Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Guia Black Friday

Guia Black Friday: como não comprometer as finanças

Quer aproveitar a data para fazer compras sem se endividar? Confira as dicas.

Publicado em: 31 de outubro de 2023

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Jovem mulher afro brasileira de pé e olhando livro de prateleira em uma livraria em Ipanema, Brasil

Este Guia Black Friday foi feito para ajudar os consumidores a comprar seus itens de desejo (ou necessidade) sem se endividar nem prejudicar o orçamento. A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira de novembro. Em 2023, portanto, será dia 24 de novembro. 

O planejamento de compras é importante porque a Black Friday é um dos eventos de compras mais esperados do ano e a possibilidade de adquirir produtos com grandes descontos é tentadora. Assim, é preciso estar alerta e tomar precauções para não comprometer as finanças.

Com este guia, conheça as vantagens de comprar na data, como se planejar para as compras, como evitar golpes e cuidados financeiros essenciais para não se endividar.

Vantagens de comprar na Black Friday

A Black Friday oferece uma série de vantagens que fazem dela um dos eventos mais aguardados do ano:

Possibilidade de comprar com grandes descontos

Durante a Black Friday, as lojas podem oferecer bons descontos em uma ampla variedade de produtos, de eletrônicos e roupas a móveis e eletrodomésticos.

Alguns descontos podem chegar a 50% ou mais, tornando a data uma oportunidade única para economizar dinheiro na compra de produtos.

Antecipação de presentes de Natal

Como a Black Friday ocorre sempre na última sexta-feira de novembro, a data é o momento perfeito para antecipar as compras de presentes de Natal.

Por isso, aproveite para comprar os presentes desejados a preços mais baixos, economizando tempo e dinheiro.

Renovação de eletrônicos

Caso esteja pensando em trocar o smartphone, computador ou qualquer outro dispositivo eletrônico, geralmente de alto valor, a Black Friday é o momento ideal para fazer isso. Os descontos nos eletrônicos são particularmente atraentes.

Oportunidade de economizar em itens caros

Itens mais caros, como aparelhos de TV, geladeiras ou móveis, geralmente têm descontos expressivos durante a Black Friday. Caso esteja planejando fazer uma compra desse tipo em breve, espere até a Black Friday para verificar se é a hora certa.

Assista | Central da Black: como fazer uma compra online segura

Como se planejar para comprar na Black Friday: passo a passo

Para ser de fato um momento de compras vantajoso é preciso ter planejamento – a chave para aproveitar ao máximo a data sem comprometer as finanças.

Confira um passo a passo simples para se preparar para o evento:

  1. Faça uma lista de desejos e necessidades

    Ter uma lista prévia ajuda a evitar compras por impulso. Por isso, antes da Black Friday, faça uma lista dos produtos que deseja comprar. Priorize os itens de acordo com a importância e necessidade.


  2. Defina um orçamento

    Estabeleça um orçamento máximo para suas compras na Black Friday e comprometa-se a não ultrapassá-lo. Isso ajudará a manter as finanças sob controle.


  3. Pesquise os preços antes do evento

    Cuidado com os falsos descontos. Pesquise os preços dos produtos que deseja comprar antes da Black Friday para ter uma noção real dos descontos oferecidos.


  4. Acompanhe as ofertas

    Confira de perto as promoções e ofertas pré-Black Friday que muitas lojas lançam. É possível encontrar ofertas antecipadas que podem valer a pena.


  5. Use aplicativos de comparação de preços

    Existem aplicativos e sites que permitem comparar preços em diferentes lojas para encontrar a melhor oferta. Use essas ferramentas para garantir que está obtendo o melhor negócio.

    Leia também | Black Friday: 5 passos para aproveitar melhor a data

Como não cair em golpes durante a Black Friday

Infelizmente, a Black Friday também é um terreno fértil para golpistas. Por isso, a prevenção é a chave para que o consumidor de fato aproveita as ofertas.

Meses antes da data, começam as tentativas de golpes de diferentes meios:

  • ●     sites falsos;
  • ●     mensagens de texto com ofertas enganosas;
  • ●     e-mails falsos com links para sites supostamente conhecidos;
  • ●     perfis de lojas de redes sociais cheios de depoimentos falsos.

 

Para evitar ser vítima de fraudes, siga estes cuidados:

Compre em lojas confiáveis

Dê preferência a lojas conhecidas e estabelecidas. Desconfie de lojas online desconhecidas que oferecem descontos excessivamente altos. Na dúvida, pesquise a reputação da loja na internet, em sites como Reclame Aqui.

Use métodos de pagamento seguros

Opte por métodos de pagamento seguros, como cartões de crédito, que oferecem proteção contra fraudes. Evite fazer pagamentos por transferência bancária ou em dinheiro.

Verifique o site

Certifique-se de que o site em que está comprando é seguro. Procure pelo desenho do cadeado na barra de endereço do navegador e verifique se o endereço começa com "https://" para garantir que suas informações pessoais e financeiras estejam protegidas.

Cuidado com e-mails e mensagens suspeitas

Golpistas costumam enviar e-mails e mensagens de texto falsos com ofertas tentadoras. Não clique em links suspeitos nem compartilhe informações pessoais por meio de mensagens não solicitadas.

Leia também | Black Friday: conheça os mais comuns golpes na internet

Cuidados financeiros para não se endividar

Depois de conhecer as vantagens, saber como se planejar e não cair em golpes, é importante saber como não se endividar em meio a tanta oferta.

Confira as principais orientações financeiras:

Cumpra o orçamento

Lembre-se do orçamento estabelecido antes da Black Friday e tenha disciplina para não gastar mais do que o planejado.

Evite compras por impulso

Mantenha-se fiel à lista de desejos e não faça compras por impulso. Pergunte a si mesmo se o item é realmente necessário.

Considere a necessidade

Pondere se a compra é necessidade real ou desejo momentâneo. Se for preciso, priorize as necessidades e adie os desejos para quando estiver em situação financeira mais confortável.

Use recursos de fidelidade e descontos

Aproveite os programas de fidelidade das lojas e os cupons de desconto para economizar ainda mais. Muitas vezes é possível acumular pontos e obter descontos adicionais.

Avalie a possibilidade de parcelar

Em alguns momentos e dependendo do item a ser comprado, pode valer a pena pagar parcelado.

Caso escolha parcelar as compras, certifique-se de que as parcelas cabem no orçamento mensal sem comprometer outras despesas essenciais.

Busque ofertas de cartão de crédito para usar de forma consciente na Black Friday

O cartão de crédito pode ser um grande aliado durante a Black Friday, devido à possibilidade de pagar parcelado sem juros adicionais. Caso você esteja buscando um cartão, a Serasa pode ajudar.

O Serasa Crédito é um serviço que pesquisa ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com o perfil do consumidor.

Disponível de forma online e gratuita nos canais oficiais da Serasa, o serviço busca e compara rapidamente as melhores opções. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. Confira o passo a passo:

  • ●     Acesse o Serasa Crédito via site ou app (Android e na iOS) e faça login ou cadastro.
  • ●     Atualize seu perfil para melhores alternativas.
  • ●     Confira o serviço desejado: cartão, empréstimo ou conta digital.
  • ●     Compare as opções sugeridas.
  • ●     Escolha e finalize a contratação em minutos após aprovação.


*A análise de crédito é feita por parceiros, sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados