Perdi meu CPF: como saber o número?

Quem já teve essa dúvida? Neste artigo, mostramos como saber o número do CPF online. Leia e aprenda as dicas!

Atualizado em: 16 de maio de 2023


“Perdi meu CPF: como saber o número?”. Com a correria do dia a dia, imprevistos como a perda de documentos podem acontecer. Essa situação é corriqueira e causa muitas dúvidas sobre os procedimentos que devem ser tomados.

O CPF é o Cadastro de Pessoa Física, emitido pela Receita Federal, para maior controle sobre os contribuintes. Geralmente é esse o órgão que se deve buscar para fazer regularizações. Para quem perdeu o CPF e não sabe quais passos seguir, preparamos este artigo. Confira!

Perdi meu CPF: como saber o número pelo nome?

No site da Receita Federal, os contribuintes do Imposto de Renda têm acesso à situação cadastral do CPF. O serviço é gratuito e totalmente virtual. Quem esqueceu o número e quer consultar o CPF pelo nome, pode ser mais complicado. Primeiramente, tente localizá-lo em algum outro documento. 

Geralmente os novos RGs contam com números de CPF e até do PIS. Caso você realmente não recupere o número e precise descobrir o CPF pelo nome, procure uma das unidades da Receita Federal. Em caso de roubo ou furto de documentos, é indicado fazer um boletim de ocorrência (pode ser o eletrônico) para evitar a clonagem do CPF ou contrair dívidas.

Perdi meu CPF: como saber o número online?

Nessa situação, busque a informação no site da Receita Federal. Siga os passos:

  1. Clique na opção "CPF" no menu superior da página.

  2. Na seção "Serviços em destaque", clique em "Comprovante de inscrição no CPF".

  3. Preencha as informações solicitadas como nome completo, data de nascimento e número do título de eleitor.

  4. Em seguida, preencha o código de verificação e clique em "Consultar".

  5. Se as informações fornecidas estiverem corretas, será exibida uma página com os dados cadastrais, incluindo o número do CPF.

Proteja-se contra fraudes. Tenha mais controle e tranquilidade sobre seus dados

    Situação cadastral: o que é?

    A situação cadastral vai indicar como o CPF está na Receita Federal, se existe algum problema e precisa de regularização, ou se está tudo bem. Geralmente são quatro situações mais comuns: CPF regular, pendente de regularização, suspenso e cancelado.

    Quando o CPF está regular, significa que está em dia com a Receita Federal.

    Quando está pendente de regularização, é porque a pessoa deixou de entregar a declaração do Imposto de Renda e precisa regularizar a pendência.

    No caso de CPF suspenso, houve erros no cadastro ou ele está incompleto. Esse caso também pode envolver débitos e pendências com a Justiça Eleitoral.

    Existe uma última situação, o CPF cancelado, que ocorre em caso de falecimento, CPF clonado ou decisões judiciais. 

    Como consultar as informações do CPF na Serasa

    Pelo site ou aplicativo da Serasa, o consumidor consegue acessar gratuitamente o CPF e consultar se há dívidas ou se o nome está com restrição ao crédito, a pontuação do Serasa Score, entre outros serviços. Para fazer a consulta, siga o passo a passo:

    Caso não tenha cadastro, será preciso fazer um. Para isso, siga os passos: 

    1. Acesse o site da Serasa ou baixe o aplicativo para Android ou iOS.

    2. Clique em “Entrar”.

    3. Digite o CPF e clique em “Confirmar”. 

    4. Preencha os campos CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail. 

    5. Crie uma senha para login, que deve conter letra maiúscula e minúscula, número e caractere, por exemplo: 2@Cadastro

    6. Clique em “Criar conta grátis”. 

    7. Confirme o cadastro. 

    Espere receber um SMS ou e-mail com código de autenticação. Quem atualizou o número de telefone na Serasa, a confirmação será encaminhada por SMS; caso contrário, por e-mail.

    Pronto! Agora é só acessar o site ou app e aproveitar todas as soluções financeiras da Serasa. 

    Quais cuidados ter com o CPF?

    Veja os principais cuidados ter com o CPF: 

    Mantenha o CPF em segurança

    Nunca compartilhe o CPF com desconhecidos ou envie-o por e-mail ou mensagens de texto não criptografadas. Também é importante não deixar o CPF à mostra em documentos, como carteiras ou bolsas. Em vez de manter o documento impresso na carteira, é mais fácil optar pelo RG digital. 

    Verifique a situação cadastral

    Regularmente, é recomendado monitorar o CPF junto à Receita Federal. Isso pode ser feito por meio do site oficial ou do aplicativo do órgão. Para baixar o app, acesse as lojas Google Play ou Apple Store. Caso haja alguma irregularidade, é importante regularizar a situação o quanto antes.

    Leia também | Monitoramento do CPF: existe um antifraude da Serasa?

    Tome cuidado com golpes

    Existem muitos golpes que utilizam o CPF como isca, seja para obter informações pessoais, seja para aplicar fraudes financeiras. Cuidado com mensagens suspeitas, ligações de números desconhecidos ou ofertas tentadoras que parecem ser boas demais para ser verdade.

    Leia também | Como se proteger de uma fraude de CPF?

    Utilize senhas fortes

    Ao utilizar serviços que requerem o CPF, como internet banking ou lojas online, é fundamental criar senhas fortes e únicas para cada conta. Dessa forma, caso uma delas seja violada, as demais não estarão expostas. Procure sempre colocar número, caractere, letras maiúsculas e minúsculas.

    Mantenha as informações atualizadas

    Ao mudar de endereço, telefone ou e-mail é importante atualizar as informações junto à Receita Federal. Isso garantirá receber as notificações importantes relacionadas ao CPF e evitará o envio de informações para endereços ou contatos antigos. Ao seguir com esse cuidado, o documento estará seguro e a pessoa evitará transtornos e problemas no futuro. 

    Gostou do conteúdo? Leia o próximo post sobre CPF negativado.

    Quer monitorar os documentos? Conheça o Serasa Premium!

    Para ficar no controle da vida financeira, é importante acompanhar tudo que acontece com os dados pessoais. O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e o CNPJ, trazendo informações sobre consultas, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.  

    Só com a conta Premium, o consumidor tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se o Serasa Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium avisa sempre que:

    • ●     o CPF e CNPJ forem consultados; 
    • ●     o Serasa Score variar; 
    • ●     os dados vazarem na Dark Web. 

    *Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.