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Como evitar fraudes em promoções na Black Friday 2025

Saiba identificar os sinais da “Black Fraude” e proteger seus dados pessoais durante a promoção.

Atualizado em: 29 de outubro de 2025

Categoria Consultar CPFTempo de leitura: 15 minutos

Texto de: Time Serasa

homem vendo seu notebook com expressão de chocado

Com tantas ofertas aparecendo a cada minuto na Black Friday, como saber se uma promoção é real ou uma armadilha? 

 Com o aumento dos golpes digitais e promoções enganosas, evitar fraudes em promoções na Black Friday se tornou uma missão para quem deseja economizar de verdade e não cair em ciladas. 

Apesar do sucesso de vendas e da consolidação do evento no calendário nacional, o apelido “Black Fraude” acompanha a data desde seus primeiros anos no Brasil.  

Segundo dados da empresa ClearSale, empresa que atua na proteção contra fraudes, foram registradas 17,8 milhões de tentativas de golpe até o meio-dia do dia seguinte à Black Friday de 2024.  

De acordo com levantamento da empresa Branddi, que oferece soluções para marcas no ambiente digital, foram detectadas mais de 105 mil ameaças em 2024 durante os meses de “esquenta” e Black Friday (outubro e novembro).  

Diante desse cenário, neste artigo, você aprenderá a identificar os sinais de que uma promoção pode ser falsa, entender como funcionam as fraudes mais comuns e descobrir estratégias simples para fazer compras seguras e com descontos reais no dia 28/11/2025.

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Por que as promoções falsas se multiplicam na Black Friday?

A multiplicação das fraudes em ofertas da Black Friday, que deu origem ao termo Black Fraude, acontece, principalmente, por causa da pressão por bons resultados e a guerra entre concorrentes.  

 Com a expectativa de ter um alto faturamento em uma das datas comerciais mais importantes, muitas lojas recorrem a práticas desonestas, como a maquiagem de preços, para garantir as vendas.  

Além disso, a grande quantidade de ofertas no ambiente online cria uma condição ideal para a ação de criminosos e golpistas. Sites falsos e links fraudulentos se espalham com facilidade, imitando lojas reais para roubar dados pessoais e financeiros.  

A persistência e a evolução desses dois fatores elevam cada vez mais a desconfiança do público com a época de ofertas.  

Segundo um estudo do site Reclame Aqui, para a Black Friday 2025, a principal preocupação dos consumidores é o uso de inteligência artificial, já que 63% afirmaram não saber identificar golpes feitos com IA. 

Anatomia de uma promoção falsa: 5 sinais de alerta imediatos

A ansiedade para encontrar o melhor preço é o principal motivo que faz as promoções falsas prosperarem. Por isso, muitas pessoas pensam que a Black Friday no Brasil é uma fraude. 

Para proteger seu dinheiro e garantir uma compra segura, aprenda a identificar os principais sinais de alerta antes de realizar a compra. 

1. Descontos absurdos e promessas exageradas

Se uma oferta parece inacreditável, ela provavelmente é falsa.  

 Exemplo: você encontra o celular de última geração, lançado há poucas semanas e que custa R$ 7 mil sendo vendido por apenas R$ 1.500 em uma loja desconhecida. 

Um desconto com mais de 75% em um produto de alta demanda e recém-lançado é um sinal de alerta: o produto é falso ou a loja é fraudulenta.   

Lojas legítimas operam com margens de lucro, e descontos reais acima de 50% ou 60% são extremamente raros para a maioria dos produtos, a menos que sejam itens de coleções antigas ou saldos de estoque muito específicos. 

2. Links suspeitos em anúncios e mensagens

Os golpistas usam técnicas de phishing (fraude eletrônica) para enviar links maliciosos via e-mail, WhatsApp, SMS e redes sociais.  

 O objetivo é levar o consumidor a um site falso que copia a aparência de uma loja famosa, mas que existem apenas para roubar dados de pagamento ou login. 

 Exemplo: você recebe um suposto SMS da Magazine Luiza com a mensagem “Seu prêmio exclusivo Black Friday! Clique aqui: magalu.ofertas.co”. 

Apesar de a empresa também ser conhecida como Magalu, seu site oficial possui o domínio Magazine Luiza. Note também que o endereço termina em “.co”, sendo que o comum dos sites brasileiros é a terminação “.com” ou “.com.br".  

