Número da carteira de trabalho pelo CPF

Atualizado em: 28 de abril de 2023

Autora: Serrana Filetti


O documento mais importante de cada brasileiro é o CPF, mas a carteira de trabalho é fundamental também, pois nela são registradas as atividades do trabalhador. Com a carteira de trabalho é possível ter garantidos os direitos e benefícios trabalhistas. Se por acaso você perdeu o documento e precisa saber o número da carteira de trabalho pelo CPF, continue a leitura do artigo.  

Como descobrir o número da carteira de trabalho

Para saber como consultar o número da carteira de trabalho pelo CPF é simples. É preciso ter os seguintes dados:

 

  • ·      nome completo;
  • ·      CPF;
  • ·      data de nascimento;
  • ·      número do NIS;
  • ·      nome completo da mãe.

 

Não sabe o que é número do NIS? No blog da Serasa tem um artigo sobre o assunto. O NIS e PIS têm o mesmo número, então encontrando um é fácil descobrir o outro. Siga os passos:

  1. Acesse o site da Caixa Econômica Federal.

  2. Insira o número do NIS (PIS/ PASEP) e a senha solicitada.

    Se ainda não tem uma senha para acessar o cadastro na Caixa, clique em “cadastrar senha” e siga as dicas. Precisará da senha do Cartão Cidadão. Caso não se lembre, poderá usar o número do título de eleitor. Veja o que fazer para consultar o número, depois volte e faça o login.

  3. Clique em “Extrato Completo” na aba do FGTS.

  4. Na aba que abrirá, veja o número da carteira de trabalho e outros dados.

    Cada vez que emitir uma carteira de trabalho, o número dela se altera, portanto, se a pessoa tirou a 2ª via, o número é diferente da 1ª. Por outro lado, os dígitos do PIS não se alteram.

Cada vez que emitir uma carteira de trabalho, o número dela se altera, portanto, se a pessoa tirou a 2ª via, o número é diferente da 1ª. Por outro lado, os dígitos do PIS não se alteram.

Carteira de trabalho digital

Para saber o número da carteira de trabalho pelo CPF, vai mais uma dica. É possível descobrir pela carteira de trabalho digital. Confira as dicas: 

  • ·      Baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital para Android ou iOS.
  • ·      Abra o app.
  • ·      Clique em “Entrar”.
  • ·      Use a conta Gov.br com o CPF e senha ou crie uma conta seguindo os passos.
  • ·      Faça login.
  • ·      Espere o número da carteira de trabalho digital aparecer na tela. Esse número também é o próprio CPF. 


É necessário saber o número da carteira de trabalho?

Cadastros como FGTS, seguro-desemprego e outros benefícios pedem o número da carteira de trabalho. Porém, com a transição para o digital, a tendência é que isso diminua cada vez mais. O trabalhador poderá acessar as informações apenas com o CPF. 

Além disso, o documento digital traz várias vantagens, como a praticidade de carregar para qualquer lugar. Por outro lado, quem trabalha no setor público, por exemplo, ou funcionários estrangeiros ainda precisam do documento no papel. 

Nesse caso é importante seguir as orientações do Ministério do Trabalho e, assim, ficar em dia com os benefícios e seguros.

Golpe do emprego de meio período

Como fazer a primeira carteira de trabalho?

Segundo o governo federal, estes são os passos para emitir a carteira física: 

  1. Envie um pedido de agendamento para o email trabalho.uf@economia.gov.br. Por exemplo: trabalho.sp@economia.gov.br para quem mora em São Paulo. Em seguida, tenha os seguintes documentos: 


  • •    foto 3 x 4 recente com fundo branco;
  • •    comprovante de residência com CEP (conta de água, energia, telefone, gás etc.);
  • •    documento de identificação oficial (RG, certidão de nascimento, casamento ou certificado de reservista).

 

Pessoas estrangeiras devem apresentar os seguintes documentos: 

  • •    Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), antiga CIE, ou protocolo da Polícia Federal.
  • •    Diário Oficial da União – para o caso de residência autorizada e concedida pelo Ministério da Justiça.

 

A primeira via da carteira de trabalho é gratuita. Caso precise da segunda será necessário apresentar os documentos acima mais estes: 

  • •    boletim de ocorrência, em caso de roubo, furto, perda ou extravio da carteira de trabalho;
  • •    documento que comprove o número da CTPS anterior (extrato de PIS ou FGTS, termo de rescisão do contrato de trabalho homologado).

 

Para quem ainda tem dúvidas de como emitir a primeira via da carteira de trabalho existe uma central de atendimento. É só ligar para 158. 

Como emitir o documento pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital?

Siga os passos para emitir a primeira carteira de trabalho digital: 

  • • Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou acesse o site Gov.br.
  • • Faça o cadastro no sistema.
  • • Informe o CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail.
  • • Crie uma senha de acesso. 

 

Depois do cadastro será possível ter acesso ao documento. A pessoa interessada terá todas as informações do histórico trabalhista, como contratos de trabalho, demissões, horas extras, férias e salários. Além disso, dá para acompanhar o andamento da emissão da carteira pelo app ou site. 

A carteira de trabalho digital tem a mesma validade jurídica da versão física. Portanto, as informações contidas são protegidas por sigilo fiscal e previdenciário. A digitalização do documento traz benefícios, pois facilita o acesso às informações e agiliza a emissão da carteira de trabalho. 

Gostou do conteúdo? Acesse o próximo post e saiba como fazer a segunda via da carteira de trabalho.

Quer ter controle dos seus dados? Conheça o Serasa Premium

Para ficar no controle da sua vida financeira, é importante acompanhar tudo que acontece com seus dados. O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia seu CPF e CNPJ, trazendo informações sobre consultas, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, restrições ao crédito e muito mais.  

Só com a conta Premium a pessoa trabalhadora tem atendimento exclusivo na Serasa e controle do Serasa Score. O Premium avisa sempre que:

  • • o CPF e CNPJ forem consultados; 
  • • o Serasa Score variar; 
  • • os dados vazarem na Dark Web. 


*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.