Internet banking: como abrir uma conta online com segurança

Por Lise Brenol

Saiba como garantir sua segurança na Internet.

Pare para pensar: há quanto tempo você não entra em uma agência bancária para conversar com a gerência ou pagar um boleto no caixa? Há mais de dez anos os smartphones chegaram para se tornarem uma máquina multitarefas, tanto que a função original, realizar ligações telefônicas, virou secundária. Até abrir conta online é possível.

Pois então, não é mais necessário ir ao banco para pagar boletos, quitar o cartão de crédito, ver o extrato da conta corrente, fazer um investimento. O banco e todas essas opções de serviços podem ser acessadas por meio de um aplicativo ou site Web. A praticidade tem muitas vantagens, mas requer cuidados com a segurança dos seus dados pessoais e financeiros.

mulher dando uma olhada no notebook

Como abrir conta online de forma segura?

Os bancos oferecem diferentes modalidades de contas online: conta corrente, conta poupança, conta investimento, pessoa física, pessoa jurídica etc.

O primeiro passo é comparar as ofertas das instituições em relação a tarifas e decidir com qual instituição você quer se relacionar. Analisar e ler avalições de clientes das instituições pode ajudar na escolha.

Há bancos que oferecem atendimento especializado para agências digitais, com analistas disponíveis em horários ampliados, normalmente de segunda a sexta. Com a decisão tomada, baixe o aplicativo do banco no seu celular ou acesso o endereço no navegador Web na Internet.

Mas o que você vai precisar para abrir uma conta online? Siga o passo a passo e esteja preparado:

  1. Digitalize a sua carteira de identidade ou outro documento com foto e salve em lugar acessível; por segurança, não salve em contas de mídias sociais ou outro espaço na web.

  2. Digitalize um comprovante de residência recente, com data de no máximo 60 ou 90 dias e salve também em uma pasta local;

  3. Conecte a internet em uma rede wifi segura, não compartilhada, ou na internet contratada no celular de uso individual;

  4. Acesse o aplicativo ou site de internet banking da instituição escolhida e clique na opção “abrir uma conta”; certifique-se de que o site é verdadeiro: confira o endereço de navegação, verifique se o endereço tem certificação de segurança (se o endereço começa com https) e também se está protegido por criptografia (ícone do cadeado fechado). Também confira e teste números de telefones e outros canais de atendimento para dupla checagem.

  5. Se você está seguro de estar no site correto ou baixou o aplicativo da instituição, você será direcionado para o preenchimento de um cadastro com informações pessoais e financeiras, inclusive criação de senha. Opte por criar uma senha forte.

  6. Não compartilhe a senha com ninguém e nem anote em um local que outras pessoas tenham acesso;

  7. A conclusão do processo será a confirmação da solicitação de abertura de conta. O aceite da instituição pode levar até 48 horas e vai considerar uma série de critérios como o seu score de crédito e outros fatores.

Ah! Para abrir conta online, você deverá ter 18 anos ou mais. Confira bem as taxas contratadas na modalidade escolhida para não se surpreender com descontos futuros no extrato.

Além disso, não contrate serviços no banco caso não tenha certeza de poder honrar o compromisso. O seu histórico de bom pagador é valorizado no Serasa Score, uma pontuação que pode ser consultada por bancos, seguradoras, operadoras de Internet e telefonia, comércio e outras empresas antes de aprovar crédito e serviços a você.

Quer evitar fraudes e problemas futuros? Conheça o Serasa Premium

Com ele, você será alertado por e-mail e SMS quando houver uma movimentação no seu CPF e CNPJ como: novas consultas, protestos, ações judiciais, vazamento de dados na Dark Web e mudança em seu score e muito mais:

Função Lock&Unlock: bloqueie e desbloqueie seu Serasa Score para consultas de terceiros. Isso pode ajudar você a evitar que golpistas peçam crédito em seu nome.

Relatórios: receba um resumo quinzenal e tenha acesso total ao seu histórico de dados.

Consultor VIP:
atendimento exclusivo sempre que precisar de ajuda.

Usuário utilizando celular para acessar a conta Serasa Premium