3. Design de baixa qualidade e erros de português

Lojas fraudulentas criadas às pressas costumam apresentar falhas visíveis, como: 

  • ●  Logotipos distorcidos; 

  • ●  Imagens de baixa resolução; 

  • ●  Cores estranhas; 

  • ●  Textos com erros gramaticais e de ortografia; 

  • ●  Botões que não funcionam. 

Exemplo: você acessa uma página que diz ser da empresa Casas Bahia, mas o texto de descrição do produto possui frases como “oportunidade unica, pra voce que qué aproveita o maximo do seu dinheiro". 

 Grandes varejistas investem em comunicação profissional e revisão para suas páginas oficiais e para divulgar promoções. 

4. Urgência excessiva para forçar a compra

Criminosos e lojas desonestas utilizam gatilhos psicológicos para que o consumidor tome uma decisão rápida e impulsiva, impedindo-o de pesquisar o preço real ou verificar a reputação da loja. 

Geralmente, isso aparece na forma de cronômetros regressivos falsos ou mensagens sobre estoque acabando

Exemplo: na página do produto aparece um banner com a mensagem “oferta válida só pelos próximos 10 minutos!” ou “últimas 2 unidades em estoque!”. 

Essa pressão para “comprar antes que acabe” é uma tática para o consumidor não sair da página e, principalmente, não comparar o preço em outras lojas. 

5. Ausência de informações de contato da empresa

O Decreto Federal 7.962/2013, que regulamenta o Código de Defesa do Consumidor (CDC) para o comércio eletrônico, exige que as empresas disponibilizem informações de contato de modo claro e de fácil localização.  

 Se um site não apresentar ou colocar dados falsos de CNPJ, endereço físico, telefone fixo ou contatos para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), há um grande indício de golpe. 

Exemplo: o rodapé da página não apresenta informações como CNPJ e endereço, mas um formulário de contato genérico e um e-mail que não possui ligação com a empresa. 

Checklist prático: como validar uma oferta antes de clicar em “comprar

A pressa é a maior aliada das fraudes na Black Friday. Por isso, antes de finalizar qualquer compra, siga este checklist prático e rápido para verificar a credibilidade da oferta e a segurança da loja. 

  1. Pesquise o CNPJ da loja: consulte o CNPJ no site da Receita Federal. Para isso, acesse a área “Serviços”, aba “Negócios” e opção “CNPJ e CAEPF". Desconfie se o registro estiver inapto, baixado ou apresentar inconsistências. 

  2. Jogue o nome da loja em sites de reclamação e pesquisa de reputação: consulte portais como Reclame Aqui ou a plataforma do Procon-SP para saber se já há reclamações registradas. 

  3. Verifique se o site possui HTTPS (cadeado de segurança na barra de endereço): sites com apenas “http” ou sem o símbolo de cadeado não garantem a proteção dos dados dos usuários. 

  4. Desconfie de pagamentos exclusivos via Pix ou boleto sem meios alternativos: a exigência do pagamento por esses meios sem explicação clara pode indicar golpe. Prefira lojas que ofereçam múltiplas formas de pagamento. 

  5. Desconfie de pagamentos exclusivos via Pix ou boleto sem meios alternativos: a exigência do pagamento por esses meios sem explicação clara pode indicar golpe. Prefira lojas que ofereçam múltiplas formas de pagamento. 

  6. Compare o preço em sites confiáveis: utilize sites comparadores de preços com a ferramenta de histórico de preço para analisar as quedas e altas.  

Dica da Serasa

Aproveite o dia 28/11/2025 para reforçar a segurança digital antes de realizar suas compras ou entender como melhorar as finanças com o Diagnóstico do Score.  

Protegendo seus dados no momento da compra: dicas essenciais

Ao fazer compras online, especialmente em grandes promoções como a Black Friday, não basta apenas identificar se a oferta é legítima.  

Da mesma maneira, é necessário saber como proteger seus dados pessoais e financeiros para reforçar sua segurança digital contra o roubo de informações. Confira as práticas que irão te ajudar a evitar golpes em promoções. 

