes e que, se o pagamento não for feito imediatamente, o nome será negativado ou sofrerá consequências legais.

    Em alguns casos, eles usam dados pessoais vazados para tornar a abordagem mais convincente.

    Como não cair nesse golpe: a Serasa não é uma empresa de cobrança de dívidas, portanto, quando um consumidor tem dívidas, a Serasa não entrará em contato de forma ameaçadora. Verifique se o contato foi feito por meio de um canal oficial.

    É importante lembrar que as empresas credoras são as responsáveis por incluir ou retirar o nome dos consumidores da lista de negativação da Serasa.

  5. Golpe do feirão falso nas redes sociais

    Um dos golpes Serasa Limpa Nome que aparecem algumas vezes por ano é o golpe envolvendo o Feirão Limpa Nome.

    Nesse golpe, os criminosos criam perfis falsos no Facebook, Instagram e até mesmo no Google Ads para divulgar um suposto "Feirão Limpa Nome". Os anúncios direcionam os consumidores para sites fraudulentos, onde eles fornecem informações pessoais ou realizam pagamentos indevidos.

    Como não cair nesse golpe: para evitar cair nesse golpe, verifique sempre se a página é oficial e confirme a campanha no site da Serasa. Em geral, são realizados dois feirões por ano: um no início (em meados de fevereiro e março) e outro no final do ano (em meados de novembro).


Quais os canais oficiais do Serasa Limpa Nome?

Como denunciar golpes envolvendo o Serasa Limpa Nome?

Notou algo suspeito relacionado ao Feirão Serasa Limpa Nome? Denuncie pelo site, aplicativo e WhatsApp da Serasa.

Para fazer sua denúncia por meio do site, basta clicar no botão abaixo, copiar o link suspeito e colar no campo “Copie e cole o link aqui”.

Como funciona a renegociação de dívidas na Serasa

  • No site do Serasa Limpa Nome ou aplicativo oficial da Serasa (para Android e iOS) é possível consultar dívidas, ver ofertas de negociação e fechar acordos em até 3 minutos, sem precisar sair de casa, com total segurança. Você só precisa:
  •  
  • ●    Entrar com seu CPF e senha ou cadastrar-se gratuitamente;
  • ●    Reconhecer as dívidas negativadas ou contas atrasadas;
  • ●    Conferir as opções de negociação;
  • ●    Escolher a melhor;
  • ●    Concluir o acordo.


Na plataforma, mais de 1.400 empresas parceiras enviam propostas para negociação de dívidas. Em caso de dúvida, saiba que os canais oficiais da Serasa estão sempre à disposição.  

Validador de boletos: saiba identificar boletos falsos

É preciso também ter atenção no envio de boletos e chaves Pix fora dos canais oficiais. A Serasa não envia boleto ou chave Pix por Facebook, Instagram ou TikTok para tratar de pagamentos em atraso. Os boletos chegam sempre pelos canais oficiais. Mesmo assim, é recomendado o uso do Validador de Boletos Serasa.  

Isso porque os boletos falsos são muito parecidos com os originais e, quando o consumidor não percebe a adulteração e paga a conta, o valor é direcionado ao fraudador e a chance de recuperação é baixa. A vítima vai perceber quando souber que o pagamento devido segue em aberto. 

  • Já explicamos em detalhes como identificar boleto falso, mas vamos relembrar os requisitos que devem estar em documentos de pagamento válidos: 
  •  
  • ●     nome completo e número de inscrição no CPF ou no CNPJ do pagador; 
  • ●     identificação da instituição destinatária e do terceiro, permitido em contrato por essa instituição destinatária a habilitar beneficiário para utilizar boleto, se for o caso; 
  • ●     nome, endereço e número de inscrição no CPF ou no CNPJ do beneficiário; 
  • ●     valor do pagamento e a data de vencimento;  
  • ●     condições de desconto, em caso de pagamento antecipado.


Além disso, o boleto trará uma representação numérica associada ao código de barras, distribuído em 5 partes com um total de 44 dígitos. Copie este número e cole no validador de boletos da Serasa.

Se o boleto ou chave Pix for válido, pode pagar o boleto que é seguro! Para acessar a ferramenta, basta entrar no nosso site ou aplicativo, ir no menu "Serviços", clicar em "Validador de boletos" e utilizar a ferramenta.

Leia também I Quatro dicas para evitar golpe no feirão Limpa Nome

Como faço para renegociar minha dívida agora?

Com o Serasa Limpa Nome, você pode ter até 90% para negociar dívidas, e o processo leva só três minutos, sem precisar sair de casa. É possível negociar pelo site, aplicativo (iOS e Android), ou pelo WhatsApp (11) 99575-2096.

Confira o passo a passo para negociar pelo site ou aplicativo da Serasa:

  1. Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso

    O primeiro passo é fazer o login ou criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados pela primeira vez, um login de acesso será gerado para você consultar seu CPF e verificar dívidas ou contas em atraso.

  2. Selecione os acordos disponíveis

    As empresas com as quais você tem dívidas podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que podem ser consultados na tela inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar nela, conferir os detalhes, escolher a forma de pagamento e confirmar.

  3. Pague o boleto

    Após pagar o boleto, você receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras.

O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.  

Para negociar online:  

  • ●     Acesse o Serasa Limpa Nome ou o aplicativo e informe seu CPF e senha.  
  • ●     Confira sua dívida na tela e clique em Negociar.   
  • ●     Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas (caso opte pelo parcelamento).   
  • ●     Confirme as condições escolhidas e pronto!   
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3.8 de 5

Artigos relacionados