Criminosos criam falso imposto da Receita Federal para aplicar golpe

O alerta do falso imposto foi disparado pela Receita Federal do Brasil em 2021. Os criminosos estão enviando correspondências para a residência das vítimas cobrando o suposto Imposto Verificador de Score Concretizado para regularizar a situação do CPF e aumentar a pontuação no cadastro de bons pagadores. Acontece que este imposto não existe.

Fiz um Pix errado, e agora Entenda o que fazer neste caso

Os golpistas enviam para as casas das vítimas uma correspondência na qual comunicam que a pessoa está com o CPF irregular e precisa pagar o imposto para ajustar a situação. Na carta, com logotipo oficial da Receita Federal e assinatura de um falso funcionário, consta um número de conta para depósito ou junto à carta estará um falso boleto. O cidadão paga para ficar em dia com o governo, mas na verdade é um golpe.

A Receita Federal emitiu uma nota alertando para os golpes aplicados com o nome da instituição. O órgão enfatiza que o Imposto Verificador de Score Concretizado não existe e que a Receita jamais cobra impostos com depósito em conta bancária. A instituição ainda ressalta que o recolhimento de tributos é feito pelo Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).

Saiba como não cair no golpe do Imposto Verificador de Score

  1. Ao receber uma correspondência do governo, confira o endereço da postagem. Caso seja uma cobrança, acesse o site da Receita Federal e verifique se há o registro de alguma pendência em seu CPF.

  2. Preste atenção a notificações com textos escritos com erros de português. Correspondências de órgãos públicos dificilmente terão equívocos na linguagem.

  3. Jamais faça transferência para uma conta bancária de CPF ou mesmo CNPJ para pagar tributos e taxas públicas. Os recolhimentos federais são feitos via Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf)

  4. Caso fique em dúvida em relação à cobrança de um imposto, acesse o site das instituições públicas e busque informações antes de realizar o pagamento.

Caso você receba uma correspondência falsa, a Receita solicita o registro online de ocorrência na ouvidoria. Uma forma de proteger as suas informações e evitar as fraudes é monitorar o seu CPF e bloquear o Serasa Score para acesso de terceiros. No serviço Premium com a assinatura mensal você decide se o Score estará fechado ou aberto.

Quer evitar fraudes e problemas futuros? Conheça o Serasa Premium

Com ele, você será alertado por e-mail e SMS sempre que houver uma movimentação no seu CPF e CNPJ como: novas consultas, protestos, ações judiciais, vazamento de dados na Dark Web e mudança em seu score e muito mais:

Função Lock&Unlock: bloqueie e desbloqueie seu Serasa Score para consultas de terceiros. Isso pode ajudar você a evitar que golpistas peçam crédito em seu nome.

Relatórios: receba um resumo quinzenal e tenha acesso total ao seu histórico de dados.

Consultor VIP: atendimento exclusivo sempre que precisar de ajuda.