Dica Motivo O que fazer
Nunca use Wi-Fi público para realizar transações financeiras As redes Wi-Fi públicas são extremamente vulneráveis e os golpistas podem interceptar os seus dados. Priorize o uso de sua rede Wi-Fi doméstica ou a de dados móveis (4G ou 5G) para fazer login e finalizar pagamentos.
Utilize senhas fortes e exclusivas Reutilizar a mesma senha faz com que todas as suas contas estejam vulneráveis no caso de um vazamento de dadosCrie senhas longas que misturam letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Utilize um gerenciador de senhas para armazená-las de forma segura.
Prefira o cartão de crédito virtual O cartão virtual é um serviço oferecido pela maioria dos bancos que gera um número de cartão temporário ou específico, que pode ser bloqueado/excluído após o uso ou expirar em 24 horas. Sempre que possível, utilize a opção de cartão virtual nas compras pela internet para evitar que os dados do cartão físico sejam expostos. Isso limita o prejuízo em caso de fraude.
Mantenha softwares e aplicativos atualizados Sistemas operacionais, navegadores e aplicativos atualizados contêm as correções de segurança mais recentes e protegem o dispositivo contra malwares e vulnerabilidades. Antes de iniciar as compras, verifique se o sistema operacional (Windows ou MacOS, Android ou iOS) e o navegador (Chrome, Firefox, Safari) estão na versão mais recente. Considere utilizar um antivírus também.
Tenha cautela com informações excessivas Uma loja legítima só precisa de informações essenciais para finalizar a compra: nome, endereço, e-mail e dados de pagamento do cliente. Desconfie de sites que solicitam dados irrelevantes para a compra, como informações sobre a renda, dados de parentes ou número de outros documentos.
Ative a autenticação de dois fatores (2FA) A autenticação cria uma segunda camada de segurança, além da senha, para acessar uma conta. Verifique se o aplicativo ou conta possui a opção de ativar a autenticação de dois fatores.

Caiu em um golpe? Saiba o que fazer

Mesmo com todas as precauções, a Black Fraude ainda pode fazer vítimas. Nessa hora, o importante é agir rapidamente para minimizar os danos financeiros e proteger seus dados. 

Se você identificou que foi vítima de golpe, siga imediatamente estes passos: 

  1. Reúna todas as provas: salve prints do anúncio ou da página de oferta, confirmação de pagamento, e-mails, dados de contato da loja (se houver) e qualquer outro tipo de comunicação.  

  2. Entre em contato com a instituição financeira: informe ao banco que você foi vítima de fraude e solicite a contestação da compra e o bloqueio do cartão. Se a compra foi paga via Pix, acione o Mecanismo Especial de Devolução (MED). 

  3. Registre um boletim de ocorrência: o registro policial pode ser feito presencialmente ou online e serve para formalizar a fraude e iniciar a investigação. O documento também pode ser necessário para contestar a compra e reaver o dinheiro. 

  4. Denuncie a loja ou site falso: informe ao Procon de seu estado ou município, registre a reclamação no Reclame Aqui e na plataforma consumidor.gov.br. Se a compra foi realizada via marketplace ou rede social, acione também a plataforma para bloquear a conta do vendedor. 

  5. Monitore seus dados pessoais e bancários: verifique extratos, consulte seu Serasa Score e ative alertas de monitoramento do CPF para evitar fraudes com a sua identidade. 

A proteção contínua: como o Serasa Premium blinda seus dados na Black Friday

Com a imensa quantidade de ofertas da Black Friday, é inevitável se cadastrar em novas lojas e fornecer dados em diversos sites.  

Mas saiba que existe um escudo protetor que pode blindar suas informações pessoais e financeiras contra fraudes: o Serasa Premium

Entenda como essa proteção funciona: 

  • ● Cadastrou-se em um site novo? O Serasa Premium monitora se seus dados foram expostos na Dark Web. 

  • ● Preencheu seus dados para uma compra? Sempre que alguma movimentação incomum ocorrer, o serviço envia notificações em tempo real para você identificar se seus dados estão sendo usados de maneira indevida. 
  •  

Foque em encontrar o melhor preço enquanto o Serasa Premium cuida da segurança dos seus dados.  


  • O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora o CPF e o CNPJ do assinante 24 horas por dia e envia alertas em tempo real sobre consultas ao score de crédito, vazamento de dados na Dark Web, variação da pontuação do Serasa Score e muito mais. Além disso:
  •  
  • ●      Veja quais empresas consultaram seu CPF ou CNPJ.
  • ●      Bloqueie ou desbloqueie a visualização do seu score de crédito quando quiser.
  • ●      Saiba se seus dados estão seguros e fora da Dark Web.
  • ●      Conte com atendimento exclusivo para assinantes pelo número 0800 591 5161.
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Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço, e não substitui o comunicado oficial.

Perguntas frequentes sobre evitar fraudes em promoções na Black Friday

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