Idosos na internet: dicas de proteção digital

Saiba o que mais interessa aos idosos na internet e como essa população pode se proteger de golpes.

Retrato de casal de idosos alegres na sala de estar, idosa e um homem usando smartphone falando em vídeo chamada em sofá aconchegante em casa, conceitos de família feliz

Publicado em: 11 de julho de 2023.

Autor: Marlise Brenol 


Os brasileiros com mais de 60 anos estão mais conectados à internet, de acordo com o último Censo do IBGE, divulgado em 2022. O grupo de idosos na internet foi o grupo que mais cresceu entre 2019 e 2021: de 44,8% para 57,5%, alta de 12,7 pontos percentuais, superando pela primeira vez os 50%. No grupo de 50 a 59 anos, esse percentual também subiu bastante: de 74,4% para 83,3%.

O uso da internet pelos idosos, em especial por aposentados ou com atividades de trabalho reduzidas, está se tornando rotina. Com a popularização dos dispositivos móveis e a expansão da conectividade, os idosos estão aproveitando os benefícios da internet no dia a dia para resolver dúvidas e conversar com as pessoas queridas.

Leia também I Décimo terceiro dos aposentados 2023: como vai funcionar

Leia também I Com início da restituição do Imposto de Renda, Serasa alerta idosos sobre golpes financeiros

O que os idosos mais procuram na internet

Para qualquer etapa da vida, há uma série de interesses e objetivos observáveis. Os cenários se refletem nas buscas do Google e são frequentemente divulgados pela própria empresa. O Google divulga a diferença de comportamento por gerações: as pesquisas por “atividades de português para educação infantil” subiram 100%, por “trabalho para menores de 18 anos” aumentou 408% e por “cortes de cabelo para mulheres de 30 anos” 20%.

Do lado dos adultos mais velhos, as buscas surpreendem. As mulheres se interessaram no período de 2022 por "maiô para senhoras de 60 anos”, busca que cresceu 160%. Outra busca da faixa etária são informações sobre bem-estar e atividades físicas para idosos, as quais cresceram 84%. Entre os interesses estiveram: “alongamento para mulheres mais velhas”, “ginástica para senhoras”, “exercício equilibrado para terceira idade”, “alongamento para idosos” e “ginástica para homens acima dos 50”.

As pesquisas também apontam interesse crescente para “aplicativos de relacionamento para terceira idade”. O aumento de temas com marcação geracional para idade mais avançada é um indicativo do quanto os idosos na internet estão interessados em buscar informações e ter um estilo de vida saudável.

Leia também I Serasa disponibiliza 15 milhões de ofertas para aposentados e pensionistas quitarem dívidas com 13º antecipado

Idoso fazendo uma chamada de vídeo em tablet digital em casa

Entenda os riscos para idosos na internet

Apesar de a internet ter benefícios importantes na busca de informações para construir uma vida mais saudável e consciente, há também riscos. Os idosos são bastante visados por cibercriminosos porque ainda há muitas pessoas nessa geração com pouco conhecimento do ambiente digital.

Um exemplo é o caso de golpes contra aposentados do INSS, em que estes são abordados via WhatsApp, e-mail, SMS por golpistas que buscam extraírem indevidamente dados pessoais e informações das contas dos beneficiários. Esse é apenas um caso entre outros golpes direcionados para esse grupo etário, considerado mais vulnerável no ambiente digital.

Para evitar situações como essa, é preciso adotar boas práticas preventivas, indicadas para todos:

  • ●      Senhas fortes: crie senhas fortes, compostas por uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Evite senhas óbvias, como datas de aniversário ou sequências numéricas simples.
  • ●      Atualizações de software: é importante os dispositivos e programas utilizados estarem sempre atualizados. As atualizações de software geralmente incluem correções de segurança importantes que ajudam a proteger contra ameaças online.
  • ●      Cuidado com Phishing: entender o que é um e-mail falso é o antídoto para reconhecer sinais de e-mails ou mensagens suspeitas.
  • ●      Ative o antivírus e a proteção de segurança: instale um software antivírus confiável nos dispositivos dos idosos e atualize-o regularmente. Isso ajudará a detectar e eliminar malware e outras ameaças.
  • ●      Desconfie de ofertas boas demais: ao receber ofertas ou promoções com preços muito abaixo do mercado na internet, fique alerta. Os esquemas fraudulentos utilizam essa tática para fisgar as vítimas.
  • ●      Faça backup de dados: fazer regularmente backups de dados importantes, como fotos, documentos e outros arquivos, ajuda a evitar a perda em caso de problemas técnicos ou ataques cibernéticos.
  • ●      Educação contínua: a busca por informações atualizadas e dicas de segurança deve ser rotina. Quanto mais consciência dos riscos, melhores e mais seguras as práticas na internet.

Assista I Saiba como fugir de golpes no WhatsApp

Serasa Premium: conheça o monitoramento de dados na internet

Além das orientações preventivas, há um serviço capaz de trazer uma camada a mais de segurança na internet. O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia seu CPF e CNPJ, trazendo informações sobre consultas, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações* e muito mais.  

Só com a conta Premium você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Serasa Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium avisa sempre que:

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web. 
serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.