Navegação do blog
  1. Limpa Nome Online
  2. Blog
  3. Como Consultar Dividas

Como consultar dívidas no CPF

Confira como verificar se há dívidas em seu nome de diferentes formas.

Publicado em: 30 de outubro de 2023

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

pessoas sendo atendidas no feirão serasa limpa nome

O primeiro passo para organizar a vida financeira é fazer um levantamento de eventuais dívidas em aberto. Isso porque é comum que as pessoas sequer saibam quais as dívidas que estão negativando o CPF, por exemplo. Antes de saber como consultar dívidas, porém, é importante entender que não há um sistema que reúna todos os tipos de débitos. É preciso fazer buscas em diferentes locais para ter certeza de que checou toda a situação financeira.

Confira as principais formas de pesquisar todos os tipos de dívida.

Assista | Como negociar dívidas nos canais oficiais da Serasa

Extrato Serasa: como baixar o documento

Uma forma prática e rápida de verificar dívidas no CPF do consumidor é baixar o Extrato Serasa. Esse é um documento disponível gratuitamente e que informa se há dívidas inscritas no cadastro de inadimplentes da Serasa. Caso existam pendências como negativação, protesto, cheque sem fundo, ação judicial e falência, elas estarão listadas no documento. 

O consumidor pode solicitar o documento e baixar em até 24 horas. Para assinantes do Serasa Premium, as informações são disponibilizadas na hora.

Confira o passo a passo:

  1. Acesse o site da Serasa.

    Ao entrar na plataforma da Serasa, digite CPF e senha ou realize um breve cadastro (caso ainda não tenha). Depois, acesse a aba Meu CPF e clique na funcionalidade Extrato Serasa.   


  2. Solicite seu extrato gratuito 

    Para ter acesso ao documento, clique no botão Solicitar Extrato. O arquivo estará disponível para download em até 24 horas ou imediatamente para quem assina o Serasa Premium. 

    Além dessa função, o consumidor também poderá validar a autenticidade do extrato de terceiros e recomendar o serviço para outras pessoas. 


  3. Baixe e compartilhe 

    Assim que o documento estiver pronto, a opção “Baixar Extrato” aparecerá no site e o consumidor também será notificado por e-mail. Para solicitar um novo registro, basta clicar em “Solicitar Novo Extrato”, seguindo com a solicitação. 

Caso seja assinante Serasa Premium, o documento ficará disponível para baixar de forma instantânea.  

Além disso, na plataforma da Serasa é possível ver também se há ofertas de renegociação no Serasa Limpa Nome. O serviço é gratuito e pode ser feito em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096.

Siga o passo a passo para negociar:

  • ●     Acesse o Serasa Limpa Nome ou o aplicativo e informe seu CPF e Senha.
  • ●     Confira sua dívida na tela e clique em “Negociar”.
  • ●     Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas.
  • ●     Confirme as condições escolhidas e pronto. A partir do pagamento da primeira parcela, o nome do usuário sai do cadastro de inadimplência.

 

Leia também | Como negociar dívidas pelo Serasa Limpa Nome

Como consultar dívidas ativas

Os cadastros de dívidas ativas são aqueles relativos a débitos com os governos – federal, estadual ou municipal. Quem está devendo para alguma dessas esferas pode ter o nome inscrito na dívida ativa. Isso significa que há impostos, taxas, multas ou tributos pendentes de regularização.

Esse tipo de dívida traz consequências ao portador do CPF, como impossibilidade de participar de licitações, financiamentos públicos ou até de emitir alguns documentos. Débitos com o Governo Federal, por exemplo, levam à inscrição no Cadin, o Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal.

Para consultar dívidas e verificar se há alguma pendência com os governos, é preciso fazer a pesquisa no espaço virtual de cada uma das esferas:

Dívida ativa federal

  • ●     Para a consulta ao cadastro da dívida ativa da União existe o Regularize, portal digital de serviços da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
  • ●     Ao acessar como pessoa física, é possível fazer o login no site usando o CPF ou entrar diretamente pela conta gov.br.
  • ●     No portal, clique no campo “Consultar dívida ativa”.
  • ●     Escolha entre as opções: "Dívida não previdenciária", "Dívida previdenciária" ou "Dívida FGTS". O acesso às informações é imediato.
  • ●     Entre as dívidas relativas à esfera nacional estão as pendências com a Justiça Eleitoral, Previdência Social, Receita Federal e débitos do Simples Nacional, por exemplo.
  • ●     Dentro do mesmo portal é possível regularizar as dívidas, por meio do pagamento integral ou por negociação.

Dívida ativa estadual

  • ●     É preciso acessar o site da Secretaria da Fazenda ou Procuradoria Geral de seu estado. Normalmente os portais têm um link específico para a pesquisa na dívida ativa estadual.
  • ●     O estado de São Paulo, por exemplo, tem um site especial para a dívida ativa, com espaço de consulta e também pagamentos.
  • ●     São consideradas dívidas estaduais os débitos do cidadão com relação ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto Sobre Serviço (ISS) e multas de trânsito, por exemplo.

Dívida ativa municipal

  • ●     A pesquisa deve ser feita diretamente no espaço virtual do município. O ideal é buscar por “dívida ativa” no portal da cidade para ser encaminhado à consulta.
  • ●     Ficar sem pagar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), por exemplo, gera inscrição na dívida ativa municipal.


Leia também | Entenda a composição do endividamento

Registrato do Banco Central

O Registrato é uma ferramenta gratuita do Banco Central que permite acessar um panorama completo da vida fiscal e financeira. Entre essas informações, estão também as dívidas em aberto com instituições financeiras e órgãos públicos federais.

O sistema ainda permite o acesso a informações sobre empréstimos contratados, chaves Pix cadastradas e dados de compra e venda de moeda estrangeira.

Confira como pesquisar:

  • ●     O acesso ao Registrato por pessoa física é feito via conta gov.br, nível prata ou ouro.
  • ●     Existem seis áreas de pesquisa no sistema: “Cheques sem fundos”, “Financiamentos e empréstimos”, “Contas e relacionamentos”, “Operação de câmbio”, “Cadin Federal” e “Chaves Pix”.
  • ●     Para buscar dívidas em aberto, solicite relatórios nas seções sobre cheques, empréstimos e Cadin Federal.

Organize seus pagamentos para evitar dívidas

Para evitar gerar uma dívida por esquecimento, é importante ter cuidado extra com as datas de vencimento dos boletos. É possível contar com a tecnologia para emitir lembretes mensalmente. A ferramenta Minhas Contas, do aplicativo da Serasa, tem essa funcionalidade. É uma solução para gerenciar e pagar todas as contas de forma inteligente.

É possível ter todas as despesas, incluindo água, luz, gás* e até compras online, reunidas em um só lugar. Com o aplicativo da Serasa, você pode fazer isso e muito mais:

  • ●     Visualização: tenha uma visão clara de todas as suas contas.
  • ●     Unificação das contas: você escolhe se quer pagar uma conta por vez ou a soma de todas elas.
  • ●     Pagamento com agilidade: pague boletos com apenas alguns toques, de forma rápida e segura.
  • ●     Alertas de vencimento: acompanhe o vencimento das contas para sempre pagar em dia.
  • ●     Central de pagamento: água, luz, gás e até compras online. Todos os seus boletos registrados em um só lugar, para sua comodidade.
  • ●     Segurança Serasa: conte com a segurança e confiabilidade que só a Serasa pode oferecer.


*Contas básicas como água, luz e gás serão disponibilizadas de forma faseada para os estados, acompanhe na página do Minhas Contas as atualizações.

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados