Entrar

Ofertas Black Friday 2021: dicas para comprar sem cair em fraude

Quer aproveitar as melhores promoções da Black Friday e não cair na “Black Fraude”? Confira todas as dicas aqui.

Afinal, quando é a Black Friday 2021?

A Black Friday 2021 começa em 26 de novembro. Mas, fique de olho: em vários lugares as promoções começam alguns dias antes na chamada Black Week. Outras lojas anunciam a Black Novembro e oferecem descontos o mês todo. Então, comece a pesquisar com antecedência os preços dos produtos que você deseja e, se precisar de um cartão de crédito para fazer suas compras, faça uma simulação gratuita no Serasa eCred e peça o seu. Ainda dá tempo!

O que é a Black Friday brasileira?

A data comemorativa surgiu nos Estados Unidos, mas a Black Friday brasileira começou em 2010. De lá para cá, todos os anos o comércio aproveita o período para atrair clientes e reduzir seus estoques com grandes promoções.

Mas, atenção: tem muita fraude por aí. Fique de olho e xô, Black Fraude!

Confira dicas para não ser vítima de golpes na Black Friday 2021:

Tudo pela metade do dobro

Alguns lojistas aumentam os preços na véspera da Black Friday para, no dia do evento, anunciar descontos mais vantajosos do que realmente são.

Mudança de preço no carrinho:

Principalmente nas compras online, muitas lojas se aproveitam da pressa do consumidor e não aplicam o desconto na hora de finalizar a compra.

Frete abusivo

Os comércios incluem taxas mais altas para os fretes para compensar os descontos oferecidos em determinados produtos.

Lojas falsas

Criminosos criam sites falsos muito parecidos com os das lojas para atrair usuários, roubar seus dados e aplicar golpes financeiros.

Quer saber mais sobre como aproveitar a Black Friday com segurança?

Confira o conteúdo completo criado pela jornalista Lise Brenol, especialista em proteção de dados.
Leia mais

Viu quantas fraudes existem? Quer aumentar a proteção dos seus dados na Black Friday 2021?

Receba alertas por e-mail e SMS sempre que houver uma movimentação no seu CPF e CNPJ, como: novas consultas, protestos, ações judiciais, vazamento de dados na Dark Web, mudança em seu Score e muito mais!

Função Lock&Unlock: bloqueie e desbloqueie a exibição do seu score para consultas. Isso pode ajudar você a evitar golpes.

Relatórios: receba resumo quinzenal e seu histórico de dados.

Consultor VIP: atendimento exclusivo sempre que precisar.

Além do Serasa Premium, temos 5 dicas infalíveis para não cair na Black Fraude

Consulte a lista do Procon-SP e confira as lojas virtuais que você deve evitar.

Monitore os preços dos produtos que deseja para não comprar com “descontos maquiados”.

Desconfie de promoções absurdas e de mensagens recebidas de estranhos por WhatsApp ou e-mail.

Não clique em links desconhecidos nem informe seus dados pessoais, especialmente seu CPF, em sites duvidosos.

Monitore seu CPF para receber alertas sobre movimentações feitas em seu nome e vazamento dos seus dados.

Quer mais dicas para se proteger de fraudes na Black Friday 2021? Acesse os conteúdos que preparamos para você:

Black Fraude: conheça os golpes mais comuns na Black Friday

A Black Friday pode se transformar em Black Fraude se você não se prevenir. Veja quais são os golpes mais comuns nesta época.

Black Friday: oito sites para monitorar preços e fraudes

Antes de comprar na Black Friday, os consumidores devem monitorar preços para verificar variações e garantir descontos reais. Conheça oito sites que podem te ajudar.

Black Fraude: confira os produtos mais reajustados em 2020

Na chamada Black Fraude, os lojistas aumentam o preço na véspera para superestimar o desconto do produto no dia do evento. Confira os produtos mais reajustados em 2020

1 de 3 de 3

Infelizmente, não é só na Black Friday que existe fraude.

Por isso, a Serasa tem uma página completa sobre os golpes e fraudes mais frequentes no mercado. Acesse nossos conteúdos, entenda quais são os crimes mais comuns e confira dicas exclusivas para proteger seus dados e o seu dinheiro.

Ficou com alguma dúvida? Confira as perguntas mais comuns:

Cyber Monday: foco nas lojas virtuais

Em 2005, foi criada a Cyber Monday, que acontece na segunda-feira após a Black Friday. Essa data costuma ter um foco maior nas lojas virtuais, para oferecerem mais descontos e movimentarem o comércio online. Se você quer aproveitar as promoções Black Friday ou da Cyber Monday, peça já seu cartão no Serasa eCred. E garanta mais facilidade na hora do pagamento.

O que é cartão de crédito?

O cartão é uma forma de realizar pagamentos com a utilização de crédito. De maneira prática, o dono do cartão, ou portador, faz uma compra, mas a cobrança é feita no futuro. Ela acontece por meio do fechamento da fatura. Ele também permite que pagamentos sejam feitos em parcelas. Além disso, muitos cartões oferecem programas de fidelidade com prêmios, bônus e muitos benefícios.

O que é o CVV do cartão de crédito?

Para quem já fez compras online com cartão, precisou informar o CVV. E se você não tem muita certeza do significado da sigla fique tranquilo. Ele é um código de verificação do cartão de crédito. E serve como um item de segurança, para garantir que quem está realizando a compra tem o cartão em mãos. Ou seja, ele é um código que protege o consumidor contra fraudes em transações feitas pela internet. Sem ele, um criminoso não pode usar o seu cartão indevidamente. Por isso, proteja esse número assim como os números do cartão.

Qual o limite ideal do seu cartão de crédito?

Ter um limite correto para o seu cartão é necessário para que você não gaste mãos do que poderá pagar. E quando chegar a fatura, você consiga pagar o valor total para não cair no rotativo nem ficar inadimplente. Para isso, o limite ideal do cartão é o equivalente a, no máximo, 30% da sua renda. Outra dica valiosa é reservar os limites altos apenas para emergências. Se você já teve problemas com as faturas do cartão, a sugestão é definir um limite diário para controlar seus gastos. E, caso tenha várias parcelinhas, evite fazer novos gastos.

O que é cartão de crédito pré-pago?

O cartão pré-pago é tão aceito quanto um cartão de crédito. Mas tem as vantagens de não ter fatura e ter limite definido por você. Ele é uma opção recarregável e, para utilizá-lo, basta colocar a quantia desejada. Os pagamentos são feitos à vista e não podem ser parcelados. O cartão pré-pago pode ser uma alternativa interessante aos negativados, que têm mais dificuldade para conseguir “crédito na praça”. Conheça 7 benefícios do cartão pré-pago.