Navegação do blog
  1. Premium
  2. Blog
  3. Discord

Discord: o que é e como funciona o aplicativo

Conheça o golpe da OLX Pay: uma tática de falso pagamento para enganar os anunciantes da plataforma.

Publicado em: 29 de setembro de 2023

Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Logotipo da rede social Discord em um smartphone

O aplicativo Discord é uma plataforma de comunicação projetada para a interação entre comunidades online, originalmente direcionada para gamers. Porém, não só jogadores acessam o espaço. O Discord expandiu para outros usuários, por isso muitos perguntam o que é o Discord e como ele atende comunidades de interesses, como grupos de estudo, clubes de livros, equipes de trabalho e muitos outros.

A versatilidade e os recursos de comunicação avançados o tornaram uma opção popular para muitas pessoas que desejam se conectar e colaborar no meio digital. Na plataforma, a conexão acontece em tempo real por meio de chats de texto, chamadas de voz e vídeo. 

Leia também I Saiba como proteger dados pessoais nas redes sociais

Como funciona o aplicativo Discord

O aplicativo abre espaços virtuais em que os usuários podem se reunir para conversar e compartilhar interesses em comum. Os grupos podem ser públicos ou privados e contêm canais de texto e voz para diferentes tópicos. Os canais de texto permitem conversas por meio de mensagens escritas, enquanto os canais de voz permitem chamadas de voz em grupo em tempo real. 

O Discord permite integração com outras plataformas, como Twitch, YouTube e Spotify, para facilitar o compartilhamento de conteúdo e a notificação de atividades. O aplicativo também autoriza o uso de bots, programas automatizados para executar uma variedade de funções, como moderação, reprodução de música, criação de enquetes e muito mais, adicionando uma camada extra de interatividade.

Ao acessar a plataforma, os usuários podem compartilhar telas durante chamadas de vídeo, recurso útil para apresentações, demonstrações ou jogos. Além disso, a plataforma oferece ferramentas para moderar os grupos, gerenciar permissões dos membros e combater comportamentos indesejados.

Leia também I Perfil falso é crime? Saiba como identificar o golpe

O Discord pode ser considerado seguro?

O aplicativo Discord pode ser usado a partir dos sistemas operacionais Microsoft Windows, MacOS, Android, iOS, Linux e em navegadores da web. A empresa publica no site informações sobre medidas de segurança digital. O app explicita a política de coleta e compartilhamento de dados com terceiros, como nome, endereço de e-mail, IDs de usuários, número de telefone e outras informações. 

O site ainda indica a prática da criptografia limitada à troca entre dois usuários, e não em grupo com mais pessoas, e ressalta a previsão legal de solicitação de exclusão dos dados. No entanto, como acontece com qualquer plataforma online, não é possível garantir completa isenção de riscos.

Confira alguns pontos importantes a serem considerados ao avaliar a segurança no uso do Discord:

  • ●      Criptografia limitada: o Discord oferece criptografia de ponta a ponta apenas para chamadas de voz e vídeo diretas entre dois usuários. As mensagens de texto e os conteúdos dos grupos não são criptografados de ponta a ponta, ou seja, a empresa tem a capacidade técnica de acessar esses dados.
  • ●      Privacidade das mensagens: embora as mensagens nos servidores não sejam criptografadas de ponta a ponta, elas são criptografadas em trânsito (durante a transferência entre dispositivos e servidores) usando SSL/TLS, o que reduz o risco de interceptações.
  • ●      Configurações de privacidade: os usuários podem escolher quem pode enviar mensagens diretas, gerenciar solicitações de amizade e definir quem pode ver o status online.
  • ●      Autenticação de dois fatores (2FA): a autenticação de dois fatores acrescenta uma camada extra de segurança às contas dos usuários.
  • ●      Moderação e proteção: há opções de moderação para ajudar a manter um ambiente seguro. Isso inclui ferramentas para gerenciar permissões dos membros, bloquear palavras-chave e usar bots de moderação.
  • ●      Riscos de comunidade: a segurança também depende dos usuários e da comunidade. Compartilhar informações pessoais, como dados de contato ou localização, pode expor o usuário a riscos. Além disso, servidores públicos podem ter conteúdo não moderado ou inapropriado.
  • ●      Vulnerabilidades e ataques: como qualquer plataforma online, o Discord pode ser alvo de vulnerabilidades e ataques. Em 2023, a empresa lançou o recurso de controle parental.

 

Leia também I Dicas para os pais: cinco aplicativos para monitorar o celular

Como funciona o controle parental

Para ajudar os pais a manter os filhos seguros, o Discord oferece uma série de controles parentais. Para configurar os controles parentais do aplicativo, os pais precisam criar uma conta na plataforma e adicionar o filho à conta. Na página de configurações do login, os pais podem ajustar as permissões conforme necessário.

Confira alguns dos controles parentais disponíveis no Discord:

  • ●      Bloqueio de bate-papo por texto e voz: os pais podem bloquear todas as mensagens de texto e bate-papo de voz de usuários fora da lista de amigos do filho.
  • ●      Filtragem de conteúdo sensível: o Discord tem um filtro para bloqueio de mensagens de texto e bate-papo de voz com conteúdo sensível, como palavrões, discurso de ódio e conteúdo sexualmente sugestivo.
  • ●      Limites de tempo de tela: os pais podem definir limites de tempo para uso pelo filho por dia ou semana.
  • ●      Monitoramento de atividade: é possível monitorar a atividade no Discord, incluindo as mensagens de texto e bate-papo de voz enviado ou recebido, os servidores que acessa e as pessoas com quem interage.

 

O Discord adota medidas de segurança para proteger a privacidade dos usuários, mas a segurança também depende do uso responsável por parte de cada um e da administração adequada dos recursos. É sempre importante adotar a atitude preventiva e conhecer as configurações de privacidade e as melhores práticas de segurança ao usar qualquer plataforma online.

Leia também I Saiba por que investir em cibersegurança

Leia também I Como o Serasa Premium protege seus dados

Monitore o seu CPF na internet e proteja-se

Para ficar no controle da sua vida financeira, é importante acompanhar tudo que acontece com seus dados. O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia seu CPF e CNPJ, trazendo informações sobre consultas, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.   

Só com a conta Premium você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Serasa Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium avisa sempre que:

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web. 
serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados