Consultar PIS online: veja como consultar PIS pelo CPF
O seguro-desemprego e o abono salarial são benefícios financiados pelo Programa de Integração Social, o famoso PIS
Autor: Harissa Nascimento
Atualizado em 24 de janeiro de 2023
O seguro-desemprego e o abono salarial são benefícios financiados pelo Programa de Integração Social, o famoso PIS. Muitas vezes chamado de PIS/PASEP ou NIS/PIS, é com ele que os trabalhadores recebem seus direitos. Saiba que é possível consultar PIS pelo CPF de forma online. Saiba como!
Tanto o PIS quanto o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são contribuições de empresas e órgãos públicos ao fundo PIS/PASEP.
Toda essa verba vai para o Fundo de Amparo ao Trabalhador, o FAT. Existem duas formas de receber dinheiro desse fundo: pelo abono salarial e pelas cotas do fundo.
Assista
Como entre 1971 e 1988 os depósitos eram feitos em cotas individuais ao trabalhador, muita gente que atuou nessa época tem dinheiro para receber. Os pagamentos eram feitos conforme a idade. Recentemente, o governo federal liberou o saque das cotas para todas as idades.
Os trabalhadores autônomos também podem ter acesso ao PIS. Basta começar a contribuir com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Se você pretende verificar se tem dinheiro a receber em algum desses casos ou fazer um extrato do número do PIS, acompanhe este conteúdo e veja como consultar PIS pelo CPF online.
Quem tem direito ao PIS?
O pagamento do PIS é realizado apenas pela Caixa Econômica Federal. Na iniciativa privada, o empregado, além de ter acesso a benefícios garantidos por lei, contribui para o desenvolvimento do setor.
Esse pagamento é realizado anualmente. Os empregados registrados, ou seja, de carteira assinada, que recebem em média até dois salários mínimos mensais e que tenham exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano de pagamento, podem estar elegíveis para receber o auxílio.
É necessário ter o número do PIS há pelo menos 5 anos, e os dados devem estar atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
As pessoas que têm conta poupança ou conta corrente individual na Caixa Econômica Federal e com saldo em conta podem receber o crédito diretamente na conta, conforme o calendário da CAIXA.
Leia também | Calendário PIS 2022: veja quem recebe e como consultar
PIS e abono salarial são a mesma coisa?
O PIS e o abono salarial não são a mesma coisa. Enquanto o PIS representa os valores de cotas destinadas aos trabalhadores com carteira assinada no período de 1971 a 04/10/1988, o abono salarial – que é de até um salário mínimo, proporcional aos meses de trabalho no ano-base – é destinado aos trabalhadores que:
• tenham número do PIS há pelo menos 5 anos;
• receberam de empregador (PJ) remuneração média de até dois salários mínimos no período trabalhado no ano-base;
• trabalharam com carteira assinada por no mínimo 30 dias no ano-base; e
• constam no RAIS.
Consultar PIS pelo CPF online
Consultar PIS pelo CPF online é bastante simples, fácil e rápido. É indicado para quem não sabe o número do PIS ou perdeu a carteira de trabalho e quer consultar o número do PIS online.
Leia também | PIS 2022: saiba se você tem direito e como sacar
Com o CPF em mãos, siga o passo a passo.
1. Acesse o site “Meu INSS”.
2. Clique em “Entrar”.
3. Caso você não tenha cadastro, a plataforma vai pedir para você fazer um. Basta preencher os campos, com CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado.
4. Depois de se cadastrar, digite o número do seu CPF e a senha.
5. Faça o login.
6. Altere a senha se achar melhor.
7. Pronto, está tudo pronto para consultar o PIS online.
Como tirar o extrato do PIS online
Para acessar o extrato do PIS online, é necessário saber o número exato do seu PIS. Caso você não saiba, siga os passos indicados no tópico acima ou identifique o número na carteira de trabalho.
Assista
Consultar PIS pelo CPF online pode ser feito de duas formas. Ambas são feitas pela Caixa Econômica Federal, mas uma é realizada pelo site e em outra, é preciso ter o aplicativo para Consultar PIS pelo CPF.
Site da Caixa Econômica Federal
1. Acesse o site da Caixa, vá em “Benefícios e Programas”, siga para “Benefícios do Trabalhador” e selecione “PIS”.
2. Clique em “Consultar pagamento”.
3. Preencha com os dados solicitados: número do PIS e senha. Se estiver acessando pela primeira vez, efetue o cadastro.
4. Após o acesso, aparecerá um painel de consulta do extrato, com informações de valores e pagamentos efetuados ou a receber, caso você tenha direito.
Aplicativo da Caixa
1. Baixe o app “Caixa Trabalhador” em seu celular.
2. Digite o número do seu PIS e clique em “Acessar”.
3. Não é necessário realizar cadastro prévio para consultar benefícios no app.
4. A tela inicial já vai mostrar se existe cota do PIS disponível.
5. Para acessar os valores, faça um registro ou recupere a senha.
6. Acompanhe as datas de saque, se houver disponibilidade para você.
Para manter uma vida financeira saudável e em dia, devemos monitorar nosso CPF e acompanhar também o Serasa Score. Isso nos permite conhecer nossa situação de crédito no mercado e evita surpresas.
Acompanhe os nossos conteúdos no blog da Serasa e no nosso canal do YouTube, o Serasa Ensina.
Conheça o Serasa Limpa Nome
Tem dívidas e e gostaria de negociá-las? Pelo Serasa Limpa Nome, você pode ter até 90% para negociar dívidas, e o processo leva só três minutos, sem precisar sair de casa. É possível negociar pelo site, aplicativo (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096).
Confira o passo a passo para negociar pelo site ou app:
1. Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso
O primeiro passo é criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados, um login de acesso será gerado para que você consulte seu CPF e verificar quais são as dívidas ou contas em atraso.
2. Selecione os acordos disponíveis
As empresas com as quais você mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que você pode consultar já na tela inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar sobre ela e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento.
3. Pague o boleto
Após realizar o pagamento do boleto, em alguns dias você receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras.