Número da carteira de trabalho pelo CPF
Atualizado em: 28 de abril de 2023
Autora: Serrana Filetti
O documento mais importante de cada brasileiro é o CPF, mas a carteira de trabalho é fundamental também, pois nela são registradas as atividades do trabalhador. Com a carteira de trabalho é possível ter garantidos os direitos e benefícios trabalhistas. Se por acaso você perdeu o documento e precisa saber o número da carteira de trabalho pelo CPF, continue a leitura do artigo.
Como descobrir o número da carteira de trabalho
Para saber como consultar o número da carteira de trabalho pelo CPF é simples. É preciso ter os seguintes dados:
- · nome completo;
- · CPF;
- · data de nascimento;
- · número do NIS;
- · nome completo da mãe.
Não sabe o que é número do NIS? No blog da Serasa tem um artigo sobre o assunto. O NIS e PIS têm o mesmo número, então encontrando um é fácil descobrir o outro. Siga os passos:
Insira o número do NIS (PIS/ PASEP) e a senha solicitada.
Se ainda não tem uma senha para acessar o cadastro na Caixa, clique em “cadastrar senha” e siga as dicas. Precisará da senha do Cartão Cidadão. Caso não se lembre, poderá usar o número do título de eleitor. Veja o que fazer para consultar o número, depois volte e faça o login.
Clique em “Extrato Completo” na aba do FGTS.
Na aba que abrirá, veja o número da carteira de trabalho e outros dados.
Cada vez que emitir uma carteira de trabalho, o número dela se altera, portanto, se a pessoa tirou a 2ª via, o número é diferente da 1ª. Por outro lado, os dígitos do PIS não se alteram.
Cada vez que emitir uma carteira de trabalho, o número dela se altera, portanto, se a pessoa tirou a 2ª via, o número é diferente da 1ª. Por outro lado, os dígitos do PIS não se alteram.
Carteira de trabalho digital
Para saber o número da carteira de trabalho pelo CPF, vai mais uma dica. É possível descobrir pela carteira de trabalho digital. Confira as dicas:
- · Baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital para Android ou iOS.
- · Abra o app.
- · Clique em “Entrar”.
- · Use a conta Gov.br com o CPF e senha ou crie uma conta seguindo os passos.
- · Faça login.
- · Espere o número da carteira de trabalho digital aparecer na tela. Esse número também é o próprio CPF.
É necessário saber o número da carteira de trabalho?
Cadastros como FGTS, seguro-desemprego e outros benefícios pedem o número da carteira de trabalho. Porém, com a transição para o digital, a tendência é que isso diminua cada vez mais. O trabalhador poderá acessar as informações apenas com o CPF.
Além disso, o documento digital traz várias vantagens, como a praticidade de carregar para qualquer lugar. Por outro lado, quem trabalha no setor público, por exemplo, ou funcionários estrangeiros ainda precisam do documento no papel.
Nesse caso é importante seguir as orientações do Ministério do Trabalho e, assim, ficar em dia com os benefícios e seguros.
Golpe do emprego de meio período
Como fazer a primeira carteira de trabalho?
Segundo o governo federal, estes são os passos para emitir a carteira física:
Envie um pedido de agendamento para o email trabalho.uf@economia.gov.br. Por exemplo: trabalho.sp@economia.gov.br para quem mora em São Paulo. Em seguida, tenha os seguintes documentos:
- • foto 3 x 4 recente com fundo branco;
- • comprovante de residência com CEP (conta de água, energia, telefone, gás etc.);
- • documento de identificação oficial (RG, certidão de nascimento, casamento ou certificado de reservista).
Pessoas estrangeiras devem apresentar os seguintes documentos:
- • Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), antiga CIE, ou protocolo da Polícia Federal.
- • Diário Oficial da União – para o caso de residência autorizada e concedida pelo Ministério da Justiça.
A primeira via da carteira de trabalho é gratuita. Caso precise da segunda será necessário apresentar os documentos acima mais estes:
- • boletim de ocorrência, em caso de roubo, furto, perda ou extravio da carteira de trabalho;
- • documento que comprove o número da CTPS anterior (extrato de PIS ou FGTS, termo de rescisão do contrato de trabalho homologado).
Para quem ainda tem dúvidas de como emitir a primeira via da carteira de trabalho existe uma central de atendimento. É só ligar para 158.
Como emitir o documento pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital?
Siga os passos para emitir a primeira carteira de trabalho digital:
- • Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou acesse o site Gov.br.
- • Faça o cadastro no sistema.
- • Informe o CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail.
- • Crie uma senha de acesso.
Depois do cadastro será possível ter acesso ao documento. A pessoa interessada terá todas as informações do histórico trabalhista, como contratos de trabalho, demissões, horas extras, férias e salários. Além disso, dá para acompanhar o andamento da emissão da carteira pelo app ou site.
A carteira de trabalho digital tem a mesma validade jurídica da versão física. Portanto, as informações contidas são protegidas por sigilo fiscal e previdenciário. A digitalização do documento traz benefícios, pois facilita o acesso às informações e agiliza a emissão da carteira de trabalho.
Gostou do conteúdo? Acesse o próximo post e saiba como fazer a segunda via da carteira de trabalho.
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