Navegação do blog
  1. Premium
  2. Blog
  3. Entenda Quais Sao Os Motivos Para O Bloqueio Do Cpf

Seis motivos que levam ao bloqueio do CPF

Entenda o que pode levar ao bloqueio do CPF para evitar que isso aconteça.

Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024

Categoria Consultar CPFTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Empresário trabalhando em busca de dados, laptop digital, tecnologia de rede de internet, comunicação na mesa

O bloqueio do CPF é uma medida incomum, mas que pode acontecer por diferentes razões. Ter o documento bloqueado traz uma série de consequências que interferem na vida privada de uma pessoa.

Confira seis situações que podem levar ao bloqueio do CPF e o que fazer caso aconteça.

Assista | Aprenda passo a passo como solicitar a 2ª via do seu CPF

O que é CPF irregular

O status CPF irregular significa que o titular está com algum tipo de pendência no cadastro da Receita Federal. O problema com o documento pode trazer impedimentos e dificuldades, já que a pessoa não consegue mais realizar uma série de atividades públicas e financeiras. Ela não pode, por exemplo:

  • ● abrir ou movimentar conta bancária;
  • ● pedir um empréstimo;
  • ● fazer um financiamento imobiliário;
  • ● receber a aposentadoria;
  • ● tirar passaporte;
  • ● participar de concursos públicos, nem tomar posse de um cargo público após aprovação;
  • ● comprar ou vender imóveis;
  • ● receber prêmio de loteria.

 

Por isso, o ideal é buscar a regularização assim que for constatado algum empecilho. Para saber como está a situação do CPF, basta entrar no site da Receita Federal e informar o número do CPF e a data de nascimento solicitados. A consulta dá acesso à situação cadastral do documento, que, se estiver com alguma irregularidade, apresentará cinco opções de status: 

  • suspenso: informações incorretas ou incompletas no cadastro;
  • cancelado: CPF cancelado por multiplicidade, em virtude de decisão administrativa ou judicial;
  • nulo: fraude no cadastro;
  • titular falecido: quando for incluído o ano de óbito;
  • pendente de regularização: o contribuinte deixou de entregar alguma declaração do Imposto de Renda dos últimos cinco anos.

 

Em qualquer um desses casos, é preciso buscar providências para a regularização, já que manter o documento bloqueado vai interferir diretamente no dia a dia da pessoa. Além disso, sempre que possível, também é importante monitorar o status do CPF para poder agir rapidamente em caso de bloqueio.

Leia também | Situação na Receita Federal: tipos de status do CPF

Leia também | Regularidade do CPF: veja como consultar o documento

Seis motivos que levam ao bloqueio do CPF

O CPF irregular é sinal de que alguma coisa não está sendo cumprida. Diferentes motivos podem levar ao bloqueio do documento. Conheça os principais:

  1. Duplicidade

    Quando mais de uma pessoa está registrada com o mesmo número de CPF ou quando há mais de um CPF vinculado à mesma pessoa, o sistema da Receita Federal faz o bloqueio automático e assim permanece até que seja regularizado.

     

  2. Fraudes ou uso indevido

    Caso o CPF seja utilizado de maneira indevida, como em casos de fraude, falsificação ou outras práticas ilegais, o CPF pode ser bloqueado.

     

  3. Inconsistências cadastrais

    Erros nos dados cadastrais fornecidos à Receita Federal ou ausência de informações importantes, como nome do titular ou dos pais e data de nascimento, também podem gerar bloqueio do CPF. É necessário que todos os dados pessoais, nos mínimos detalhes, estejam de acordo com o que está cadastrado no título de eleitor.

     

  4. Ausência nas eleições

    Não comparecer para votar nas eleições ou não justificar a ausência, também é motivo para tornar o CPF irregular. E isso é automático, por meio do sistema conjunto da Justiça Eleitoral e da Receita Federal, que faz um cruzamento de informações entre os dados do título de eleitor e do CPF e facilmente identifica quem não cumpriu com suas obrigações eleitorais (no pleito municipal, estadual ou federal) e não prestou esclarecimentos sobre a ausência.

     

  5. Não entrega da Declaração de Imposto de Renda

    Não entregar a Declaração do Imposto de Renda também pode levar ao bloqueio do CPF. E não só a documentação atual: qualquer uma das declarações dos cinco anos anteriores também.

    Além disso, qualquer outra pendência não resolvida envolvendo obrigações fiscais com a Receita Federal, como omissão ou inconsistência nos rendimentos, por exemplo, também podem levar ao bloqueio.


  6. Inadimplência

    Dívidas em aberto, pendências financeiras e inadimplência podem resultar no bloqueio do CPF, principalmente se houver notificações legais e processos de cobrança.

    Leia também | Como consultar dívidas no CPF

Como monitorar a situação do seu CPF

Encontrar um bloqueio no CPF nunca é uma boa notícia, mas acompanhar o que acontece com ele em tempo real é uma atitude preventiva importante.

O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ, trazendo informações e alertas sobre consultas em seu CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais. 

Fique no controle da sua vida financeira e tenha mais tranquilidade sobre os seus dados. A conta Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas. O serviço avisa sempre que:

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web. 
serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 4.43 de 5

Artigos relacionados