Golpe OLX: você sabe como se proteger na plataforma?

Conheça como ocorrem os golpes na OLX e saiba como se livrar deles

Homem indignado tentando pedir ajuda ao sofrer um Golpe da OLX

Foto Vanessa Conulista

Publicado em: 27 de abril de 2022.

Você com certeza já tentou acessar a internet usando uma rede Wi-Fi e precisou de senha, certo? Esse processo é importante para manter o acesso restrito ao dono daquela rede. Mas, para manter ou reforçar a As compras pela internet facilitam a vida de muitas pessoas já tem um tempo, mas é necessário muito cuidado para não ser vítima de ações de criminosos. Você já ouviu falar, por exemplo, no Golpe OLX?

Pois é, até mesmo nesta reconhecida plataforma de compra e venda de produtos e serviços estão acontecendo os famosos crimes cibernéticos. Criminosos se aproveitam da vulnerabilidade de algumas pessoas para cometer fraude de forma escancarada.

Acontece que o meio digital – devido à facilidade que proporciona, como já dito acima – tem atraído cada vez mais pessoas para realizar transações financeiras, seja para fazer compras ou até mesmo para outros serviços financeiros.

A pesquisa Pagamento Móveis e Comércio Móvel do Brasil, realizada pela Serasa em parceria com a Opinion Box, revelou, por exemplo, que 73% dos brasileiros que têm smartphone já realizaram uma transação via Pix – meio de pagamento eletrônico instantâneo e gratuito oferecido pelo Banco Central do Brasil a pessoas físicas e jurídicas.

Além disso, a pesquisa trouxe também outros dados bem interessantes: 34% dos entrevistados já fizeram pagamento por aproximação; 25% já solicitaram empréstimo por aplicativo; e 15% já contrataram seguro também via app.

Isso significa que, cada vez mais, as pessoas estão perdendo o medo de usar os meios digitais para fazer pagamentos e compras. Porém, nesta mesma proporção, criminosos se aproveitam para aplicar seus golpes de forma rápida e silenciosa.

Então, se você costuma aproveitar os bons preços da internet para comprar produtos, este conteúdo vai te explicar mais sobre como funciona o Golpe OLX e dar dicas para que você se mantenha seguro e atento aos indícios.

O que é OLX?

Para você entender melhor o cenário que estamos falando aqui, vale uma breve explicação sobre o que é OLX e porque criminosos estão aplicando seus golpes ali.

A OLX é uma empresa de comércio eletrônico, com sede em Amsterdam, e presente em 45 países. Foi fundada em março de 2006 pelos empresários Fabrice Grinda e Alejandro Oxenford.

Trata-se de um marketplace C2C, ou seja, um local virtual onde diferentes vendedores disponibilizam diversos produtos para serem vendidos, porém, com transações feitas de consumidor para consumidor – daí o termo “C2C”.

Se você precisa comprar, a vantagem é a grande variedade de ofertas num mesmo lugar. Agora, se você quer vender, o benefício é conseguir se conectar com diferentes pessoas interessadas no que você pode oferecer.

Sendo assim, o OLX opera sua plataforma conectamos pessoas para que elas possam comprar e vender de forma rápida e fácil.

Tipos de Golpe OLX

Antes de explicar mais sobre os tipos de golpes que ocorrem no OLX, vale ressaltar que a plataforma é uma empresa séria e tem trabalhado arduamente para evitar que esse tipo de crime ocorra em seu marketplace.

Acontece que os criminosos usam a vulnerabilidade das pessoas que ali estão para aplicar o golpe. Ou seja, é algo que acontece também em outras plataformas.

Então, para você ficar cada vez mais de olho e evitar cair no Golpe OLX, veja os truques mais conhecidos e como os criminosos agem para manter-se seguro e conseguir realizar bons negócios.

1. Golpe do Falso Pagamento na OLX

Esse é um tipo de golpe em que o vendedor é a vítima. Acontece quando o comprador demonstra interesse no produto, se mostra confiável, fecha a negociação de forma rápida – para não perder tempo – e passa a enviar comprovantes de pagamentos falso ao vendedor.

Como não consegue identificar que o comprovante é falso – e como pode ocorrer um tempo até o dinheiro cair na conta – o vendedor envia o produto ao comprador criminoso. Assim, o vendedor fica sem o produto e sem o dinheiro.

2. Golpe do WhatsApp

Esse golpe não é exclusivo do OLX, mas os golpistas se aproveitam da negociação para conseguir aplicá-lo.

Ocorre quando, no meio da negociação, o fraudador pede o número do WhatsApp da outra parte na intenção de facilitar a comunicação para fechar o negócio de forma mais prática.

A partir disso, começa a ação do roubo de dados para clonar o telefone, seja com um link suspeito ou até mesmo enviando um SMS. Assim, o criminoso, já com acesso aos contatos da vítima, clona o perfil do WhatsApp e passa a pedir dinheiro emprestado aos amigos e familiares.

Assista | Golpes do WhatsApp: como fugir
3. Golpe do Aluguel de Conta

Aqui o objetivo é fazer os vendedores de vítima. Golpistas entram em contato oferecendo uma determinada quantia em dinheiro para alugar suas contas da OLX. Interessados na oportunidade, muitos costumam informar seu usuário e senha.

Assim, golpistas utilizam essas contas para aplicar golpes em outros usuários do site e não efetuam nenhum pagamento. O grande problema é que o vendedor, que é vítima, passa a ser acusado de aplicar o golpe, já que tudo foi feito de dentro de sua conta.

4. Golpe do Perfil Falso

Aqui, os golpistas criam uma página idêntica à da OLX nas redes sociais para atrair pessoas com falsos sorteios, cupons ou até mesmo se passando por um canal oficial da empresa para resolução de problemas.

A partir disso, passam a solicitar dados e informações pessoais para aplicar mais golpes.

5. Golpe do Intermediário

Essa modalidade ocorre normalmente na venda de automóveis. O criminoso utiliza anúncios de outras pessoas para negociar veículos usados e seminovos. Ele faz uma cópia das informações do anúncio original e recebe o pagamento do comprador interessado pelo veículo.

Leia também | Golpe no Instagram: conheça os tipos e aprenda a se prevenir

Como se proteger de possíveis golpes

Como visto, os criminosos aproveitam a oportunidade para começar a aplicar seus golpes nas vítimas. Então, para evitar esse tipo de situação, confira algumas dicas básicas para não cair em Golpe OLX.

• Não troque WhatsApp com a outra parte, faça toda a negociação pelo chat da plataforma;

• Use somente o OLX Pay para fazer pagamentos, ele é seguro e fácil de ser revertido caso você denuncie o vendedor;

• Evite encontros com a outra parte para não ter problemas maiores de segurança pessoal, por exemplo. Caso seja inevitável, faça o encontro em local público e avise outras pessoas de confiança sobre onde você está indo;

• Não compartilhe login e senha;

• Confira se o dinheiro já está na sua conta antes de enviar o produto – com o OLX Pay, você tem mais segurança para vender.

A verdade é que está cada vez mais difícil se manter livre de crimes e golpes na internet. Por isso, é importante buscar cada vez mais conhecimento para que você fique atento e perceba rapidamente que algo não está correto, ou buscar ajuda da própria tecnologia para se manter protegido.

Se você quer saber mais sobre isso, conheça o Serasa Premium, nosso serviço por assinatura focado na sua segurança. Com ele, você pode cuidar da sua vida financeira e monitorar dados em tempo real e, assim, evitar golpes e fraudes. Saiba mais!